Exército cogita deixar Recife e levar ESA para Santa Maria ou Paraná; entenda
Notícia vinda de Pernambuco reacendeu a esperança de Santa Maria voltar ao páreo para sediar a nova Escola de Sargento do Exército
Deni Zolin
Uma notícia vinda de Pernambuco, na sexta-feira (17) à tarde, reacendeu a esperança do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) de ver Santa Maria de volta ao páreo para sediar a Escola de Sargento das Armas (ESA).
Um site pernambucano publicou uma notícia de que o “Comando Militar do Nordeste cobra contrapartidas ao Estado para tirar do papel nova Escola de Sargentos e explica que questionamentos ambientais podem provocar perda do projeto”. Outro trecho da notícia diz: “Pernambuco pode vir a perder o importante projeto estruturador da nova Escola de Sargentos do Exército, previsto para ser construído em 2027, na cidade de Abreu e Lima”, que faz parte da Grande Recife.
No site, o jornalista Jamildo Melo relata que, durante um café na quinta (16), no Comando Militar do Nordeste, o general de brigada Nilton Moreno, um dos responsáveis pela implantação do projeto de instalação da ESA em Pernambuco, teria afirmado:
– Se por qualquer motivo, tivermos problemas jurídicos, ou problemas ocasionados por questionamentos ambientais, vamos levar (a Escola de Sargentos) para a segunda prioridade (Santa Maria) ou Ponta Grossa (PR). Se tivermos judicialização aqui, estes são os dois fatores que podem tirar o projeto de Pernambuco. Vamos chorando (por eventualmente deixar Pernambuco) para a segunda opção, mas este é um dado da realidade. As cidades do Sul continuam com pressão para que a decisão (de colocar a Escola de Sargentos em Pernambuco) seja revertida. Desde o começo, dissemos que existem prioridades. Se tivermos problema, seguiremos para o plano B ou C. Que fique bem claro, que não é temor ou uma ameaça, apenas transparência (por parte do Exército). E estamos confiantes porque estamos trabalhando em parceria com o governo do Estado (de Pernambuco).
Na reunião, os militares também teriam declarado que vão cobrar as contrapartidas prometidas por Pernambuco, em 2021, para receber a ESA.
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, recebeu essa notícia na tarde de sexta e ficou mais esperançoso de que a cidade ainda possa ter chance de conquistar a sede da ESA. Ele afirmou que, ainda em novembro, viajará a Pernambuco para falar com o Ministério Público e entender quais são os impasses que dificultam a instalação da ESA.
– Nós não desistimos. Não perdemos a esperança. É importante ressaltar que dos nossos compromissos com o Exército, 60% do que tinha sido pactuado já foi feito pela prefeitura para receber a ESA. Estamos fazendo a Perimetral Dom Ivo, a ponte do Colégio Militar, instalamos rede de água para a escola no Boi Morto, energia elétrica e alteramos o plano diretor. Vou para Pernambuco porque lá essa discussão ambiental sobre a área para receber a ESA está muito forte – disse o prefeito ao Diário.
33 respostas
Na minha opinião a ESA deveria ficar em Três Corações mesmo. Mais de 80 anos lá, a população de lá acostumou com a esa lá.
Na minha humilde opinião, a ESA deve ser construída no Sul do País (preferencialmente, em Santa Maria), pois a FT tem forte presença de OM e tropas da Elite do Combate Conversional, histórico de conflitos regionais com nossos vizinhos, a relativa proximidade com EaSA, alem q lá oferece, praticamente, toda infraestrutura q nenhum outro local do páis possui para um EE desse porte. E quiçá, após o sucesso da ESA no Sul, o EB, construa, tb, a nova EsSLog em Ponta Grossa.
A área da atual ESA, em Três Corações, deverá ser vendida para iniciativa privada, pois nesses 80 anos lá, não houve qq melhorias signifivativas para a família militar naquela localidade. EsMB 1995!!!
Se o custo de implantar a ESA é o desmatamento de mais de 150 ha da Mata Atlântica na Região Metropolitana do Recife impactando um dos principais lençóis freáticos na bacia do sistema Bota Fogo, não se tem alternativa, uma vez que o exército não aceita áreas próximas para instalação dessa escola. Eles querem destruir o que construíram em mais de 40 anos de recuperação por eles mesmo.
Deixa de ser burro….kkkkkk….a ESA de 3 corações não vai fechar, animal. O EB esta abrindo outra eSA para atender as necessidades do Plano Estratégico das FA.
Informe-se, bicho bizonho.
Sugestão: manda todas as OM do EB para o Rio grande do Sul.
O EB ainda se encontra em pleno século XIX. Tem de reforçar as fronteiras do Sul. Proteger o Brasil do Paraguai, Argentina e Uruguai.
Voltando à vida real: enquanto cidades pequenas daquele Estado possuem dezenas de quartéis, toda a costa nordestina tem acesso facílimo pelo Atlântico. Sem nenhuma barreira.
Com a palavra, nossos estudiosos da estratégia.
– Acho melhor enviar a Marinha então para o nosso belo Nordeste rssss
Cada um que aparece por aqui.
O texto contém ironia, “analfabeto funcional”.
Estou vendo que agora só desenhando mesmo.
Viva Paulo Freire.
Viva Paulo Freire ?
Por acaso, enquanto não está escrevendo bobagens, você já procurou saber a pontuação “freiriana” do Brasil nos índices internacionais de Educação ?
Dá só uma olhadinha.
Toda a Costa brasileira necessita, por prerrogativa, de maior presença da Marinha do Brasil e, quiçá, da FAB. As fronteriras terrestres, por excelência, é preocupação do EB. EsMB 1995!!!
Muito complicado tudo isso.
Vai começar o loby do EB do sul desenvolvido contra o EB do nordeste subdesenvolvido/atrasado
Subdesenvolvido e atrasado é teu salário.
A judicializacao do processo xontra a instalacao ja está a pleno vapor. As razoes sao o absurdo doncusto exonomico e ambiental que será esse projeto.
Vão para as fronteiras deter o trafico e o contrabando!
A area , em Pernambuco, é urbana e extremamente adensada.
Boa sorte aos gauchos.
Cala a boca ignorante. Não entende de Estratégia Militar. Não deve talvez ter sido militar pelo menos no Serviço Obrigatório.
Esse “Complexo de Vira-lata entre Sul e Nordeste” já se Amainou .
Kkkkkk…falou o Napoleão Bonaparte do Mundo dos espíritos
Sr Romero Melo. Concordo plenamente contigo. EsMB 1995!!!
Ponta Grossa-PR, reúne as melhores condições para a nova escola de formação de sargentos. É só comparar com as localidades concorrentes e se chega a essa conclusão.
Boa Noite eu discordo de comentários de dizer que na região Sudeste ou o Sul é mais apropriado dó que o Nordeste leiam livros de História para ficar bem informado que no período da segunda guerra mundial os Americanos contruiram a base Naval na cidade de Natal aqui nó Nordeste pois era de grande estratégia então aqui no nosso Nordeste é o lugar mais apropriado para construção
É uma escola de formação. Não é uma unidade operacional de defesa.Ela tem seus limites.
Nao entendo porque nao permanece em MG.
Amigo. É simples: Querem torrar dinheiro. Como pode. Se já existe uma escola tradicional, funcionando perfeitamente, porque mudar?
Bizonho. A ESA não sairá de 3 corações. Será aberta outra unidade
Manda para o RJ que os alunos já saem com todo o treinamento necessário para a guerra.
TUDO ISSO É SÓ PARA GASTAR O ERÁRIO PÚBLICO! A ESA FUNCIONA MUITO BEM ONDE ESTÁ! SE QUEREM FAZER ALGO DIFERENTE, QUE FAÇAM NAS FRONTEIRAS VIZINHAS!
Essa Nova Esa nunca vai sair do papel. O país está quebrado, não tem dinheiro pra nada.Seria uma loucura a união gastar bilhões com isso. Nova Esa é idéia de general não é idéia de político.
Boa tarde.
Com certeza que a ESA deve ser no sul, em pernambuco fica muito longe das outras escolas, sabemos que em tempos de crise uma escola socorre a outra em pessoal, material etc.
E triste assistir_mos uma situação desta.pois a implantação da escola de sargentos do exército em Pernambuco,melhoraria demais a nossa imagem social e de estado com tal previlegio militar nacional.se houver vontade política a esse ficará em pernambuco.esta questão ambiental eu vejo mais como uma pedra no caminho que vem atrapalhando muitas coisas pelo país afora.se vai abrir um poço de petróleo ou de gás,o que pode melhorar a economia,daí de imediato surge a questão ambiental.e eu pergunto ,como o país irá pra frente dessa forma.?ha muitas outras coisas para esse pessoal do meio ambiente se preocupar.que mal fará a existencia de um batalhão do exército numa localidade.? não é exército que destrói o meio ambiente.nao querer que a esse fique em Pernambuco e ser contra ao nosso próprio estado.bora acabar de vez com essa burocracia e trazer a esse para Pernambuco já.
Trazer a esa para Pernambuco já.tem todo o apoio do povo guerreiro pernambuco.chega de barreiras e de patinhos.falta política de decisão para resolver isto de vez.pernambuco tem tudo haver com o exército,pois a república nasceu aqui.vamos amar a bandeira pernambucana!…acorda.
Pensa num dinheiro jogado fora! Deixa lá em TC.
vamos economizar . O brasil está quebrado! gastar Bilhões de dinheiro agora não é uma boa idéia!!
Sao os tempos modernos, imagina as licitacoes para montar uma escola
Quando se trata de forças armadas, o nordeste e a região mais desfavorecida.
Essa escola de sargentos tem que ser em Pernambuco mesmo.
Querem falar de história? Pois a primeira batalha do exército brasileiro foi na batalha dos Guararapes, em Jaboatão-pE.
Então essa escola de sargentos ser em Pernambuco é mais que merecido.
Ocupem o espaço deixado pelo AGGC, em General Câmara e reformem os PNR de lá.