Lula diz que não quer Forças Armadas ‘na favela brigando com bandido’: ‘Enquanto for presidente, não tem GLO’

FAVELA RJ AÇÃO EB

Presidente afirmou que Marinha e Aeronáutica devem ajudar no monitoramento de portos e aeroportos no Rio de Janeiro

Jeniffer Gularte , Camila Turtelli , Daniel Gullino e Renan Monteiro

Brasília – Diante da possibilidade de envio das Forças Armadas para auxiliar no combate à escalada de violência no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva traçou uma linha de corte para a participação dos militares. Segundo ele, militares não devem “entrar na favela brigando com bandido”. O plano em discussão prevê a atuação da Aeronáutica, nos aeroportos, e da Marinha, nos portos, para combater o crime organizado no estado.

— Tive uma reunião com os três comandantes das Forças Armadas e com o companheiro José Mucio (ministro da Defesa) para discutir uma participação no Rio de Janeiro. Eu não quero as Forças Armadas na favela brigando com bandido, não é esse o papel das Forças Armadas, e enquanto eu for presidente não tem GLO (Garantia da Lei e Ordem) — disse Lula, durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

Eu não quero as Forças Armadas na favela brigando com bandido, não é esse o papel das Forças Armadas, e enquanto eu for presidente não tem GLO (Garantia da Lei e Ordem)
— Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Os recentes episódios de violência no estado, incluindo a mortes de um grupo de médicos em um quiosque na Barra da Tijuca e os ataques a ônibus motivados pela morte de um miliciano, acenderam debates sobre um reforço federal na segurança pública do Rio.

Parlamentares chegaram a levantar necessidade de uma intervenção federal no Rio. Porém, tanto o governador Cláudio Castro quanto o secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli argumentam que a ação não é necessária e que “ainda é cedo para avaliar mudanças na atuação da Força Nacional”.

— Determinei que a Aeronáutica pode reforçar o policiamento dos aeroportos. E a Marinha pode reforçar o policiamento dos portos brasileiros. Porque nos aeroportos a droga e as coisas que são contrabandeadas são quilos, nos navios são em toneladas, ou seja, são contêineres de 30, 40 toneladas. É preciso que a Marinha tenha essa disposição. Foi feito um acordo com o ministro da Justiça, com o ministro da Defesa e com o governo do Estado. Nós vamos ajudar — disse Lula.

Lula disse que a ajuda também contará com a participação da Polícia Federal.

— A Polícia Federal tem que ajudar, está investindo em inteligência, detectando as pessoas e prendendo as pessoas, mas a gente não vai fazer nenhuma intervenção, como já foi feita há pouco tempo, em que se gastou uma fortuna — afirmou o presidente durante o café.

O anúncio feito por Lula ocorre dois dias após Castro viajar a Brasília e percorrer gabinetes de ministros do governo e do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para pedir ajuda ao estado e um endurecimento na legislação para punir criminosos que utilizem armamento de guerra.

Militares

Lula falou ainda que o governo está trabalhando para melhorar a imagem dos militares após os atos do 8 de janeiro. Segundo ele, as Forças Armadas têm de cuidar da segurança do país e defender o Brasil contra possíveis inimigos externos.

— O que aconteceu recentemente com o 8 de janeiro? Foi um desvio pela existência de um governante que sabia fazer tudo, menos governar, que achava que poderia utilizar as instituições como instrumento dele para fazer política que não tinha nada de republicano na cabeça dele — afirmou Lula.

O Globo

13 respostas

  1. O importante são os investimentos na Lei Rouanet e em países alinhados ao Foro de São Paulo, especialmente a Bolívia que, no momento, a Petrobras tem a intenção de investir U$D 2,5 bilhões para a construção de uma fábrica de fertilizantes. A segurança publica está ótima, é só ficar em casa.

  2. Concordo com Lula!!! Apoiado! Não ganhamos para isso. Não somos especialistas. Deixem que a PM faça isso. Eles sim sabem o que fazem. Somos especialistas em faxina, Formaturas nível Hard com 1h30 de baboseiras falada, pinta meio fio e outras besteiras mais.

    1. Quando você entender que as táticas de um bom jogador e liberar as defesas, para depois avançar no terreno vai mudar de ideia. Como um jogo de xadrez, sacrifica o REI para dar poder aos peões, Isso se sabes pelo menos as regras do xadrez.

      1. Vc só sabe de jogo (de guerra) e teoria meu amigo.
        O comentarista está certo, somos especialistas de faxina e cerimonial, não sabemos nada de segurança publica, nem arma municiada usamos, segurança pública não tem nada a ver com segurança externa, vc nunca abordou nem um cracudo, então respeite a PM, na pm não tem continência da guarda toda manhã, mas tem tiroteio todo dia.
        Vc é fake news e motivo de piada entre as polícias com suas teorias e soluções da guerra do paraguai, mas não sabe nem guardar a metralhadora utilizada depois do exercício de mentirinha.
        Segurança pública é para profissionais. Respeita.

    2. Você deve ser escoteiro, querer comparar um militar federal que pilota um caça, um submarino ou um tanque de guerra com um canhão capaz de destruir uma cidade inteira com a responsabilidade de guardas municipais ou pms que em 90% das situações as missões são acalmar bêbados brigando em butecus e entrar em favela pegar ladrão de galinha.
      O mundo tá de ponta cabeça e agora o cachorro quer mijar no dono, vai se enganando e sendo enganado até chegar a realidade e você ser enrabado por um tanque …

      1. Escoteiro é quem fica fazendo acampamento e marcha e correndo cantando canções, se gabando pq sabe fazer um nó lais de guia. Meu filho foi escoteiro e sei o que falo

        Sobre esse avião, um piloto de aviação comercial faz o mesmo todo dia e por muiiiito menos dinheiro.
        Essas armas velhas nunfa foram usadas e só servem para serem roubadas, pela sua teoria a profissão mais bodosa é a do encanador, ele vira o registro e uma cidade inteira morre de sede.

        Vê o que esses seus meios poderosos representam numa guerra atual, onde um menino de 16 anos pilota um drone com uma granada de morteiro e varre todos esses seus heróis.

  3. Chega de sacrificar a população por nada. Cada da um no seu lugar.
    Se um dia quiserem que as FFAA façam o policiamento urbano da sua própria população, que mudem a Constituição e nos dê o treinamento correto para respeitar o cidadão civil.
    Senão será apenas mais uma polícia despreparada como as que estão aí.
    Se a polícia Estadual está um lixo, que procurem melhorá-la, em vez de aumentar esse lixo com o “reforço” de militares federais.

  4. Como a administração da União Federal mudou desde janeiro/23. Continuo não gostando do nine e da esquerda, todavia ele estão com toda a razão, segurança pública, conforme a nossa Constituição, leis federais e estaduais cabem as Policias, tanto a federal, quanto. As estaduais (PM e PC – polícia técnica -). Deixem as Forças Armadas com sua destinação Constitucional.

  5. Ai ai Pai !! É preciso que se avise no Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, pois toda semana tem preparação para GLO, formam, armam e equipam, tiram fotos e fazem treinamentos. Alguma coisa certa deve estar errada kkkkk. Se o Nine não quer, por que colocar a tropa para treinar GLO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo