Exército reduz expediente da tropa para reduzir gastos com luz e alimentação

MILITARES / RIO

Militares cumprirão escalas reduzidas no período de 4 de dezembro até 26 de janeiro. Comando diz que prioriza ‘racionalização’ com corte no custo com luz, água e alimentação em quartéis.

O Exército Brasileiro vai colocar seu efetivo em regime de meio expediente por dois meses, mas manterá o pagamento de salário integral da tropa. A medida define que a jornada de trabalho deverá ser cumprida entre os dias 4 de dezembro de 2023 e 26 de janeiro de 2024. A decisão foi tomada para reduzir custos com luz, água e alimentação em quartéis.

Ficam fora do regime de meio expediente apenas os hospitais e escolas militares. Segundo o documento ao qual o blog teve acesso, a comunicação foi oficializada em setembro, em um boletim interno. A economia com gastos com alimentação já foi usada em anos anteriores como justificativa para diminuir o número de horas de trabalho, mas por períodos menores e nos feriados de Natal e Ano Novo.

Procurado, o Exército não informou o quanto deve economizar nem o número de militares que ficarão com em escala reduzida, mas afirmou que redução de 8 horas para 4 horas será adotada porque “o calendário anual de instrução contempla os meses de outubro e novembro com os exercícios de adestramento e certificação de tropa, envolvendo grandes efetivos em atividades aquarteladas ou fora das organizações militares”.

A nota diz ainda que, ao término desse período, o Exército “prioriza as atividades de racionalização administrativa, economia no custeio com concessionárias (luz, água, etc) e alimentação, havendo uma necessária diminuição de gastos”, mas não afirmou qual será a economia. Questionado, o Exército não informou o número de militares e as patentes que terão redução no número de horas trabalhadas.

No Comando Militar do Sudeste, por exemplo, o expediente deverá ser cumprido entre 8h e 12h, de segunda a sexta-feira

Licenças e transferências
Ainda de acordo com o Exército, os meses de dezembro e janeiro coincidem com a menor disponibilidade de efetivo: os militares temporários são licenciados nessa época e os substitutos só chegam em março.

Nesse período também se concentram as férias e transferências dos militares de carreira, mas o Exército afirma que o comando e a administração das organizações militares continuam funcionando normalmente e que por isso a capacidade operacional da tropa não será afetada.

“Para todo o efetivo do Exército são mantidas as escalas de serviço, onde os militares passam 24 horas empregados na segurança dos aquartelamentos e instalações a cargo do Exército, além do pessoal também cumprir esse período em tele-trabalho, conforme as demandas de cada unidade militar”.

A nota do Exército diz ainda que em caso de necessidade de emprego ou de operação, a situação de meio-expediente será suspensa e toda tropa convocada.

O Ministério da Defesa foi procurado, mas até essa publicação não se manifestado.

g1 /Edição: Montedo.com

37 respostas

  1. Nooooosa! Em meus 28 anos na força isso nunca aconteceu!
    Obs: o comentário contem ironia.

    O reporter ainda coloca que o salário será integrau kkkkkkk vc queria o que senhor reporter? Que contassem o salário do militar pela metade? Kkkkkkk

    1. sr S Ten com CHQAO. Esse “repórter” é um brincante. desde 0 ano de 1998 q as FFAA utilizam de ferramenta (meio expediente) para diminuir gastos desnecessários, pois o ano de instrução se encerrou. Aparentemente, o Consórcio da Velha Mídia Tendenciosa (vulgo mídia marrom) q urilizar esse fato como cortiena de fumaça e assim evitar as tragédias q ocorrem diariamente q o desgoverno esquerdopata NÃO faz nada para minimizar (Ex: queimadas no Norte e Enchentes no Sul). EsMB 1995!!!

    2. Incorporei em 1991 e sempre foi assim. Queria saber se o salário aumenta quando o militar tira um serviço de 24h, na segurança do aquartelamento, e ao sair do papntao ainda cumpri expediente de oito horas ou mais

  2. Bom dia! Essa decisão toda vida tivemos, porém, com uma mudança. que são a quantidade de licenciamento. Por que? Porque antigamente era apenas 30% do efetivo temporários, agora deve ter aumentado, na gestão do governo passado.

  3. Façam o L bando de trouxas, o amor venceu o ódio e o melhor já comecou.
    E aumento de salário só em 2025.
    Eu não carrego essa culpa.

    1. SubOficial R1 preterido
      21 de novembro de 2023 às 09:53, burro!! Por isso você é pretérito, por ser burro!! Não viu o que o cara falou ali que o último aumento no soldo foi dado pela DILMA⁉️ É Óbvio que os caras vão fazer o L, não só fizeram em 2022 como irão fazer – lo em 2026, afinal ninguém quer passar uma gestão inteira SEM REAJUSTE em com itens da festa básica subindo 300% como ocorreu no FHC e agora no LIXO do BOZO, curiosamente os dois autores da edição I e II da enorme traição da LEI DO MAL que tirou direitos dos militares e aumentou interticios dos praças sem aumento por 4 anos no governo do DIABOZO.

  4. Mais uma prova do pseudo-jornalismo que se pratica em terras tupiquins.

    Estou indo para 28 anos de serviço. E em todos eles sempres existiu esse regime de meio-expediente.

    A notícia dá a entender que isso é novidade.

    Que “jornaleco” se faz no Brasil.

  5. Acho bacana que o pessoal só esta preocupado com o aumento, se o Lula aumentar meu salario mas acabar com o Brasil, Que se fod.. .Menos né, o salario é importante mas o Ladrão esta destruindo o Brasil.

  6. O corte é para manter em dia o salário dos ‘ Marechais’ promovidos no governo do estremista Bolsonaro. E aqui, as praças se degladiando.

  7. Pessoal, o Inter teve um jogador que foi tão bom quantos os outros idolos que nos vemos a mídia se desgastar encima, tem um da mesma época e mesma categoria destes que ninguém fala, sabem porque? Era sargento do EB. Alguém sabe o nome dele? Acho que é conterrâneo do Montedo. Entenderam o oportunismo e intenção desta desta matéria? Vamos continuar dando tiro no pé?

  8. Um exercito que nao consegue, em tempo de paz, manter seus soldados com no minimo as tres refeições, é de se pensar o que pode acontecer numa atividade real.
    Sera que aguenta meia jornada de combate? tem munição para isso?

  9. Deviam cortar as absurdas “pensões” de “filhos” de militares, a despesa absurda que estas “forças” dão ao povo brasileiro em nome de uma guerra que nunca vem, e colocar estas “forças” para fazerem algo de útil para a Sociedade, pois temos uma guerra interna contra o crime e a safadeza Escancarada. Saiam dos quartéis, dos refeitórios e alojamentos, e venham prestar serviços ao povo para fazerem jus aos altos salários e mordomias, além dos “treinamentos” e segurança em seus quartéis.

  10. Bem que poderia cortar o salário pela metade, em contra partida o restante do ano pagar o dobro, ou alguém acha que o exército paga hora extra quando se está de prontidão, sobre aviso, escala de serviço que acaba ficando 36 horas no quartel direto, operações, etc… Críticar é fácil, quero ver utilizar a fardas, se é tão bom por qual motivo não fizeram o concurso. ” Desabafo de quem está de saco cheio de ver os militares só apanhando da mídia.”

  11. Patriota, vc nem sabe ok esta dizendo. vc é um leigo em assuntos militares. Pensão para as filhas, estamos pagando por isso, e apartir do ano 2000, acabou. , Forças Armadas, são formadas , e treinada, para a Segurança da Pátria,.todas as Forças Armadas do Mundo é asim, fazer treinamento e adestramento para á guerra. se vai ter Guerra eu não sei, mas temos que estarmos preparados.e assim no Mundo todo. Sgt QE Guerreiro alado da reserva,.Deus Seja Louvado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo