Exército troca operação de nome e avança em SC por conta das chuvas; 11 cidades são atendidas

Apoio à civis, desobstrução das vias e transporte estão entre as tarefas realizadas pelo Exército - CCOP/Divulgação/ND+

Forças Armadas estão à disposição da Defesa Civil de SC para fortalecer ações como reconhecimentos de áreas de risco e transporte de materiaisDiante das fortes chuvas e enchentes que atingem Santa Catarina, as Forças Armadas intensificaram desde sábado (7) as ações de apoio em 11 municípios do Estado. As tropas realizam transporte de materiais, desobstrução de vias, reconhecimentos de áreas de risco, orientação e transporte de moradores.

As tropas atuam nas cidades de Blumenau, Canoinhas, Itapiranga, Ituporanga, Jaborá, José Boiteux, Mafra, Porto União, Rio do Sul, Taió e Tubarão, de acordo com comunicado do Comando Conjunto Sul.

Há ainda outras 47 cidades atendidas no Sul do Brasil, distribuídas por Rio Grande do Sul e Paraná. Ao todo, em todo o Sul do Brasil, 1300 militares atuam para conter os estragos, com viaturas, embarcações, aeronaves, barracas, cisternas, drones e blindados.

CCOP – Divulgação

Chamada de “Operação Ânimo Forte”, a força-tarefa coordenada pelo CCOP (Centro de Coordenação de Operações), instalado em Porto Alegre, é um desdobramento da Operação Taquari”, que atuou nos municípios gaúchos atingidos pelas chuvas torrenciais em setembro.

“No Rio Grande do Sul, os esforços se concentram na logística dos depósitos de donativos, fazendo a triagem do material recebido e organizando a distribuição”, destaca o comunicado da CCOP.

“Nas demais regiões do estado, os militares estendem a mão amiga à população no que for solicitado pela Defesa Civil, como na distribuição de telhas, em áreas atingidas por granizo; distribuição de donativos e medicamentos; e transporte de famílias, em regiões alagadas”, pontua.

CCOP- Divulgação

Cidades atendidas no Sul do Brasil
Rio Grande do Sul: Alegrete, Arroio do Meio, Arroio Grande, Bagé, Barros Cassal, BentoGonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Cerrito, Colinas, Cristal, Cruzeiro do Sul, DoisLajeados, Eldorado do Sul, Encantado, Estrela, Ijuí, Itaqui, Jaguarão, Lajeado,Manoel Viana, Montenegro, Muçum, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, PedroOsório, Quaraí, Rio Grande, Roca Sales, Rosário do Sul, São Leopoldo, Santa Maria,Santa Rosa, Santa Teresa, Sant’Ana do Livramento, Santiago, São Borja, SãoGabriel, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e VenâncioAires.

Santa Catarina: Blumenau, Canoinhas, Itapiranga, Ituporanga, Jaborá, José Boiteux, Mafra,Porto União, Rio do Sul, Taió e Tubarão.

Paraná: Palmas, Rio Negro e União da Vitória.

Chuvas em SC
A chuva já desabrigou 13 mil pessoas em Santa Catarina, segundo o boletim da Defesa Civil desta quinta-feira (12). Conforme o Diário Oficial estadual, 161 municípios decretaram emergência – mais da metade do Estado – em função dos prejuízos causados pelo tempo.

Segundo o órgão, ao menos 15 cidades do Vale do Itajaí registram um volume de chuva superior a 100mm nas últimas 24h.

nd+

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo