Ex-comandante citado em delação usa apartamento da Marinha há 10 meses

Selma de Pinho ocupava um cargo de confiança na Secretaria-Geral da Presidência da República

Almir Garnier usa brecha e ocupa apartamento da Marinha há 10 meses; ex-comandante foi delatado por Cid e acusado de três crimes pela CPMI
Eduardo Barretto, Natália Portinari
O almirante Almir Garnier Santos, comandante da Marinha do governo Bolsonaro suspeito de apoiar um plano golpista, mora há 10 meses em um apartamento da Marinha em Brasília, mesmo tendo passado para a reserva e deixado qualquer função na Força ainda no fim de 2022. Garnier alegou “motivo particular” para ocupar o imóvel de classe alta e se beneficiou de uma brecha nas regras da caserna.

Desde janeiro deste ano, o ex-comandante da Marinha está em um apartamento de 160 metros quadrados na Asa Sul, bairro da capital federal. Se alugasse o imóvel, pagaria no mínimo R$ 6,5 mil de aluguel por mês. Garnier mora no local com a mulher, Selma Foligne, que teve um cargo de confiança no Planalto de Jair Bolsonaro depois de se aposentar da Marinha. Não há prazo para que o casal deixe o apartamento mantido com dinheiro público.

Uma regra interna da Marinha dá direito a apartamentos funcionais só aos funcionários da ativa, assim como acontece nos outros órgãos dos três Poderes. Nesse caso, porém, mesmo estando na reserva e afastado da Força, o militar se beneficiou de uma brecha, ocupando um “apartamento de trânsito”, que está em outra categoria.

Esses imóveis de trânsito, administrados pelas Forças Armadas, são destinados a hospedar militares e familiares em serviço ou em lazer. É o caso dos militares que trabalham em uma nova cidade e ainda não receberam o apartamento funcional, ou então estão viajando a trabalho. Há ainda uma outra possibilidade para permitir o uso dos apartamentos, que foi usada por Garnier: “motivo particular”. Questionada, a Força Naval não explicou essa justificativa.

A rotina de Garnier depois de deixar o cargo mais alto da Marinha é discreta. O militar costuma sair do prédio apenas de carro, pela garagem, e não é visto pelos vizinhos com frequência. A coluna esteve no local e interfonou para o apartamento de Almir Garnier, mas recebeu a resposta de que ele não se manifestaria. Desde setembro, quando foi acusado na delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-auxiliar de Bolsonaro, de ter apoiado um plano golpista após a vitória de Lula, Garnier não se pronunciou sobre o caso.

No último dia 17, o relatório final da CPMI do 8 de Janeiro acusou Garnier de ter cometido os crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa. O colegiado apontou que o ex-comandante militar aderiu às “condutas criminosas” de Bolsonaro e colaborou “decisivamente” para os atos golpistas do 8 de Janeiro.

Procurada, a Marinha afirmou que tem dois apartamentos de trânsito em Brasília destinados a oficiais-generais, incluindo o usado pelo almirante Garnier. A Força, que não detalhou por que forneceu o apartamento a Garnier desde janeiro, afirmou que “reitera o seu compromisso com a transparência, a integridade e com o cumprimento das normas estabelecidas para quaisquer de suas atividades”.

Guilherme Amado (METRÓPOLES)

32 respostas

    1. Podem e devem acionar a legislação, que é rigorosamente legal.
      Interessante um país que preocupa-se com pequenas prerrogativas legais de seus militares que aqui não são valorizados e não observam os absurdos e mordomias preceitos que são deferidos ao judiciário e legislativo brasileiros.
      Lamentável…
      Pois se tivermos que defender a pátria, não serão deputados, senadores ou ditos togados que pegarão em armas.

  1. É perseguição dos comunistas igual fizeram com Pazuello e Bolsonaro, chegaram até a inventar uma pandemia e prender o brioso Ten Cel Cid. Malditos comunistas!

