Exército conclui sindicância de militares que cantaram hino na invasão ao Planalto no 8/1: sobrou pro sargento!

Militares que cantaram o Hino Nacional durante a invasão do Palácio do Planto no 8 de janeiro
Reprodução

Exército conclui sindicância de militares que cantaram hino na invasão ao Planalto no 8/1
Vídeos que circulam na internet mostram momento em que é possível ver os militares cantando o hino ao lado de manifestantes dentro na sede da Presidência

Tainá Farfan, Leonardo Ribbeiro da CNN

Brasília – O Exército concluiu uma sindicância aberta para apurar a conduta de militares da Companhia de Guarda da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Planalto que teriam cantado o Hino Nacional ao lado de manifestantes enquanto ocorria a invasão ao Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro.

O documento, ao qual à CNN teve acesso, foi compartilhado com a (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) CPMI do 8 de janeiro.

A apuração se deu a partir de vídeos que circulam na internet (assista):

O militar que aparece no vídeo foi identificado como o sargento Júlio César Fidélis Gomes. Na sindicância, ele justificou que “a ordem disseminada entre os militares tinha a manifesta intenção de acalmar os ânimos de todos os presentes e restabelecer o controle da situação de forma pacífica”.

O responsável pela apuração concluiu haver indícios de ocorrência de infração prevista no Regulamento Disciplinar do Exército: “portar-se de maneira inconveniente ou sem compostura”. Diante disso, foi recomendado que fosse aberto um procedimento investigatório complementar e individual visando a punição do militar.

A sindicância também apurou a conduta do major Saulo Paim Onoda, do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), que também teria dado supostas ordens a outros militares para que cantassem o hino junto com os manifestantes.

“Apesar de existirem indícios de tê-lo feito, conforme depoimentos citados na parte expositiva, o militar afirma que não deu a ordem, e não estava presente na cena durante o canto, pois estaria retirando os manifestantes”, disse o major ao se defender na sindicância.

De acordo com o documento, nos vídeos disponibilizados pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) não é possível verificar o momento do canto do Hino Nacional pela tropa no salão nobre.

“Os presets da câmera não contemplam a posição da tropa em questão e não há som no vídeo. No vídeo do salão oeste e possível confirmar o depoimento do major Saulo Paim Onoda, que diz estar naquele local conduzindo os manifestantes para a saída de emergência”.

Apesar disso, a sindicância conclui que o fato de o militar emitir ordens fora da cadeia de comando trazem indícios de cometimento de transgressão disciplinar.

“Ao emitir ordens fora da cadeia de comando, o major Paim concorreu para a atmosfera confusa que se instaurou no salão nobre, pois interviu (sic.) no trabalho do comandante da companhia, contribuindo para o ambiente de desordem que se estabeleceu no local”, completa o texto.

Em nota, o Exército informou “que não compactua com irregularidades ou eventuais desvios de conduta por parte de quaisquer de seus integrantes”. E que a execução do hino nacional na ocasião em questão “foi um ato isolado”. Ainda de acordo com a corporação, um dos militares alvo de sindicância foi punido com dois dias de prisão. Os demais foram absolvidos por ter sido comprovado que “receberam ordem equivocada”.

Os militares citados na reportagem não foram encontrados até o momento.

CNN BrasilEdição: Montedo.com

37 respostas

  1. O ideal é evitar punir qualquer pessoa do EB, seja oficial ou praça. Militares e civis acreditaram no engajamento de um eventual golpe do comando do Exército com base em boatos.

    Vou explicar como começou……um soldado EV que serve cafezinho na chapelaria do QG disse a outro soldado EV que o CMT do EP apoiaria toda manifestação a favor da democracia.

    O QE reis espalhou isso no gabinete do ódio e daí foi um rastilho de pólvora nas redes bozohermafroditas.

    Foi um gole de cafezinho o culpado…enfim…

  2. Excelente iniciativa do sargento pois soube empregar, com inteligência e perspicácia, método capaz de controlar o grupo oponente sem emprego de força física, armamento da baixa letalidade, apenas verbalizando algo que no meio do tumulto e da balburdia foi mais eficiente do que a gritaria, desespero e falta de ação de comando de outros estamentos.

    1. Deu tudo errado, quebraram tudo, prejuizo milionario e incalculavel, prejuizo ao patrimonio cultural brasileiro, melhor esquecer isso de metodo de pouca letalidade blablabla coisa de haitiano e virar um exercito de verdade, a missao era proteger o perimetro, FALHA TOTAL.

      Qdo invadirem seu aquartelamento vc faz isso, canta o hino e justifica essa conduta como menos letal, apesar de terem roubado as armas da armaria (como roubaram as armas do gsi nesse ambiente).

      Chega de mao amiga.
      Chega de faz de conta.
      Chega de medo de combate.

      Vamos fazer estagio com a PM, ta manso demais para um exército, por isso o chines debocha e ri…

      Qta teoria pra justificar um fracasso absoluto desses meu amigo. Que vergonha

    2. Primeiramente
      #deixadefrouxura #comandesuatropa

      O 3° sgt acertou e vai tomar a FATD por isso.

      Já ficou óbvio que foi uma tentativa de golpe. Agora só estão atrás dos responsáveis e punindo quem ja foi pego.

  3. Por falar em café, estou aqui no Rio de Janeiro tornando meu cafezinho matinal , curtindo a Reserva ( daqui a pouco vou Na Barra da Tijuca dar uma caminhada No calçadão da praia) e enquanto isso dou risadas dos Praças Revoltadinhos Que Votaram Em Peso No Presidiário… outubro chega e nada de aumento e nem picanha pro QE de macacão sujo e nem pro Suboficial da Marinha ( com Quem cortei a amizade ) o sub Da Marinha só faltou soltar fogos na Noite em que Bolsonaro perdeu a eleição … kkkk , fala meu Sub !!!

    1. E para infartar o – St com CHQAO – a promoção dos QEs A ST tem estimativa de gasto com pessoal no valor de 130 milhoes,reserVa e ativa. A questão é simples,chamA-se – POLÍTICA – e o Presidente Lula não iria perder essa chance de ganhar esses votos certeiros do Quadro Especial,além do fato que a luta dos QES tem 40 anos, JÁ É bastante conhecida e defendida POR VÁRIOS parlamentares.O ministro Paulo Pimenta é o grande articulador e FICARÁ CONHECIDO COMO PATRONO DO QUADRO QE.

  4. O segredo do Mullah é deixar todo mundo roubar. Mas vejo o terreno sendo preparado para o Xuxu, com o judiciário dos amigos da constituição federal deles aterrorizando bolsonaristas, para não haver reação petista quando o Xuxu assumir com impeachment com apoio bolsonarista e centrão em grandes manifestações. É esperar para ver!

  5. O Major como cabeça tem que receber a maior reprimenda. Sugiro esse Sgt ficar de olho, se não ele acaba recebendo um admoestação verbal e ele 10 dias de rigorosa em regime fechado.

  6. Com certeza a Culpa foi do Cmt Gda, que no dia 8/1 era um 3. Sgt QE. Ele permitiu que o “boato” que nasceu no cafezinho saisse do Btl sem o cartão de cabelo em dias. Fé na missão. QE também pensa.

  7. Isso só vai mudar quando a “sargentada”, classe da qual faço parte, aprender que dentro das Forçar armadas os oficiais são inimigos, não pensam na tropa, sequer estão aí para a nação. O tempo todo esses “camaradas” estão correndo atrás dos proprios beneficios. Aprenda uma coisa sargento: Faça o certo, não o que seu chefe quer! Ninguém vai te ajudar quando der merda! veja mauro cid, fodão treinado com os FE, entregando todos os “coleguinhas” pra não ficar na merda sozinho. Bem que ele faz afinal todos o abandonaram, imagine vc sargento. Pensem nisso.

    1. Excelente. O mesmo faço, porém em outro estado. Na reserva (52) curtindo o que gosto mais de fazer: jogar online, Lecionar no horário que quiser pela internet, e não podia falta aquela gelada junto com a patroa (46). Filhos (23, 29 e 35 anos) sem problemas, todos trabalhando e cuidando de suas vidas. Maravilha! Espero que nada mude com o tempo para pior, sim para melhorar. Abraços.

  8. “ CANTOS MILITARES NO EB – hinos e canções. “

    Senhores militares ( ativa ,reserva `) peço vossos conhecimentos sobre essa ação militar. Confesso procurei mas não achei o regulamento que deve ser empregado em uma operação de controle de disturbios civis o uso de hino e canções. `e um regulamento novo ? tem resultado eficaz.
    porquê puniram o sargento. Cantou fora do tom , cantou o hino errado ,errou a letra , cantou sem a presença da banda militar que não foi acionada ,porque o plano não foi acionada etc ….

    A conclusão do sindicante : PUNE O sARGENTO ELE É O TRANSGRESSOR . MAS ESPERA : A RELATORA DA CPMI JÁ AFIRMOU para todo o brasil QUE QUE HOUVE UM GOLPE MILITAR. Também nunca li ,nem ouvir falar na história que praça ,pelo menos no BRASIL , deu golpe de estado . o que interessa sanção disciplinar de praça para “ CPMI “ . outros militares eu sei ,não precisa falar. ´e sempre assim alguem vai ser crucificado. Como o praça aceita tudo resignado fica fácil crucifica-lo.

    Diante de tudo que se mostra para todo o brasil o siatema corrupto que impera e domina a política do Brasil ,mais uma vez vai acobertar toda a sujeira , lama ,bandalheira de governos comunistas ou não ,em nome da tal democracia ,preservação das instituições ,para baixo do tapete . e o povo brasileiro mais uma vez é tratado como otário.

    1. Você escreve como se Bolsonaro fosse honesto e um semideus…o cara é vagabundo tanto quanto o Mula…fala sério! Só li baboseira…kkkkkkkkkkk

    2. Isso nao existe.
      Imagina invadirem o seu aquartelamento, roubarem suas armas como roubaram as armas do gsi guardadas no Palacio do Planalto e vc cantar canções para evitar um “derramamento de sangue”, tudo em busca da “menor letalidade”.

      Isso é teoria desses oficiais que nunca trocaram tiro e querem reforçar a doutrina da mão amiga.

      Bom que a sociedade está vendo………para que eles e as filhas deles servem?

    3. Você não entendeu nada. o sargento não teve instrução de OCD e de gerenciamento de crise, pois no dia em que ele teria tais instruções, as mesmas foram canceladas em virtude de uma formatura de recepção a um general. Desta forma, o pobre sargento agiu de acordo com o treinamento que recebeu, haja vista que o mesmo achou que estava numa formatura. Além disso, se vocês prestarem bem atenção, em certo momento do vídeo é possível ver ele perguntando a um “patriota” se alguém tem coquetel molotov, pois o sargento precisava de Gasolina para a roçadeira. Em outro momento também é possível ver ele procurando cal para pintar os meio-fios do planalto. Com brochas ele não precisou se preocupar, pois haviam aos montes ali.

  9. nós QE na ativa ja eramos sugados e muitas vezes humilhados por alguns não todos …… 3 sgt mau formados e mau educados de escola s….com dez meses, e agora se acham que pode chegar aqui e cagar na cabeça ainda seus fracos não sobrou ninguém pra vOcÊ encherem o saco …..larga os QE de mão nunca tivemos nada …nada de transferências por vÁrios motivos nada de promoção ei pessoal da lÍngua do mau QE é um ser-humano

  10. Todos acharam que aconteceriam o golpe, mas esqueceram de avisar a maioria dos generais que não sabiam e não queriam se meterem nesta furada orquestrada pelo Minto…kkkkkkkkkkk

    1. É que o haiti era uma missão de MANUTENÇÃ DE PAZ, da onu, em que sequer houve morte por FOGO inimigo em 10 anos, apenas terremoto, infarte, tragédia etc.

      Essa era uma missao de defesa de perímetro.
      Tem que colocwr logo a guarda nacional

  11. A guerra é tecnológica, não obedece essa lógica de veterano QE tipo presidente de bairro e herói da PM ….kkkk, esse é perfil do pior incompetente para qualquer Exercito no mundo moderno .

    Hoje a guerra é travada por droners, blindados com mira a laiser computadorizados, e todo mundo sabe que o perfil dessa geração do joguinho de celular sabe operar com no mínimo 10 vezes mais competência esses meios eletrônicos do que os velha guarda semiabalfaveto que perfazem o perfil do PM herói e burro, por isso os recrutas do Exército tem mais capacidade operacional numa guerra moderna do que o Sgt gordo e que tem dificuldade até para digitar no celular kkkk

    Veja o caso dos chineses que estão a frente de nós 1000 anos, não existe entre eles esse mito dos falsos heróis incompetentes, mas sim uma geração de gurizada expert especiakustas em programação de computador e tecnologia voltada à inovação, é como diz a canção das Com : *a guerra do presente se dispensa explicação, é a guerra da eletrónica e das comunicações*

    Nesse quesito, precisa investimento em pesquisa para a indústria de defesa nacional, mas é justamente nesse campo que o bozo foi traidor e inimigo da nação, agia na surdina como prostituta dos interesses dos banqueiros americanos em troca de fake news pelas agências formadoras de opinião deles coordenadas pega CIA e FBI….

    Nesse ponto a guerra hoje não usa e nem pertence a polícia, nem aos bombeiros ou escoteiros, mas de um exército moderno e tecnológico, com ferramentas de combate adequadas e atualizadas, como droners e mísseis teleguiados e com capacidade de furar as barreiras e escudos do inimigo, como pode ver a guerra não é uma briga num campo de futebol como pensam a maioria dos pms e outros incompetentes e analfabetos em geopolitica internacional, mas um ambiente que envolve guerra cibernética, guerra eletrónica e em alguns casos até guerra química e biológica além de muuuuuita CONTRAINFORMAÇÃO.

    1. Resumiu tudo cabo fe, essa é a realidade dos fatos, vivemos um outro momento na história da humanidade mas os bozoliodes e terraplanistas semianalfabetos não acordaram para a realidade, preferem ficar na CAVERNA das suas idealizações mitológicas fantasiosas e psicopatas do que enfrentar a REALIDADE DOS FATOS que vivenciamos nesse momento histórico em termos de guerra económica, tecnologia e geracional.
      Bago!
      Um abraço do Bago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo