Além de gerar revolução com emprego e renda, Escola de Sargentos vai deixar meio ambiente mais sustentável

NOVA ESCOLA PERNAMBUCO

Exército brasileiro explica que vai deixar um legado ambiental para a sociedade pernambucana com a construção da nova Escola de Sargentos

Jamildo Melo

O coronel Helder, um dos responsáveis pela implantação da nova Escola de Sargentos do Exército, na cidade de Abreu e Lima, disse na quinta-feira(16), em um café da manha no Comando Militar do Nordeste, que a força vai deixar o meio ambiente na área escolhida para o projeto estruturador melhor do que está hoje, em termos de conservação e sustentabilidade.

“Quando falamos de meio ambiente, é preciso deixar claro que baixo impacto não é impacto zero. Haverá um legado econômico, um legado social e um legado ambiental enorme. Vamos deixar a área melhor do que antes. Não apenas porque a lei exige compensação ambiental, mas porque o projeto da nova Escola de Sargentos nasceu sob os auspícios de portarias do Exército que orientam a sustentabilidade”, disse.

“Vamos ter uma escola sustentável, do ponto de vista econômico, social e ambiental. Vamos usar pouco mais de 1,5% da área. A lei manda compensar e vamos além. Se não fosse a compensação, não teríamos a Via Mnague, não teríamos Suape”, comparou.

O militar explicou que, em todo o Brasil, todas as áreas sob o comando do Exército são um fator de conservação ambiental, ajudando a evitar alagamentos, amenizando o clima e valorizando todo o entorno.

“A atividade militar, assim, é e sempre foi compatível com que haja uma melhora no meio ambiente (não uma degradação). Nós precisamos destas áreas preservadas (para a prática dos exercícios militares)”, explicou.

“A melhor prova disto é que o CIMNC, surgido em 1944, a partir de nove engenhos de cana de acúcar, hoje é o maior fragmento de Mata Atlântica fixa mais próximo ao São Francisco. Antes, era pasto e cana”

Na exposição, os militares deixaram claro que a área reservada ao projeto estruturador foi toda ela planilhada e que o efeito será mínimo. “Vamos ter que retirar muito pouco de vegetação, uma vez que estamos falando de menos de 2% da área total. Além disto, nós estudamos as áreas que haveria o menor impacto. Há manga, jaca, plantas exóticas, é uma mata secundária. Outra diretriz, prevista em lei, é construir em uma distância de 100 metros dos mananciais. Vamos cumprir tudo que as leis ambientais pedem e vamos além”, explicou.

“Um exemplo de que vamos ter ganhos de sustentabilidade. Vamos deixar a qualidade da bacia do rio Catucá (que abastece a barragem de Botafogo, em Igarassu) melhor do que antes, com o replantio de matas ciliares. Isto amplia o volume do rio, liga dois fragmentos da bacia que não estão conectados. Com isto, Pernambuco, que tem um dos maiores déficits hídricos do Brasil, vai ter a garantia de preservação das águas que chegam a Botafogo. O rio nasce no CIMNC, lá não tem esgoto, não tem fertilizante”, explicou.

Blog De Jamildo

17 respostas

  1. Sejamos realistas, sem paixões.

    Nós brasileiros não somos dados a fatos e eventos futuros. Somos um povo imediatista.

    E sendo imediatistas, não nos preocupamos com o que ocorrerá, ou deixará de ocorrer, no futuro.

    Caso não fôssemos assim, o país hoje despontaria verdadeiramente como uma potência. Tentativas estadistas para isso foram feitas no passado – anos 1930 e 1950, por exemplo. No entanto, somos hoje o que somos.

    Portanto, quando leio alguém falar em “legado” já sei o que vai acontecer. Gastam-se “rios” de dinheiro do erário hoje para não se sabe ao certo o que virá amanhã.

    Vejam os “legados” tão propagandeados no passado recente sobre as obras da Copa e das Olimpíadas. Muitas dessas obras se tornaram em “legados” da incompetência, roubalheira e gastos absurdos.

    E ainda existem obras para a Copa de 2014 sendo executadas!?

    Em suma, esses discursos de “legado isso”, “legado aquilo” são usados unicamente para angariar e engajar a opinião pública para obras, cujas necessidades presentes são, no mínimo, discutíveis.

    1. Apoio totalmente essa análise. Não precisamos de escola de sargentos mas de pessoas com formação da consciência ambiental e de valores humanos.

      1. Boa noite
        O atual governo deveria colocar as forças armadas, para fiscalizar as regiões da mata atlantica e outras áreas que estão, sendo devastada e queimada .
        O governo é as forças armadas tem que pegar os Incendiários , que estão ateando fogo nas nossas florestas ou pelo menos no que ainda resta das nossas florestas !
        Não é mais pocivel continuar a conviver com a destruição do Bioma .Se o governo brasileiro, não tem recursos para combater contra o desmatamento e os incêndios provocados nas nossas florestas, que peça apoio às grandes Potências Econômicas ou aos Países de Primeiro mundo . Eles nós temos visto através das redes sociais e da imprensa, estão muito preocupados com a questão Ambiental no Brasil, devido a Degradação do Meio Ambiente.
        A que ponto chegamos no Brasíl, aonde Incendiários das nossas florestas , estão ateando fogo nas florestas a ponto de Poluir a atmosfera do nosso País, fazendo a fumaça das queimadas se espalharem põe vários estádios Brasileiros , incluindo os Estados do Sul do Brasil!!!
        Isto está se tornando numa crise muito grande a ponto de colocar as vidas das pessoas em risco.
        Serviço de inteligência das forças armadas na Amazônia, na mata atlantica e investimentos em combater os Incendiários e na compra de equipamentos modernos para controlar ou apagar o fogo que está se espalhando e destruindo as nossas florestas. Plantio com novas mudas de árvores 🌳 nas áreas aonde o fogo destruiu . Compra de caminhões tanques e ou Pipas para o transporte de água para a região e contratação de pessoal treinado para a exemplo dos bombeiros mandar água nas chamas e conter ou apagar o fogo , que está se alastrando!!!

    1. Se QE tem carreira ou não pouco importa, pois o que realmente importa que o Lula já se reuniu fora da agenda a outra x com o Paulo pimenta e gleise presidente do PT só eu e Mais alguns que estavam presente sabemos o que foi decidido. Então já estou avisando antes os invejosos os recalcados que acham que só eles existem na vida e pensa só em si, vai um recado façam o check UP antes que vão enfartar quando chegar dezembro. O recado foi dado. E você querendo ou não o pessoal vão ser promovido retroativo assim como prevê lá e para os desinformados decretos e leis se cria e sobre a regulamentação das promoções o 196? Que trata das promoções? Leia o artigo 25. As promoções dos quadros especiais vão ser regulamentadas em uma legislação específica. entendeu? ESPECÍFICA, ESPECÍFICA, ESPECÍFICA, ESPECÍFICA. Então a quem cabe isso? Ao presidente da República simples assim. Então não adianta se agarrar em onde não consegue reunir fundamentos. Já que você disse que QE não é carreira aí não pode ser enquadrado na regulamentação das promoções se não a maioria já tinham saídos Subtenentes . Embora seja um QE analfabeto até parece que para isso tenho conhecimento de direto como quem sabe eu posso me ter formado em direito ou estar fazendo. Nada melhor que um dia após o outro. O tempo é o senhor absoluto da razão.. legislação específica. Só para clarear as mentes dos invejosos de plantão.

      1. A TESE dos QEs INJUSTIÇADOS no EB nunca existiu, explico: concurso público para todas as escolas militares sempre existiu e existe até hoje, aberto tanto para militares como para civis, e teve uma época que os militares tinha precedência sobre os civis em caso de igualdade para desempate. Então, ficar dizendo que foi impedido por isso, por aquilo, não procede, talvez não quis ou tinha outros objetivos, isto é fato.
        Aquela velha ladainha dos QEs de que trabalhou muito, deu sangue pela OM, não discordo, isso é normal, tem militares bons ou ruins em qualquer posto ou graduação, assim como o funcionário civil. Agora, porque trabalhou muito ou muito bem não dá direitos à promoções sem o devido curso ou habilitação. Se funcionasse dessa forma, hoje teríamos Cap QAO promovido a Maj, e assim por diante. Se fosse dessa forma, uma diarista, que faz serviços domésticos, em dado momento se revolta e acha que em vez de ser diarista tinha que ser a patroa, aí em um passe de mágica vira patroa. Então, resumindo, essa teoria dos QEs injustiçados no EB não existe. Achar que deveria ser promovido, é outra história, não vejo como problema, todo mundo sonha. O EB já fez o tudo que podia legalmente pelos QEs.

  2. Querem implodir de uma vez por todas o pior Hospital do Exercito HMAR, mesmo sendo sediado no centro do Recife é um castigo qualquer militar vim servir na guarnição. Com a possível vinda da ESA para pernambuco o efetivo da escola contara com aproximadamente com 2500 alunos 1 e 2 ano, fora o corpo administrativo, corpo docente , um Batalhão de Comando e serviço e seus dependentes. No total umas 6 mil pessoas para ser atendida no HMAR, será a pior tragédia para os Usuários do FUSEX com a vinda desta escola para Pernambuco. O atendimento do HMAR esta Péssimo, a verba para exames acabou neste Mês no dia 09, faltam médicos especialistas, só tem recém formados para atender os pacientes na Emergência e no ABAS, mesmo assim demoram horas para atender o paciente, pois os mesmo ficam entocados no STAR MEDICO, falta fiscalização. Kd o Chefe da Divisão de medicina para fiscalizar, o Sub Diretor Percorrendo as Dependências. Este hospital é um Horror as coisas que aconteceram e acontecem Lá e de conhecimento de todos e tudo Surreal e Ninguém faz nada, MEDICOS QUE FAZEM MEIO EXPEDIENTE DE 13 H AS 1630H, E AINDA TEM UM DIA DE FOLGA NA SEMANA, NO TOTAL SÓ TRABALHAM 14H POR SEMANA ARREGO ARREGO ARREGO

  3. Se QE não é carreira porque vocês tem tanto medo do motorista do cel, um velho qE que nem carreira tem que consegue reuni- los como cordeirinhos aguardando medalha p/ promoção?
    Não sejam ingratos, os QE’s estão em todos os lugares, PO, rancho, banda, S2, são eles que vão arrumar seu pnr quando você está no expediente e entupiu o cano, a válvula quebrou e a luz apagou …
    QE é uma espécie de mal necessário, vírus do bem, germe invisível que atua na escuridão, pois muitos estão nas trevas do orgulho, dos vícios e até da religião do ódio…
    QE é luz, raio, estrela e luar….!
    Pega a visão …
    Não esqueça da missão e os VALORES ( esquecidos) kkk

  4. Pitão das 10:11, muito linda suas palavras. Mas porque você não aproveitou um momento de folga para correr atrás de algo concreto, alguma coisa para ceescer , nada impediria você de continuar nesse lindo trabalho que você descreveu. Teria feito a união do útil (estudar) ao agradável (trabalho que você descreveu com lindas palavras).

    1. Caro Anônimo de 18 Nov 2023 às 11:21; Eis que estou na reserva, QAO, 50 anos, em fase de transição de carreira ( 3 Pós – Graduações).
      Só dei uma forcinha p/ o pessoal QE pois nos nossos sepulcros ninguém saberá se eramos QE’s, FE’$, AMAN, PTTC, QCO, QAO ou QESA.
      O povo está mergulhado nas vaidades vãs e esquecendo das grandes questões da humanidade, da ética, do respeito, das perspectivas de crescimento espiritual, material, familiar, enfim do M1 A1.

  5. E o Cb doido para engajar e depois estabilizar, ficava correndo babando o Subão, pra não dizer babando aquilo né… Quando a bombacha do Subão caia, lá vinha o Cabo candidato a QE levantar a bombacha e dar uma babada no Subão, pra não dizer babada naquilo…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. O EB cheio de histórias de meio ambiente, de isso e aquilo e vão quebrar a economia de Três Corações. Simples assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo