Exército libera 110 militares e mantém 50 aquartelados para apurar desvio de armas

Entrada do Arsenal de Guerra do Comando Militar Sudeste, em Barueri (Grande SP); no local foram furtadas 21 metralhadoras do Exército - Paulo Eduardo Dias/Folhapress

Quatro armas ainda estão desaparecidas; 17 já foram recuperadas

Jussara Soares da CNN

Brasília

O Comando Militar do Sudeste reduziu, neste sábado (21), para 50 o número de militares retidos no quartel de Barueri, na Grande São Paulo.

Ao tomar ciência do desaparecimento das armas, no dia 10 de outubro, 480 militares foram mantidos de sobreaviso para fazer as investigações. Na terça (17), o grupo de aquartelados caiu para 160. Hoje, 110 foram liberados, restando 50.

De acordo com o Comando Militar do Sudeste, a redução de aquartelados ocorreu pela evolução da apuração.

“Com a evolução positiva das apurações, estamos diminuindo o efetivo de sobreaviso. Até hoje havia por volta de 160 militares e hoje ainda foram liberados mais militares, ficando no quartel cerca de 50 militares em condições de apoiar as investigações”, informou à CNN o general de brigada Maurício Viera Gama, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste.

Mais armas recuperadas
Neste sábado (21), a Polícia Civil de São Paulo recuperou cinco metralhadoras .50 e outros quatro fuzis 7,62 milímetros.

As armas estavam em São Roque, no interior paulista, em um lamaçal. Na última quinta-feira (19), outras oito armas foram encontradas no Rio de Janeiro.

Quatro armas ainda estão desaparecidas.

Procedimento em curso
O Exército abriu um Inquérito Policial Militar para apurar o furto das armas. Além disso, também está em curso um procedimento administrativo contra cerca de 20 militares que possam ter facilitado ou se omitido no furto.

O Comando Militar do Sudeste também está revendo todos os procedimentos de controle do Arsenal de Guerra por meio de auditorias externas.

CNN Brasil

7 respostas

  1. Sempre dão um jeito do praça rodar!!! ” Praça omisso! Como vc não viu? Quanto tempo de EB vc tem? 20 dias Sr! Acabei de chegar. CULPADOOOO!!! QUANTO A VC Of de dia de amae não se preocupe, vc fez de tudo para que isso não acontecesse…portanto, vamos te mandar pra Fortaleza!!!!

    1. O oficial de Dia vai se safar? E o Oficial de Dia está no mesmo nível de “peixada” que o Comandante da OM??

  2. Sei que não é o foco da matéria, mas vale a pena lembrar que vamos apresentar um PL para migrar urgentemente os Sgt QE, músicos e enfermeiros para o INSS para melhorar o orçamento do Exército e termos recursos para os militares de verdade.

    1. QUe acha de um PL pra acabar com a pensão de filhas que nada contribuíram? Não sou das QMS citadas, mas isso é fogo amigo que não vai dar em nada!
      O que falta é um reestruturação de verdade na carreira, permitindo que o ST chegue ao final de carreira sem precisar se rastejar pra conseguir promoção a QAO.

        1. A contribuição partiu dos militares de forma simbólica! engraçado o militar descontar 1,5% pra deixar a filha recebendo pro resto de sua vida. é matemática! a conta não fecha. Mas como muitos agraciaram suas dependentes com o benefício e alguns ainda podem passar a pensão, melhor é defender tal absurdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo