Questões ambientais ou judicialização podem levar Escola de Sargentos para Santa Maria ou Ponta Grossa

PLACA PEDRA FUNDAMENTAL DA NOVA ESCOLA

A manchete é do blog. Segue a matéria do Blog de Jamildo

Exército alerta que impedimentos ambientais ou judicialização podem prejudicar Escola de Sargentos
Comando Militar do Nordeste cobra contrapartidas ao Estado para tirar do papel nova Escola de Sargentos e explica que questionamentos ambientais podem provocar perda do projeto estruturador

Jamildo Melo

O recado dos militares foi dado em alto e bom som, sem soar como bravata, em um café da manha, no Comando Militar do Nordeste, nesta quinta-feira, um dia depois do feriado de Proclamação da República. Pernambuco pode vir a perder o importante projeto estruturador da nova Escola de Sargentos do Exército, previsto para ser construído em 2027, na cidade de Abreu e Lima.

“Se por qualquer motivo, tivermos problemas jurídicos, ou problemas ocasionados por questionamentos ambientais, vamos levar (a Escola de Sargentos) para a segunda prioridade (Santa Maria (RS) ou Ponta Grossa(PR)). Se tivermos judicialização aqui, estes são os dois fatores que podem tirar o projeto de Pernambuco. Vamos chorando (por eventualmente deixar Pernambuco) para a segunda opção, mas este é um dado da realidade”, declarou o general de brigada Nilton Moreno, nesta quinta. O militar é um dos responsáveis pela implantação do projeto estruturador em Pernambuco.

“As cidades do Sul continuam com pressão para que a decisão (de colocar a Escola de Sargentos em Pernambuco) seja revertida. Desde o começo, dissemos que existem prioridades. Se tivermos problema, seguiremos para o plano B ou C”, explicou. “Que fique vem claro, que não é temor ou uma ameaça, apenas transparência (por parte do Exército). E estamos confiantes porque estamos trabalhando em parceria com o governo do Estado”.

Além de gerar revolução com emprego e renda com Escola de Sargentos em Abreu e Lima, Exército vai deixar meio ambiente mais sustentável do que é hoje.
O militar deixa transparecer que, apesar de estar discutindo a questão em alto nível, com as autoridades ambientais, como CPRH e Ibama, perduram falas equivocadas, até mesmo no seio do Legislativo. “O que estão colocando não são problemas ambientais, seriam problemas locacionais (uma etapa já superada, na avaliação dos militares), afirmou, nesta quinta.

“Para que se tenha uma ideia, desde dezembro de 2021, mostramos ao MP local e federal tudo que estamos fazendo. Não há qualquer omissão de informação ou falta de esclarecimento. Mas estes são os dois riscos mais latentes”, assinalou.

Cobrança das contrapartidas assinadas com Pernambuco
Os militares também afirmaram que vão cobrar as ações de contrapartidas assinadas pelo Estado, em 2021, ainda na gestão Paulo Câmara.

“Vamos ser uma escola de primeiro mundo. Vamos ter marcação cerrada para criar e ampliar o diálogo com o Estado e melhorar o entorno do projeto da escola”, afirmou Moreno. “Se todas as ações saírem do papel, vamos ter uma região diferenciada. Nós podemos garantir dos muros da escola para dentro, mas também queremos que todo o entorno (cidades) sejam impactadas. Neste sentido, vamos fazer interações com todas as cidades para mostrar os projetos, o que é a escola de fato”

De acordo com os militares, o Exército identificou como interlocutor neste processo a secretaria de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, para monitorar inclusive as contrapartidas em seguida. Em um ano, aconteceram quatro reuniões de integração.

A Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) criou uma frente parlamentar para acompanhar o processo, mas em ano eleitoral serve mais de palanque do que solução.

O projeto deve durar 12 anos, para sair do papel, tendo início em 2027 e conclusão em 2034.

Sem alarde, no dia 18 de outubro, o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do exército brasileiro, esteve em Paudalho, na área escolhida para a nova escola, supervisionando os estudos e o status do empreendimento.

Blog De Jamildo

65 respostas

  1. Um mal que pode ser encarado como um bem. Todas as escolas militares devem oferecer um ambiente social saudável para os seus alunos num local mais civilizado e com o mais alto IDH possível (menos criminalidade, melhor educação, melhor infraestrutura urbana, melhor nível de hospitais públicos e particulares) e com proximidade com eixos de transportes.

    Até para o fim dos alunos conhecerem futuras namoradas e/ou esposas, Pernambuco é um péssimo lugar para se morar. Não é questão de opinião, mas são dados sociais e econômicos: a região sul do Brasil é a mais desenvolvida do país. Pronto, sem mais.

      1. Xiiiio, a lacração chegou aqui no blog 😂😂😂 falar a verdade não pode mais… só está faltando dizer que o Soldado dev ser chamado de “soldaDES” 🤭🤭🤭

        1. O Nordeste, em especial Pernambuco nesse momento, precisa ter visão de futuro. São 40 anos que ninguém faz nada pelo NE e quando aparece um oportunidade existe aqueles que preferem permanecer no ‘ status quo”…..alguns ficarão satisfeitos se a Escola de Sargentos não se instalar no Estado de PE

      2. Çei a pre$$ao que os Generai$ estão pa$$ando. Levem para um lugar de desenvolvimento então. Rio Grande do Sul, comunista até a raiz deve ser evitado. Paraná tem futuro!!!

    1. Claro que é mais desenvolvido.

      Historicamente foi mais valorizado pelos governos Federais, “branqueamento” da população, colônias europeias, super valorização cultural etc.

    2. Muito bem argumentado: Todos que sejam correntes, com bom senso, juízo e c/ lucidez mínima até, vai concordar 100%o, em Gênero , Número e Grau.

      1. De boa têmpera existencial, adequado nível intelecto cultural, impoluta probidade moral e cabal correção ética seria o parvo apedeuta, demagogo regurgitador das sandíces esquerdopatas, ou seja o execrável larápio oriundo dos tórridos rincões e divinizado pela ignota massa de letárgicos vitimistas?

    3. A intenção de colocar a Escola de Sargentos no Nordeste foi política, para que levasse desenvolvimento para a região, se os políticos continuarem com empecilhos, quem perde é a população da região que poderia ter um boom de desenvolvimento que os governos nunca tiveram preocupação em fazer.

    4. Na verdade, a coisa é mais embaixo.
      Pois questões judiciais e ambientais, já estão quase totalmente resolvidas. Moro em Recife -PE acompanho essa questão de perto.
      O grande motivo de não se estar 100% garantido o projeto, é uma coisa chamada “arco metropolitano”.
      Pra quem não conhece a região de Abreu e Lima -PE não tem uma estrutura viária muito boa. Só havendo uma entrada e saída, que é pela BR 101, que corta a cidade pelo meio. Se eSA vier mesmo, o trânsito que não é bom, vai piorar. O governo do estado prometeu um arco metropolitano, pra resolver isso. Mas essa obra vai ter que passar por cima da maior reserva de mata atlântica de Pernambuco, coisa que vai ser difícil realizar.
      O governo de Pernambuco já deu outros locais pra fundar a obra, mas até agora, nada feito. Até já se especulou que um ótimo local seria nas cidades de Garanhuns, Gravatá e outras cidades próximas, onde o exército tem áreas de treinamento de OMs bem grandes e com boa localização, onde se poderia chegar ao Recife rapidamente. Uma questão de escolha de local. Mas até agora é só especulação. Todos os artigos e reportagens que já li sobre o assunto, dizem que seria muito melhor essa escola no interior do estado e não na RMR. Mas acredito que exército e governo do estado cheguem a uma conclusão logo.
      Já pro pessoal xenófobo e mal informado da página, só digo que procurem ler mais sobre todas as coisas que escrevem, pois sem informação, não tem como se chegar a verdade!

    5. Tres corações abriga a escola de sargentos a 70 anos. A parte mais difícil é montar um local de treinamento para tropa e isso três corações já tem. Vai abandonar o pico do gavião, um dos melhores centro de treinamento do país para construir outro a custos absurdos. Isso não me parece gerar economia.

    6. Acabou nossas Forças Armadas, viraram brinquedinho de políticos corruptos. Saudade do General Costa e Silva. Da Força Expedicionária,.

    7. Terrível, deplorável seu conceito sobre o Estado de Pernambuco. Só falou por manter seu anonimato, o que o torna um covarde. Com certeza deve passar férias na Europa. Não dever ser tao cínico e hipócrita de passar suas férias no Nordeste.

      1. Não tem como negar que Pernambuco, assim como os demais estados nordestino, possuem regiões subdesenvolvidos, como o agreste e principalmente o tão sofrido sertão nordestino! Assim como historicamente, a região do Vale do Jequitinhonha, em meu estado Minas Gerais, é uma região de seca e pobreza, na fronteira com a Bahia, e a semelhança do que ocorre com o Interior do nordeste, é explorarada politicamente, a chamada indústria da seca! Pernambuco não é só a região metropolitana, que apesar de ter uma economia pujante, não se compara com a do sudeste, sul e centro oeste! Recife é violenta, muito trânsito, custo de vida altíssimo, suja, desorganizada, e infraestrutura precária que não atende bem a população local, vários amigos recifenses, me orientam a não morar lá! Pernambuco não é só a RMR , Caruaru e Petrolina! O pior está no resto da maioria dos municípios do interior! Muito diferente do que ocorre com os municípios interioranos do Sul, sudeste e centro oeste, que possuem boa qualidade de vida!

    8. aluno praticamente nem sai a rua, n fala do q vc n sabe amigo, aluno de escola militar n tem tempo pra ta atras de formar familia n camarada, é regime de internato, vlw

    9. Acho que tudo passa por uma questão de visão de um o mundo melhor.
      Será que precisamos mesmo de uma escola de Sargentos? Para quê? Qual será a contribuição que trará para a nossa sociedade no futuro? Que tal pensarmos em um Centro de Formação para Cientistas, um CFC ? A formação de militares tem sua importância, sem dúvidas, mas estaríamos formando pessoas que talvez estejam pensando como os CONSERVADORES, que cada vez mais alimentam a Teoria da Conspiração, do inimigo imaginário! Entende?
      Qual Seria mais proveitoso para o Brasi?l, formar pessoas para ficarem entre muros brancos sem produzir nada o dia inteiro ou formar pesquisadores, cientistas, etc tal?
      Claro que eu já sei a resposta daqueles que são, por exemplo ,contra as vacinas,
      Daqueles que acreditam que a terra é plana, que rezam para pneus, que viram Jesus na goiabeira etc tal. Sei quais serão as respostas.
      Mas para aqueles que acreditam em um mundo melhor, um mundo de mais paz, de mais oportunidades para os mais necessitados pensarão diferente.

    10. Como uma só pessoa pode excretar tanta merda de uma só vez. Os Alunos passaram na escola apenas o tempo de formação, namoradas e esposas não definem o lugar a onde será implementada uma escola da ESA. Os militares também não passear de ônibus ou metrô, eles estarão internos e em treinamentos. Nesse caso, é importante levar em consideração a área para exercícios e treinamentos, hospitais para milatares são do próprio exército.

  2. Não entendo porque insistem em construir lá. Desde o início criam problemas. Construa em outro lugar melhor. O local seria beneficiado, com milhões mensais no comércio local. Foda se Pernambuco. 😡😡😡👎👎👎

      1. Cara tu é um idiota só fala em bossonaro esquece cara tem que ver o Pernambuco que ninguém neum político fazem nada só vê os seus interesses e o povo que se exploda

    1. Não é questão política, Pernambuco sempre foi de esquerda dês de arraz, questão é histórica nossas frochas armadas nasceu em Guararapes Pernambuco.

  3. Para mim, e creio que para todo o país, essa construção agora dessa escola é irrelevante.

    Mas, já que querem fazer essa nova escola, caso não seja possível em Pernambuco, por que tem de ser na região Sul? No Estado do rio Grande do sul, por exemplo, já tem quartel “saindo pelo ladrão”.

    Por que não poderia em outro estado do Nordeste? Ou na região Centro-Oeste?

    1. No RS tem inúmeros quartéis por questões de defesa, é o estado mais próximo dos possíveis adversários militares do país. Isso claro no passado. Hoje nossos adversários estão pensando é se vão ter o que comer amanhã.

  4. O Sul é uma bosta. Frio do cacete!!! A escola pode ser no Nordeste mesmo, ou centro oeste. Mas sul? Fala sério. Podem fazer a ESA em João Pessoa, Natal, Fortaleza. E é bom desativar 50% dos quartéis. Não servem pra nada!

    1. Levando-se em conta a integração nacional, o local está certo….Caxias aprovaria

      Levando-se em conta que a EsSA vá para o sul, o desenvolvimento daquela região (sul) será maior do que já é….

      Para quem conhece de história, já sabe…teremos vários países no Brasil em 150 anos….

    2. Uma bosta deve ser o lugar onde vc mora. Se a “princesa” tem medo de passar frio, que escolha outra ocupação! Vá ser motorista de Buggy nas dunas!

    1. Plim, plim reclame para o papa o mal amado, deve ser paixão platônica por QE não correspondido. Pelo amor de Deus se você não sente vergonha aí é de compreender por ser uma pessoa desprezível assim. Mas acredito que não tenha família ou a família já o largou ou não o conhece ainda pois se eu tivesse alguém da minha família que toda hora viesse desmerecer os outros eu nem conversava com pessoas assim para não pegar a doença contagiosa. Só pode ser isso então o conselho procure um médico um psicólogo um psiquiatra enquanto ter tempo ainda. Porque em dezembro vai lhe dar um enfarte desse jeito e aí aproveita e já procura um cardiologista também. Porque dezembro vai ser forte e lembro tem doenças que matam muito e essas doenças são os que invejam os QEs, pois são uns verdadeiros heróis e não se entregam e lutam pelo que acham seus direitos uma x que está previsto na constituição federal de 1988 que todos os funcionários públicos tem acesso e extensão na carreira e que os mesmos foram abandonados pelos seu superiores e o tempo passou e ninguém quase ninguém ficou com uma mente Medilcre assim como você se achando e achando que o pessoal parou no tempo e tenho certeza absoluta se hoje colocarmos muitos QEs para disputar qualquer coisa com você eles lhe darão um mil a zero. Tenho a humildade de parar de encher os que lutam pela vida e familiares você é uma vergonha até para com seus pares. É só olhar a votação do Inc 1370. E verá que você é um ser insignificante e ainda perante Deus a tempo de se curar da sua falta de humildade. Simples assim tenho paixão Deus tenha misericórdia e pena de pessoas assim perdoai pessoas assim que não sabem o que dizem.

      1. Tá na cara tudo que o Bolsonaro, vez o Lula está desfazendo, não importa que seja bom ou ruim, e l e que se vingar não só do BOLSONARO mais uma b em do povo brasileiro.

  5. Sempre fui contra. Conheço o CIMNC de fato.

    Questões ambientais seriam ajuizadas constantemente.

    Poderia ser em Formosa/GO. Mas quem quer aluno perto dos lordes brasilianos?

    Sobre ser em PR/RS a questão é simples: o aluno do norte (AC, AM, AL, PA, RR e RO) pagariam bem mais na passagem tanto para ir como voltar para visitar. Vou nem falar da família.. mas sulista é tão desenvolvido que só pensa nos seus, o resto do BR que se exploda.

  6. A questão de melhor solução seria manter em uma posição central do país, pois facilitaria a chegada do aluno e de seus familiares, colocar no nordeste hoje implica em um alto custo financeiro para os alunos, pois o valor de passagem para tal local hoje varia em torno de 2.500 reais, uma passagem apenas!!! Para aqueles que frequentaram essa escola sabem que o aluno ganha pouco, vem de família mais humildes, diferente dos oficiais, e na sua grande porcentagem são cariocas e gaúchos. Poderiam ter pensado em colocar essa escola em ponto mais central para beneficiar sulistas e nordestinos, porém essa guerra é absolutamente política, coitado de nós que imaginamos que foi por esse ou aquele motivo, sejamos realistas !!

    1. Agora sim temos bom senso! Fica clara a decisão política na escolha, a localização geográfica centralizada foi ignorada, o que é um absurdo em se tratando desse gigante chamado Brasil.

  7. ela tem que ser é aqui em Pernambuco mesmo.até pôr qustão Geografica do terreno, aqui existe uma área ampla, para is treinamentos, e outra tudo é para o sul, o Brasil tem que se desemvolver em todas regiões.

  8. Olha, eu sou a favor de ser construída a nova ESA em Pernambuco, como capixaba sei que o desenvolvimento é importante, durante anos a região nordeste, assim como o estado do espírito santo recebeu pouca atenção do governo federal independente de qual expectro político seja, li comentários já envolvendo xenofobia regional e isso me desanima muito, com um gigantesco território continental do Brasil, ainda essas pífias e estúpidas brigas políticas, se querem que seja feita a nova Escola de Sargentos lá, que seja construída, gere empregos para a população local com a construção e que mais sejam construídas nas outras regiões como no norte, problema de causa ambiental, vamos então criar um plano que durante a construção ajude a recuperar as formações vegetais perdidas, planejamento é pra isso, é muito general de poltrona sentado coçando o saco sem fazer nada.

  9. O nordeste não é uma região para se instalar a escola bem como morar. O indece de violência é exorbitante, região muito atrasada em geral. Sou a favor da região sul do país.

  10. Pra que escola de Sargentos das Armas? É só o soldado ou cabo ficar 15 anos engajados. Sem prova pra esSA, sem CAS pode chegar a subtenente ou até capitão. Não é QE?

  11. São inimigos de pernambuco, querem ver o estado sempre no atraso. Com o arco metropolitano, o cais José Estelita, sempre os ecologista atrapalhando. Se cortar uma árvore planta dez em local próximo aí compensa.

  12. o anônimo que escreveu aquilo primeiro comentário ele e tão ridículo que nem coloca o nome mais Valeu pelas suas palavras Ridículas por Pernambuco.
    mais acho que vc não conhece nossas praias não sabe o que e um carnaval do galo e de Olinda tu fica ai mesmo sem conhecer o que e boom daqui seu Ridículo.

  13. O Nordeste só terá a perder se a EsSA não for para lá. A propósito, aluno não arruma namorada e muito menos esposa no período escolar, mas sim na primeira cidade onde ele vai servir. Sou do RS, terrinha fria pra caralho, me formei em Três Corações e arrumei esposa em Manaus, onde fiquei 18 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo