Novos caças devem participar do primeiro exercício militar em 2024
Fernando Valduga
Mais dois caças F-39 Gripen devem ser embarcados nesta semana na Suécia e seguirão de navio para o Brasil, devendo chegar no porto de Navegantes (SC) na primeira quinzena de dezembro.
De acordo com o site Aviação em Floripa, as duas novas aeronaves devem ser embarcadas nos próximos dois dias no navio MV “Florijngracht”, com bandeira holandesa, que chegou hoje no Porto de Norrköping.
Os novos caças da FAB fabricados na Saab em Linköping, Suécia, terão as matrículas FAB 4107 e FAB 4108. Eles voarão do local de fabricação até o Aeroporto de Norrköping e depois seguirão via terrestre até o porto onde serão embarcados.
Em abril de 2022, as duas primeiras aeronaves de produção em série chegaram ao Brasil. Em setembro do mesmo ano, outras duas chegaram também de navio em Navegantes. A mais recente entrega ocorreu em maio deste ano.
Com a nova entrega, a FAB terá oito aeronaves em serviço. Quatro caças F-39 Gripen estão operacionais na Base Aérea de Anápolis (GO), desde 19 de dezembro de 2022, junto ao 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea).
A primeira aeronave (FAB 4100) continua no Centro de Testes de Voo Gripen em Gavião Peixoto (SP).
Os caças Gripen E/F da FAB devem participar do seu primeiro exercício militar em 2024, a Cruzex, que será realizado em novembro do próximo ano na Base Aérea de Natal.
Na Força Aérea Brasileira, 17 pilotos já foram instruídos no centro de treinamento sueco para voar o caça Gripen, entre eles: o atual Comandante do 1º GDA, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto e o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas.
5 respostas
Esses caças Gripen E estão chegando muito lentamente. E estão sendo concentrados em Anápolis. Deveriam ser localizados dois no Nordeste e dois no Norte. Pelo menos até chegarem os 36. São áreas estratégicas.
Gilberto, a Base Aérea de Anápolis será a primeira Base a ser contemplada com os novos caças Gripen NG E/F, logo após será a Base área de Santa Cruz no Rio de Janeiro e em seguida Canoas no Rio Grande do Sul, etc., todas Bases Aéreas devem passar por reforma antes disso, por isso Anápolis foi a primeira a recebê-los, todas devem ser modernizadas antes, ok. Abraço 👍
O brasileiro, os fabianos estão pulando de alegria por que a SAAB vai entregar apenas 2 cacinhas. Deveriam é estar protestando com veemência e ameaçando cancelar o contrato. Quando chegar o último cacinha, talvez em 2028, o Gripen, que é um desenho obsoleto, de 1988, estará ainda mais obsoleto e o Brasil ultrapassado pelos vizinhos no quesito fighters
Esse é um melhores investimentos já feitos na história da Força Aérea, diferentemente da Marinha, que adquiriu um porta aviões obsoleto, que deu despesa significativa até para ser afundado.
Eu gostaria de saber porque a base aérea de Belém é tão grande e pouco ultilizada por parte da FAB obrigado