Resgate de brasileiros é oportunidade para Forças Armadas recuperarem prestígio no governo

Depois de um início recheado de crises, Forças Armadas trabalham para recuperar a imagem no governo e na sociedade.

 

Valdo Cruz

A volta dos brasileiros que estavam presos na Faixa de Gaza, concluindo a operação de resgate com sucesso depois da retirada de nacionais em Israel e Cisjordânia, foi uma oportunidade para as Forças Armadas recuperarem prestígio dentro do governo Lula sob comando do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro.

Depois de um início recheado de crises, com queda do primeiro comandante do Exército e desconfiança do Palácio do Planalto com militares, as Forças Armadas começaram a fazer um trabalho para recuperar sua imagem não só dentro do governo como também na sociedade.

A decisão de não poupar militares que participaram dos atos golpistas, principalmente depois de revelada a participação do pai de Mauro Cid na venda de joias de Jair Bolsonaro, ajudou a mudar o clima.

Agora, a Força Área Brasileira participou ativamente da bem-sucedida volta dos brasileiros da área de conflito entre Israel e Hamas. Hoje, o clima dentro do Palácio do Planalto mudou.

Até o Gabinete de Segurança Institucional deixou de ser alvo de ataques de petistas e, segundo integrantes do GSI, o ministério está tendo tranquilidade para fazer o seu trabalho.

Na avaliação de militares, o início do mandato de Lula para eles foi complicado.

“Havia uma grande desconfiança, parecia que a ação de um grupo muito minoritário estava contaminando as Forças Armadas como um todo. Foi um início de governo difícil, mas aos poucos fomos mostrando que em nenhum momento a cúpula estava ligada à aventura golpistas de alguns no governo Bolsonaro”, relatou um militar ao blog.

Esse interlocutor da cúpula das Forças Armadas lembra ainda o trabalho do Exército, Marinha e Aeronáutica no Rio de Janeiro e na Terra Indígena Yanomami. “As coisas estão voltando para o seu devido lugar, de onde nunca saíram, mas que alguns poucos tentavam subverter a ordem”, acrescentou.

Assessores de Lula reconhecem que o trabalho do ministro da Defesa, José Mucio, muito criticando por petistas, foi também bem-sucedido.

O ministro buscou desde o início uma conciliação entre o presidente da República e as Forças Armadas. O clima de desconfiança foi sendo deixado para trás graças ao trabalho de José Mucio, afirmam assessores do presidente da República.

g1

7 respostas

  1. Quem tem que recuperar a imagem é o governo federal perante os militares….ISSO SIM!!

    Os Governos Do PT sempre nos trataram com desprezo….sobraram Migalhas enquanto as categorias civis se “lambuzavam” em Reestruturações remuneratórios e reajuste salariais vantajosos….

    Hoje, Lula, tem mantido esse pensamento e agrava a situação da Tropa quando Privilegia Um Pequeno Seguimento dos Praças que são os QEs sem atacar o problema realmente!!

    Os Praças precisam de reajuste nos soldos e uma lei de promoções para dar segurança jurídica a classe!!!

    Lula sim….está em dívida com a Caserna!!!

  2. Eu gostaria muito que esse “prestígio” viesse acompanhado de uma revisão da “Lei do Mal”, que penalizou os graduados e as pensionistas, enchendo os bolsos dos oficiais generais. E, se possível, de quebra, o definitivo banimento da vida pública do maior enganador de todos os tempos, o Minto, o falso Messias.

  3. Alguns aqui no blog defendem Lula e afirmam que recebíamos Aumentos Anuais!!

    Devem ser Infiltrados….quem realmente é militar sabe que o PT sempre reservou Migalhas aos militares!!

    Foram quase 20 anos e nada….absolutamente nada fizeram pelos SO/ST, Sgt, CB e Sds…

    A mais tem os taifeiros da FAB…QEs do EB…
    Rapaz…isso não representa nem 1% do total de praças…

    Bolsonaro também não fez nada…privilegiou segmentos na Tropa mas não mexeu na MP do mal de FHC!!!

    Não caiam no “conto do vigario” de muitas postagens aqui defendendo Lula….

    Quem realmente é militar da ativa ou reserva sabe que Lula nos odeia e não moverá um dedo para resolver nossos problemas!

    Enquanto isso, carreiras civis estão sendo reestruturadas com reflexos financeiros de até 60% nos vencimentos!!!

    A promoção dos QEs a ST, apesar de justa, somente Aumentará o ódio da Caserna a Lula a níveis astrônomos, pois nitidamente os praças mais uma vez serão Preteridos….

    A máscara desse “país dos pobres” está prestes a cair e definitivamente os praças aprenderão definitivamente que Lula e PT não prestam!

  4. Enquanto as FA procuram “prestígio” junto ao governo (!?), os integrantes do EB, por exemplo, são submetidos a regulamentos arcaicos, ultrapassados.

    Passou da hora de trazer ao século XXI o RISG, RDE, etc, etc.

  5. mas como são idiotas esses comandantes, estão sendo usados como massa de manobra do lula, até parece que o barba esta ai para as forças Armadas, ele só quer usar os militares pra fazer propaganda principalmente para o exterior, e também dizer que tem as Forças armadas no cabresto, essa é grande verdade.

  6. Vou ser reto e só falar a verdade, por mim que o Bolsonaro que foi presidente da República graças as pensionistas e os veteranos que sustentarem ele por anos e nem quis conversar com o pessoal e que virou as Costas para beneficiar a alta cúpula e uma meia dúzia de puxa sacos, por mim pode ir para a papuda e ficar lá por muito tempo e se você acha que ele é o cara pede para ir junto e fique com ele lá. Pois as pessoas só enxergam o seu lado e não a verdade embora como também vou querer que as pessoas enxergam a verdade se o falso Messias. O ex presidente Jair Messias Bolsonaro ficou nos 4 anos pregando fakes e ainda tem gente que acredita nele. O pior cego não é que não vê e sim o que vê e enxerga e está tudo na frente do nariz e ainda vem fazer acreditar nas Fakes dos Bolsonaristas acha paciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo