Ministro da Defesa se reúne com autor da PEC que pretende destinar 2% do PIB para as Forças Armadas

Expectativa é de que o relator da matéria seja indicado em breve e que a proposta seja discutida ainda neste ano na Comissão de Constituição e Justiça

De autoria do senador Carlos Portinho (PL), a chamada PEC da Defesa Nacional ou PEC das Forças Armadas prevê um investimento mínimo de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) para as Forças, que atualmente é de 1,1%. O parlamentar recebeu nesta quinta-feira, 23, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para debater a proposta. A expectativa é de que o relator desta matéria seja indicado em breve e que a PEC seja discutida ainda neste ano na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Múcio e Portinho também determinaram que, caso o aumento seja concedido, o recurso será investido em tecnologia e infraestrutura, como aeronaves e equipamentos de chegada em desastres naturais e regiões de difícil acesso. “É preciso que as Forças Armadas tenham previsibilidade, até porque há muitos contratos que são futuros. Quando o Brasil compra seus caças e investe em sua armada, é preciso que haja previsibilidade, até para a imagem do país. O Brasil vem com dificuldades de pagar caças que foram comprados no passado, por falta de orçamento”, afirmou Carlos Portinho em entrevista à Jovem Pan News. O senador articula a tramitação da PEC no Senado Federal e aguarda a sinalização do governo para indicar o relator que vai analisar a matéria na CCJ, para depois enviar o texto à votação no plenário.

*Com informações do repórter Bruno Pinheiro

JOVEM PAN

14 respostas

  1. Cadê o “cumpanheirú” Decréscimo? Dia 9 de dezembro está chegando e nem tchuns do acordo com o Molusco que favoreceria a QEsada. A execução do orçamento deste ano está se findando e a votação do orçamento do ano que vem não tem nem previsão para as ditas cujas “promoções às pencas”. Lembrando que ano eleitoral existe vedação a qualquer tipo de aumento em remunerações. Fui…

    1. Só que 9 de dezembro é sábado e podem antecipar ou postergar a data. Sobre o que for gastar nas promoções é infinitamente que muitos pensam e a promoção não é todo mundo que sai logo é por turma e será gradualmente conforme o tempo que vão achar o pessoal ter permanecido depois dos 15 anos que sai a primeira promoção. Também lembro que não tem dinheiro de retroativo. Exemplo vou fazer um requerimento e vou ser promovido em questão de 60 dias. E nesse caso daqui a 60 dias vou receber o salário de Subtenente e com os descontos não vai subir tanto o salário. Tem outra coisa ficam falando orçamento isso. Quero. Quero.lhes informar que não está previsto e não precisa estar previsto no orçamento, desde que você diga a fonte de onde vem os recursos. Tema tratado em separado com o ministério da economia e tudo resolvido centavo por centavo, mantido em sigilo para não atrapalhar o bom andamento do Inc 1370. Não se matam não,não se desperem não se não for dia 9 de dezembro é a data limite e como todo Regimento tratando see de ser sábado pode se antecipar ou postergar a data fica a critério dos responsáveis. Cuidado invejoso e recalcados façam o Che UP antes param se prevenir. Vocês querendo ou não todos vão serem promovidos a sub tenentes. E pode ser que no Inc venha uma data tal turma a partir de tal ano ex: 2024 ou 2025 em diante. Entendido.

      1. nem o QE mais esperançoso acredita nesse monte de delírio e bobagem. é alguém brincando com a boa intenção dos irmãos de farda do Quadro Especial. Isso não ajuda, só atrapalha quem realmente está correndo atrás de melhorias para a classe.

  2. Nosso ministro só está interessado em assuntos pertinentes aos ESTRELAS!!!

    Não fala nada em defesa da Tropa….Não está nem aí para Penúria que vivem ST/SGT/CB/SD….

    as Carreiras Civis estão sendo reestruturados com polpudos Reajustes nas remunerações, enquanto isso o Pracinha está na GLO fazendo média para esse Desgoverno!!!

  3. Caros companheiros do Quadro Especial, de onde vocês tiraram essa ideia de que o MD vai criar um projeto de promoção que afeta as carreiras de ST e Sgt sem ouvir o EB que deve ser a parte proponente e interessada e onde deve ser estudado, planejado e criado, se fosse o caso, conforme a constituição sobre a criação, extinção, etc., de qualquer cargo do executivo. É lógico, natural e aceitável que o presidente e o ministro do MD não entenda de carreiira militar. O presidente assim como o ministro da Defesa e o Cmt do EB falaram em público que iriam afastar e já afastaram os militares da política. Essa indicação de projeto sem fundamentos legais já vem perambulando há vários anos puramente política e eleitoreira, e já foi rechaçada várias vezes por esses mesmos motivos. Não tem nada a ver com carreira militar, justiça ou meritocracia. Ponto final.

  4. Acontece vem vários anos perambulando sim, mas sempre começou errado. Agora tem gente dos próprios QEs com pós graduação e mestrado em direito de legislação militar e não ficou só na mão de oficiais e generais, para depois fazerem o que queriam, pois agora tem gente lá que acompanha tudo e não estão deixando passar a perna. Não precisa de nenhum um estudo se quiser,se o presidente quiser baixa um decreto e coloca isonomia com os taifeiros e pronto. Mas o presidente Lula não e o Bolsonaro e não chama para si isto. O presidente lula já recebeu a outra x os QEs com o Paulo pimenta fora da agenda. E tudo foi combinado com o ministro da defesa para que o exército tivesse os méritos também e reconhecer a luta dos QEs a + de 20 anos. Não é questão do EB ou ministério da defesa estudar e sim já vem tudo mastigado pronto. Como tudo tem temp, Lula falou com o ministro da defesa se quisesse fazer qualquer alteração. Lembro que não foi motificado nenhuma uma vírgula. A questão do presidente foi só a seguinte que o ministério da defesa elaborasse como ia ser a promoção. Mas a promoção vai sair qualquer jeito. Aviso aos recalcados e invejosos de plantão cuidam da família de vocês e dos QEs os QEs cuidam certo. Ou vocês vão começar a pagar a conta dos QEs. Assim os QEs vão começar mandar os boletos para vocês pagaram. Pois quem cuida da vida dos outros esquece a sua, muitas vezes o rabo não consegue entrar dentro de casa de tão grande que nem a porta da casa consegue passar. O tempo é o senhor absoluto da razão.

    1. Só baboseira. QE nao é carreira, já foi arquivado. Entraram pra ser soldafo e já receberam seus benefícios. Se quisessem ser ST por que não foram pelas vias normais, concurso público, mas só querem moleza. Já foi pro arquivo.

  5. Baboseira é ver esse seu comentário recalcado. Você já foi ao médico?! Vá antes que seja tarde. Porque você no mundo do universo é simplesmente mais um invejoso e recalcado com os QEs. Tem que se preocupar com a sua família e deixar de lado essa paixão de não correspondido talvez por um . QE. Um mundo e as pessoas não são controlados por você, tenha vergonha de se olhar e no espelho, de olhar no olho da sua família. Que vergonha ter gente em pleno século 21 com essas narrativas de alguém frustrado na vida. Com todo respeito vai se enxergar. O tempo é o senhor absoluto da razão..

    1. Além de só escrever baboseira é um delirante. a lógica é ter inveja das coisas que estão acima e não dos que tão abaixo. Vai procurar alguma coisa útil para fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo