Quando uma emergência chega, não há tempo de comprar um material, de treinar pessoal e se preparar para a resposta
João Paulo Moralez
Não precisaríamos de exemplos da necessidade de manter as Forças Armadas treinadas, capacitadas e bem equipadas para cumprir as suas missões. Mas quando eventos trágicos como esse que se abate em Israel chegam, agradecemos por poder responder prontamente com os meios e o pessoal adequado.
Militares passam boa parte da sua rotina treinando e se capacitando. Treinando em exercícios físicos, em estudando manuais, as doutrinas, realizando procedimentos de uso dos seus equipamentos, explorando novas possibilidades, participando de exercícios e operações. Repetidamente e exaustivamente esperando que nunca precisem colocar todo esse treinamento em prática, mas se preparam para estarem prontos para responderem à altura quando diante de uma situação real, quando não há mais tempo para treinar, apenas para executar, pondo em prática, tudo o que foi exercitado.
Quando uma situação extrema acontece, a sociedade lança o olhar para os militares aguardando como será essa reação e a classe política aciona os meios disponíveis para dar a resposta que se espera de um governo em tragédias e situações de calamidade.
No sábado, 7 de outubro, quando as notícias de que Israel fora covardemente atacado começavam a chegar pelo Brasil, as primeiras perguntas eram quantos brasileiros estavam na área atingida e se estavam bem. Poucos devem ter se perguntado como eles viriam para casa, mas no Ministério das Relações Exteriores, no Ministério da Defesa e na própria Força Aérea Brasileira (FAB), a pergunta era de quantos meios aéreos seriam necessários para repatriar os brasileiros. Já nos esquadrões de transporte que operam os tipos maiores, como o 2º/2º Grupo de Transporte com o Airbus KC-30, e o 1º Grupo de Transporte de Tropa e o 1º/1º Grupo de Transporte, ambos voando o KC-390, a movimentação já estava para a escala das tripulações e preparação final das aeronaves para estarem disponíveis no momento do acionamento.
Esse é o momento da execução de uma missão. Não há mais um treinamento, apenas a prática.
O governo brasileiro, sem depender de terceiros ou companhias aéreas, colocou à disposição, imediatamente, dois KC-30, dois KC-390 e dois VC-2, essas últimas aeronaves dedicadas ao transporte presidencial mas que se somam aos esforços emergenciais para repatriar os brasileiros.
Desde às 3h00 de segunda-feira, um KC-30 está em prontidão em Roma para buscar os brasileiros. Cada KC-30 pode levar até 238 passageiros. O segundo decolou do Brasil para Roma às 16h20 da segunda-feira, 9 de setembro.
Os KC-30 entraram em operação a partir de julho de 2022 e foram adquiridos para retomarem capacidades de transporte aerologístico estratégico para a FAB, ou seja, voar transportando cargas e/ou pessoas a grandes distâncias. Essa aeronaves já cumpriram diversos voos internos no país em diferentes tipos de missões que colocou carga e pessoal no menor tempo possível dispensando várias viagens ou aeronaves para realizar a tarefa.
Não há dúvidas que essa aquisição está mais do que justificada, não restam dúvidas de que a prontidão de uma Força Armada, aqui exemplificada pela FAB, é a garantia de um povo soberano.
Quando uma emergência chega, não há tempo de comprar um material, de treinar pessoal e se preparar para a resposta. Quando a tropa é acionada para responder a emergência, só há tempo para colocar em prática tudo o que foi exaustivamente treinado.
Que o governo e a classe política entendam de uma vez por todas a indiscutível necessidade de investimentos na base industrial de defesa, na aquisição constante de materiais e nos investimentos em treinamentos e prontidão.
9 respostas
O EB ta sempre em prontidão fazendo faxina, jardinagem, pinturas, eventos, formaturas rolhas pra generais e plantando árvores.
Essa “faxina” que vcs acham engraçado faz com nossos quarteis sejam admirados pela beleza e conservação, mesmo sendo instalações bem Antigas. Além dessa “faxina” tem muito treinamento e estamos sempre prontos Sim!
Até vc precisar do exército ou outra força.
Que os egressos das academias compreendam de uma vez por todas qual a destinação constitucional das Forças.
É fazer formatura bem bonita para galgar promoções, pois o mais antigo adora um mictofone, e pintar meio fio.
To de prontidao na gda esperando o ten cel chegar pq ele gosta de tudo limpinho e da marcialidade na continencia
Enqto ele nao chega o papiro feroz para a PF, onde a prontidão é o estado que antecede a missão real
O mundo já demonstrou claramente a necessidade de FFAA bem equipapas. Só precisamos de conscientização da turminha de Brasília
Prontos para passar a perna nos estamentos inferiores 😁.
Lembrando que o Desgoverno do PT deixou a FAB sem aeronaves de grande porte por DEZ ANOS….
Precisamos de pelo menos mais um A330-200 para somar aos 2 adquiridos no governo anterior.
Precisamos que o Lula não passe a mão nessas aeronaves e transforme para transporte VIP o que Inviabiliza essas missões!!
Os Militares precisam ser Valorizados e isso passa por carreiras bem estruturadas e bem pagas da mesma forma que as PMs são em sua grande maioria!!
Nunca mais ouviu-se falar em Greves, Motins ou confusão dos militares estaduais!!!