    1. …e pior, torturaram ele para que faça uma Delação premiada. Também mantiveram o cachorro da família Cid em cativeiro obrigando o veio Cid a ir aos EUA vender algumas quinquilharias no ferro velho. Bolsonaro fez reunião com os embaixadores para distribuir a cada um algumas recordações do Brasil, um Mico, um Pirarucu e um bonzai de Jaboticaba. Enxovalharam a imagem do grande General ministro quando ele brincava de Zorro e obrigaram-no, sob pena de regime fechado ( alimentar), que ele ,dá Ativa, subisse em Palanque eleitoral. Malditos comunistas…não estavam contentes e infiltraram pastores para cobrarem propina em ouro dos Incautos burgo mestres. Colocaram um sozia do capitão para ameaçar as Praças de irem pro INSS; inventaram e colocaram na mídia os antecedentes criminais da família judaico-crista da Santa dama; organizaram quadrilhas muitos meses antes ou depois do dia de São João; pagaram, alimentaram, deram suporte e financiaram, integrantes do PT, PC, PSOL, PCO, do ABC e CSA, para que fossem a Brasília ver o jogo da seleção brasileira de graça no dia 8 de janeiro, Mentindo que não seria transmitido pela Globo…Comunistas desprezíveis enganando uma nação de Patriotas. Comunistas!!! Fizeram um mal irreparável na imagem das FA, inclusive inventaram um coturno bege para usar com a Farda Camuflada verde…queriam mesmo é um vermelho, que pensando bem, não faria diferença.

      1. às armas patriotas! A Nação clama por justiça! Salvem a terra plana da invasão comunista tal qual um cisne branco em noite de lua. Vamos todos ajudar nossos amados líderes com generosos pix e doar o nosso 13º salário para a causa anticomunista! Deus vult!

  2. Dos maiores bolsonaristas esse sempre foi o mais cara de pau.
    Homiziou-se neste escondedouro por leniência e guarida de pares da ativa.
    Nunca houve na história das FFAA tantos Altos coturnos detonando a credibilidade das Forças.
    E ninguém freia essa gente, pelo contrário:
    – lhes providenciam muquifos luxuosos.
    A vergonha nunca cessa, só piora.
    Nós, Praças, exigi-se atenção total com a “imagem das FFAA”.
    Hipocrisia é pouco, com a palavra, ‘seu’ Bustamante.

  3. Esse é aquele que gravou um vídeo tentando convencer os praças a votarem no falso meçias, pra ele e sua família continuarem se esbaldando no erário.

    1. Pedindo voto na cara dura e ainda enganando os “a margem” da reestruturação, dizendo que seria revistas se o bozo fosse realçado ao cargo de PresRep.

  4. Pode isso Arnaldo?

    Arnaldo: – Bem, se tratando de um Oficial Superior, Altos Estudos, Pica das Galáxias, sou de parecer que pode sim.

    😂😂😂

    Contém ironia e humor.

  5. Com Direito, Justiça E Mérito, Esses Moços Adentram “A Nova Vida De Toby” Adolescentes.
    Já Como Primeiro-Tenente Começam Comandar Seções Repletas De Auxiliares ‘Faz-Tudo’ Até Ingressarem Na Reserva.
    Muitos Apresentam Sérias Difuculdades De Redigir Um Mísero Ofício.
    Acostumados Com As Benesses “Oficiais” Por Toda A Carreira:
    – Negam-Se Abandonar Os Luxos perniciosos Castrenses.
    Um Bando De Catitas Caras De Pau.
    Seguem “Riscamente” O Formato Padrão Do Vade Mecum Casseta & Planeta.
    E A Face Nem Mais Cora De Vergonha, Virou O Modus Operandi ‘Actual’.
    Daniel 9.8–12
    Ó Senhor, A Nós Pertence O Corar De Vergonha, Aos Nossos Reis, Aos Nossos Príncipes E Aos Nossos Pais, Porque Temos Pecado Contra Ti.

  6. Deve responder pela possível improbidade administrativa e até mesmo pelo possível crime quem autorizou ou permitiu.
    O almirante em si já está na reserva.
    Quem permitiu deve ser responsabilizado.

    Retidão começa em casa !!!

    Alou MPF, ferro neles

  7. “reitera o seu compromisso com a transparência, a integridade e com o cumprimento das normas estabelecidas para quaisquer de suas atividades”. é sempre a mesma conversa fiada de sempre para os oficiais tudo para os praças nada.

  8. “Motivo particular?”

    Cara de pau!!

    Quero ver o pracinha indo para a Reserva e alegar “motivo particular” para não desocupar o PNR em 60 dias. De imediat vão querer prender o cara.

    Essas FA do Brasil não tem jeito mesmo. Só mesmo mudando toda essa cultura arcaica.

    Ainda acreditam que estão no século XIX, onde oficiais são considerados amigos do rei e podem tudo. Já as praças, segue as normas.

    Hipócritas!!

  9. Tem mais que se foder mesmo. Quem é da marinha sabe perfeitamente das condições que os militares se encontram. Muitas om fazem superfaturamento no rancho e caixa 2, fora a falta de verba. Praças fuzileiros navais dia após dia sofrem com a falta de infraestrutura enquanto um omisso desses se esconde atrás da patente pra poder ter vantagem. Escória do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo