Vídeo: “Exército largou escudo e correu”, diz tenente da PM sobre 8/1

Militares na invasão do Planalto

À Justiça, tenente da PM diz que homens do Exército largaram escudos e correram no 8 de Janeiro: “Tive de grudar pela farda e mandar voltar”Paulo Cappelli
Tenente da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Marco Teixeira, comandante da 3ª Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) do Batalhão de Choque, disse à Justiça Federal que militares do Exército largaram os escudos e correram durante a invasão ao Palácio do Planalto no 8 de Janeiro. “Tive de grudar pela farda e mandar voltar”, relatou.

No depoimento em vídeo, obtido pela coluna, Teixeira afirmou que ele e seus homens chegaram a “lutar pela própria vida” ao brigar com extremistas nas imediações do Congresso Nacional. E que, em número reduzido e já sem equipamentos, recorreram em vão a militares das Forças Armadas.

“Fomos repelidos até a primeira guarita do Palácio do Planalto, onde havia um pelotão do Exército. Estávamos em frangalhos e pedimos a intervenção deles. Inicialmente, recebemos uma resposta negativa”, relatou.
O policial afirmou que, apenas após extremistas pularem os gradis em direção ao Planalto, o Exército começou a atuar em conjunto com a PMDF. Teixeira disse que militares das Forças Armadas chegaram a fugir por conta das bombas de gás lacrimogêneo.

“Chegou ao extremo de eu e outros policiais encostarmos o rosto na parede, para conseguir respirar. Os militares do Exército, talvez por não terem treinamento, em duas ocasiões largaram o escudo e correram. Nós (policiais militares) precisamos grudá-los literalmente pela farda e mandá-los voltar”, relatou.

“Eu percebi que eles não estavam conseguindo lidar com a situação. Em determinado momento, eu assumi o comando do pelotão do Exército sem oposição do oficial que estava à frente. Teve até um vídeo que circulou em que o subtenente Beroaldo fala para ele:
‘Comanda a sua tropa, larga de frouxura’.

Eu apareço também nesse vídeo, dando orientações e comandos para a tropa do Exército”, afirmou Teixeira. Como mostrou a coluna, o Plano Escudo, protocolo de defesa do Palácio do Planalto, foi ignorado pelo general Gonçalves Dias, então chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

“Lutamos por nossas vidas”
Ainda no relato feito ao juiz Roberto da Silva Freitas, Teixeira afirmou que, no auge do conflito, ele e colegas de farda chegaram a “lutar por suas vidas”. O depoimento foi dado em julgamento que inocentou o policial de lesão corporal leve por aplicar uma rasteira em uma manifestante extremista.

“Esses vândalos do Congresso, que estavam na cúpula, ignorando os tiros de elastômero e etc, começaram a atacar esses atiradores. Alguns escudeiros voltaram e nós entramos, literalmente, em um momento em que nós lutamos pela nossa própria vida. Todos nós sendo agredidos com barras de ferro. Tem vídeo disso.

Em determinado momento, o delta da cúpula se estreita e alguns policiais foram arremessados da cúpula do Congresso. E nós retraímos. Tomamos uma surra, Excelência, não me orgulho. Mas para o senhor ter noção do nível a que as coisas chegaram, eu cheguei ao ponto de atirar pedras nos manifestantes. Eu não tinha nada a não ser a minha pistola”, disse Teixeira.

Segundo o policial, a rasteira foi dada numa manifestante que se recusou a ser algemada após invadir o Palácio do Planalto. “Se permitíssemos que ela se evadisse do local sem que fosse detida, outros vândalos poderiam querer tratamento igual.

O objetivo do golpe de imobilização, da rasteira ou banda, como queira chamar, era imobilizar para algemar. No momento em que ela cai, ela é algemada. Ponto. Não prossegue nenhum tipo de agressão. O objetivo da ação foi alcançado”.

Posição do Exército
A coluna conversou com um general da cúpula do Exército, a par do assunto, sobre o relato de Marco Teixeira. Sobre a falta de cooperação quando o policial pediu socorro, a avaliação é que, de fato, os sentinelas do Exército que guardavam a guarita do Palácio do Planalto não tinham ordens para deixar o local e auxiliar a PMDF.

Sobre a fuga de militares do Exército após a invasão pelos vândalos, pontuam que os homens não contavam com máscaras contra gás lacrimogêneo e que, portanto, a fuga pode ter ocorrido por necessidade.

Já sobre o fato de Marco Teixeira ter “comandado” a tropa do Exército no Palácio do Planalto, generais vêm a declaração como um certo exagero.

“Houve de fato uma cooperação, com a PMDF auxiliando. Mas daí para ‘assumir o comando’, é uma questão de retórica”, pontuou o general.

METRÓPOLES

71 respostas

    1. O Exército é uma fantasia. Um soldado desses sabe de cerimonial e faxina, apenas. Nenhum, absolutamente nenhuma ação real. E a culpa não é do soldado, do cabo ou do sargento…

      Os próprios oficiais não querem nada que comprometa a carreira deles. Como a instituição se preocupa não com sua missão constitucional, mas com sua imagem, qualquer coisa pode implicar na oportunidade de sair general… Então eles mesmos assumem o comando dos quartéis querendo apenas faxina, formatura e marcha, que é p que dá visibilidade para o comandante da Brigada.

      São muitas décadas apenas de mão amiga, nenhuma missão de imposição de paz sequer (haiti foi manutenção). A PM tem ação real todo dia, não tem formatura e a faxina é terceirizada. Não estão nem aí para opinião institucional, já que o que importa é o serviço público prestado.

      A maioria dos oficiais nunca perdeu o medo de aluno da EsPCEx. Apenas aprendem que é só nada acontecer envolvendo a tal “imagem institucional” que eles terão boas oportunidades caso façam a ECEME.

      O resultado de décadas assim é esse: uma “força auxiliar”, como gostam sorbamente de dizer, esquecendo que a PM é força auxiliar para as funções do art. 142, mas principal para a segurança pública, onde o exército nem aparece (não consta exército no arti. 144). Mas os padrões de ordem unida…. Pode conferir que estão ótimos, dá para empregar no circo quando licenciar.

      O resultado só pode ser esse… chamados para conter um disturbio, fizeram vergonha, perderam o controle do perímetro e a incapacidade representou um prejuízo material e cultural incalculável para a nação (como o relógio).

      Temos que repensar tantas medalhas rolha, dia do uniforme, viver de formaturas e passado para partirmos para capacitar nossos efetivos.

      Isso só será possível quando a cultura do medo e da imagem institucional se tornar passado.

      Uma tragédia estarem fazendo isso com uma instituição tão importante para nosso país. Uma geração fraca. E não é de hoje.

      1. Isso aí, o exército nao e força de segurança pública, não tem que se meter nisso, pra isso tem a PM e guarda nacional. Para com esse espírito de vira Lata. PM missão real todo dia….E a missão deles a nossa não. Cada um na sua
        Se o Brasil acha que não deve ter FFAA 3 só pautar no congresso e pronto, até temos que treinar e fazer o nosso. PM é uma coisa FFAA e outra.

        1. Agora descobrimos que só servimos pra plantar árvore, fazer formatura e dar rombo na previdência aposentando aos 48 anos e deixando a filha mamando

      2. Por causa disso os militares chineses riram da nossa cara quando vieram aqui! Nos acharam um bando de escoteiros!

        Realmente é isso. se fossemos um exército atuante, beligerante, 90% desses garotos que prestam concurso apenas para vestirem farda, fazerem cursos de rapel e de pular de paraquedas desistiriam.

        Em tempos de paz as FFAA deveriam ser alocadas em sua totalidade nas fronteiras, sem essa de formatura, só missão real!

  1. Esses PMs Youtubers são uns fanfarrões! Eles falam isso pois sabe que não vai aparecer ninguém do EB para retrucar essa mentira deslavada! Embora a tropa do EB no dia está com Oficial no CMDO! Fato é e está registrado é que em alguns momentos os baderneiros passaram amigavelmente pelos PMS.Agora se portam como os heróis e muitos se sentem os 300de Esparta! Pobre EB de Caxias, muito disciplinado e fraco.

    1. Amigao ta tudo filmado.
      Veja as filmagens…
      Comande sua tropa e deixe de frouxura.

      Nao tem 100 militares em todo eb que trocaram tiro. Desses 100, 80% foi em situacao fora de servico.

      Estamos entre nós, nao precisa mentir nao. Temos medo de combate, nosso negocio é fanfarronice.

      Vc nao aguentaria um dia de policia militar

    2. E incrível como no relato do PM eles são os super-heróis, que patético né ? Falam como se fossem os salvadores da pátria e jogma a culpa no EB. Bando de fanfarrões, deviam ter culhão e assumir que fizeram M e não deram conta da missão. Mas não, melhor jogar a culpra para os Militares.
      Embusteiros.

      1. No relato e nas filmagens!
        É tipo o filme do resgate do soldado ryam. O coronel do eb é o soldado ryan.

        Os pm nao precisa falar nada, filmaram. Recebaaaaa a vergonha

          1. Foram os vândalos. Tentaram atear fogo. E a viatura era da “policia legislativa do senado”, praticamente vigilantes patrimoniais (não são policia, ficam no senado, não na rua). Ainda assim deram um show de operacionalidade e mantiveram os vândalos no salão verde. Que diferença para o exército que faz carona de bravo na formatura rsrsrs

            Vc viu mesmo as filmagens? Parece que não. Isso é tudo recalque e frustração que sua vida não passa de reuniões intermináveis e formaturas, e a PM presta um serviço público essencial para a sociedade….

            Agora a máscara caiu….

        1. A guerra é tecnológica, não obedece essa lógica de veterano QE tipo presidente de bairro e herói da PM ….kkkk, esse é perfil o incompetente para qualquer Exercito no mundo .

          Hoje a guerra é travada por droners, blindados com mira a laiser computadorizados, e todo mundo sabe que o perfil dessa geração do joguinho de celular sabe operar com no mínimo 10 vezes mais competência esses meios eletrônicos do que os velha guarda semiabalfaveto que perfazem o perfil do PM herói e burro kkkk

          Veja o caso dus chineses que estão a frente de nós 1000 anos, não existe entre eles esse mito dos falsos heróis incompetentes, mas sim uma geração de gurizada expert em programação de computador e tecnologia voltada à inovação, é como diz a canção do B Com : *a guerra do presente se dispensa explicação, é a guerra da eletrónica e das comunicações*

          Nesse quesito, precisa investimento em pesquisa para a indústria de defesa nacional, mas é justamente nesse campo que o bozo era traidor e inimigo da nação, agia na surdina como prostituta dos interesses dos banqueiros americanos em troca de fake news pelas agências formadoras de opinião deles coordenadas pega CIA e FBI….

          Nesse ponto a guerra hoje não usa e nem pertence a polícia, nem aos bombeiros ou escoteiros, mas de um exército tecnológico e com ferramentas de combate atualizados como droners e mísseis teleguiados e com capacidade de furar as barreiras e escudos do inimigo, como pode ver a guerra não é uma briga num campo de futebol como pensam a maioria dos pms e outros incompetentes e analfabetos em geopolitica internacional, mas um ambiente que envolve guerra cibernética, guerra eletrónica e em alguns casos até guerra química e biológica além de muuuuuita CONTRAINFORMAÇÃO.

          1. Tu nem sabe escrever drone…
            E desde quando nosso exercito nao é de escoteiros que fazem formaturas e colunas de marcha para os “droners” dizimarem?

  2. Depois que saiu aquele filme do – BOPE – as Pms viraram um samba de crioulo doido ( com exceção do RJ que vive em uma guerra ) é um verdadeiro carnaval de esquisitices e banalização de instruções, hoje até em enterros gritam – cAVEIRAS – inclusive esses cerimoniais esdruxulos chegou nas Guardas municipais,sendo que ambas tem uma missão únicamente CIVIL, a de policiar. o pM se ALVORA como o mestre da guerra e se meter em uma tropa FEDERAL com comando e assume a indevida intromissão alegando que o oficial do EB é um frouxo – É O CÚMULO DO ABSURDO – é como se fala, é poste mijando no cachorro. No final vai sobrar uma TROSOBADA pra ele para deixar de – PAISANARIA -e aprender a se comportar quando estiver em uma ação com uma tropa federal.O silêncio do CMDO DO EB sobre o ocorrido e em defesa da tropa é ensurdecedor e assim – ELES – vão contando histórinhas embusteiras e ganhando lIKE em seus vídeos no Youtuber.Se um militar do EB tivesse filmado o evento e divulgado,no mínimo pegava uma cana.

    1. Segurança pública não é atribuição do exército. A PM é segurança pública, está no artigo 144, o exército não.

      O exército tem essa atribuição de guarda ao Palácio, ou ao menos tinha, pq esse vexame que gerou um prejuízo milionário, um prejuízo inclusive ao patrimônio cultural da humanidade, vai fortalecer a criação de uma guarda nacional.

      Não são narrativas, foi tudo filmado. Soldados desesperados, com medo, sem saber tirar pane de arma, um r/2 sem saber o que fazer, um coronel que quase saiu preso por favorecimento pessoal, e que agora está sendo investigado pela PF pelo mesmo motivo…

      AINDA BEM QUE TEMOS A PM, os militares combatentes de verdade. Nós somos firula, formatura com arma desmuniciada.

    2. “sendo que ambas tem uma missão únicamente CIVIL”

      Unicamente? talvez a guarda municipal né!
      Vossa senhoria deve ser da época que exigiam nível fundamental para entrar no exército! Só pode!

      1. A missão da polícia é essencialmente CIVIL!!! Policiar!! Cuidam do controle da população! Pms não são militares,sao de fator policiais com uniforme!Assim com a PRF ! A PM veste uniforme e segue estatutos mas MILITARES nunca serão!

        1. Nossa que estupidez
          Abre a constituição de novo e procure por “militares dos estados”.
          O policiamento é função civil, a pm não, ela segue o mesmo padrão constitucional, vedação de sindicalização, de greve, são baseadas na hierarquia e disciplina… a maioria usa o mesmíssimo RDE, tem os conselhos de justificação e disciplina… já sei, estudou direito naquela particular e virou “qfe”, né?

    3. Mas ainda bem que que, exagerados ou não, eles estão diuturnamente nas ruas, defendendo a população. Já nós, vivemos num mundo de fantasia e babação de ovo. Pra se ter uma ideia, no vídeo citado pelo Policial aparece um coronel totalmente absorto, sem saber o que fazer. A maioria de Nós não consegue nem tirar um serviço decente. Nem formatura estamos conseguindo fazer, pois treina-se um monte e ainda assim ocorrem vários erros. Resumindo: pessoas como você e nossos oficiais nos Tornaram uma verdadeira piada, odiados pela esquerda e esculachados pelos amantes do imbrochável.

      1. Anônimo disse:
        20 de setembro de 2023 às 19:16

        E desde quando a PM faz seu trabalho com competência ? Fala sério.

        Vem falar aqui em troca de tiros. Se for contar os Policiais que so atiraram na escola kkkkkkk

        o cara vem querer faklr que PM tem habilidade pra torcar tiro.

        kkkkkkkkkk Bando de despreparado

        Passar o dia andando dentro de viatura com ar condicionado ligado em nada se confunde com Competência.

        Tomem vergonha pra falar do EB.

    4. Blz dragão de alojamento.

      Parafraseando um Cmt que tive. Somos doutores da guerra e amadores na prática.

      o PM já foi absorvido da “trosoba”

  3. O Brasil inteiro viu o vídeo que atesta as falas desse “pm”. Agora as dúvidas que pairam e precisam ser esclarecidas são:
    O pessoal do Exército estava orientado a permitir que o Palácio fosse tomado?
    O pessoal do Exército é extremamente “despreparado”?
    Quem comandava o pessoal do Exército era extremamente “apaisanado”, “despreparado” e mais um “paisano concurseiro”, coisa que aliás, as tais ffaa, no nível de 2⁰ ten. para cima estão cheias de patricinhas e patricinhos totalmente inaptos, desqualificados e despreparados para qualquer função militar que exija atitudes duras e rigorosas, próximo ao combate. Aliás as ffaa estão cheias desse pessoal concurseiro não só a nível de oficiais mas de graduados também. Gente que não pode pegar sol, só bebe água filtrada, não pode e não levanta peso, só come milharina e Nutella, usa abafador para “atirar, luvas para não estragar as mãos e unhas……essas coisas…..as ffaa estão cheias desse pessoal. Imagino numa guerra de altíssima intensidade mesmo. Se bem que as “coisas” sempre se adaptam e acomodam-se no caminho. Isso é uma verdade também. Tudo isso deve estar sendo apurado e obviamente ninguém pode acusar nada até que tudo seja esclarecido.

    1. É culpa dos oficiais. Nao querem comprometer a carreira, querem passar o comando sem manchar a imagem institucional.

      As imagens fala por tudo mesmo. Uma vergonha, mas a ordem unida ta excelente. Conseguem nem manter um perimetro

      1. É verdade.
        Mas a pE se propoe a essa atribuição, e faz questao de manter o policiamento do Palacio.

        Tb acho: não é nossa praia, cada um no seu quadrado, chega de humilhacoes.

        E qdo tiver uma guerra, igual a última que teve a 70 anos, a gente chama os PMS, tipo nosso honrado Sgt PMERJ max Wolff Filho

    1. Até “marchar” com garbo extremamente cadenciado desaprenderam. O que se vê nesses “desfiles” é uma tropa “marchando” parecendo que estão dançado “funk”. Coisa mais horrorosa aquilo. A Marinha diz que não “marcha” mais, apenas desfila e é verdade. Essa turma está precisando assistir uns vídeos dos Chinêses, russos ou coreanos “desfilando”.

    2. Outro dia, assistindo um vídeo no YouTube, não sei se isso é verdade ou não, um PM, rindo, relatava duas passagens que se forem verdadeiras, esse tal “eb” pode fechar as portas ou mudar de nome. Primeiro relatou que “prendeu” um capitão e “encaçapou o tenente da patrulha do eb (minúsculo mesmo). Em Outra situação o fanfarrão (ou não), contou, rindo, que no Ceará, um pm amigo seu, ao interpelar um capitão ou major do eb (agora não lembro), teve o paisano do eb Alegando que era superior hierárquico dos “me ganha” e que não poderia ser interpelado daquela forma. o me ganha mais “antigo” então , numa atitude heróica e hilária, mandou sua equipe “formar” para apresenta-la ao paisano do eb, que saindo do carro para ter a equipe apresentada, tomou uma “bofetada no pé do ouvido” do PM, (caindo ao chão e sendo preso) . Não lembro se o “pm” que deu essa “lapada no ouvido” do paisano era subtenente, ou sargento ou “oficial”. Se verdade essa “estórinha” e eu não duvido nada, esse tal eb está morto e enterrado.

      1. Deve ser verdade.
        Militar do exército nenhum é superior ou subordinado de PM, apesar de terem estrutura hierárquica parecida.

        Hierarquia é a divisão de poder DENTRO DE UMA PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PUBLICO. Militar do EB é união, PM é estado. Da mesma forma, um delegado da PF nao “manda” num agente da Pc.

        O que exisye é uma cortesia e umas regras de cerimonial que são utilizadas também para naçoes estrangeiras.

        E todas essas regras de “mais antigo”, blqblabla, sao para crimes militares, nao para comuns.

        Então é isso mesmo

    1. Todos os patriotários acreditaram no encantador de gado e senhor das rachadinhas e joias Árabes, até mesmo uma parte dos veteranos graduados e pensionistas de praças das forças armadas…kkkkkkkkkkk

  4. O País está doente.

    Não vou minimizar nem relativizar Os Problemas, muito menos usar qualquer ideologia para defender ou atacar algo ou alguém. As notícias inundam os noticiários todos os dias, e são verdadeiros sintomas de doenças graves nas instituições e sociedade.

    ” Comanda sua Tropa, larga de frouxura “, Será ser um breVê para lembrar a Covardia desta geração.

  5. O verdadeiro militar é aquele que arrosta ao perigo, primeiro mandamento do militar, todavia esses ditos “militares” que com suas omissões criminosas são uns medrosos, pois quando tem que responder na justiça mentem, inventam e não assumem nada. São esses os com reconhecimento e aquele verdadeiro militar, normalmente, é execrado como pária.

    1. Digo que o curso de Altos Estudos nunca foi para praças, mas para oficiais superiores e generais, pois foi dado para os graduados da ativa como forma de cala boca e tudo graças o pessoal veteranos que correrão atrás quando a lei 13.954 ainda era o PL 1645. Infelizmente o gado do Minto que esta na ativa não sabe ou não quer aceitar, mas um dia o oficialato inventarão um outro curso para tirar este dos graduados…isto é fato!!!

    2. Eu andei estudando esse reestruturação e digo e repito que a lei sempre dispõe sobre altos estudos como sendo de oficiais superiores para cima, pois se trata de média e alta Administração, por isso sempre tinha grau de pós graduação. Contudo criaram um curso EQUIPARADO aos altos estudos para justificar o percentual, isso foi um tentativa do bozonaro e sua curriola de tentar arregimentar Oficiais e Praças das Forças para o seu plano de golpe, no entanto saiu pela culatra, todavia ainda existem uns poucos lunáticos que morrem por seu ídolo.

  6. Urge a revisão dos requisitos para avançar nas carreiras. Não pode um Subversivo chegar a quatro estrelas; não pode alguém chegar a diretor geral da PF e não ter o mínimo de controle emocional, o mesmo digo da PRF, Políticos…Fato É Que passarinho que andou com o morcego, acordou de cabeça pra baixo, e preso.

  7. Uma vez um desses “altos estudos” concurseiro, perfumadinho, fardinha social impecável, pele lizinha, mão fininha, bebedor de água de bolinha em copo de cristal, comedor de “medalhão descansando sobre folhas de alfaces frescas” e etc vociferou que era “otoridade”, ao que Um dos soldados, já em processo de baixa respondeu prontamente…..”autoridade é meu irmão que é soldado pm. Lhe mete a mão na cara, lhe prende e fica por isso mesmo. Esse é “Autoridade” ….vc só manda e desmanda aqui dentro do ” seu quartel”, fora vc não manda bolhufas nenhuma.

  8. Engraçado, esses PMs não são os fodões? Porque não fizeram seu papel? Aaahhh agora a culpa é do EB ? Que feio né ? Vem aqui pagar de fodões, mas a realidade mostra o total despreparo, so tem embusche e a cara de pau de não assumir que não dera mconta do recado e vem colocar culpa nos Militares.
    Nossa as PM do país são tão preparadas né ? Chega a dar orgulho né ? So que não !!!!
    Não venham com essa conversinha de filme de bang bang ok, a população sabe do despreparo de Vcs. A maioria passa o dia andando de Vtr no ar condicionado fazendo carinha de mal….
    Fanfarrões.

    1. E vc no ar condicionado aquartelado com medo de arma.
      Essa semana um cmt de quartel proibiu seus militares de entrar no quartel armado.
      Suas gírias são da década de 30, você não presta serviço nenhum para a sociedade, por isso questionam a sua previdencia e nao a previdencia da PM que é exatamente igual. Todo mundo quer ser amigo do pm, o pm é o cara que compra sua briga. No exército seu “poder” é verificar corte de cabelo de soldado. Você é muito amargurado por isso.

  9. Pois é o caminho sempre vai ser a política por isto que quem está não quer deixar ninguém entrar e segue o jogo. Mas e o VAR?/ serve pra quê?

  10. Plantio de árvores, bonecos bizarros, formaturas ridículas e infindáveis, tapete vermelho/grama sintética para barraca de general, postagens bizarras em redes sociais de OMS que beiram o inacreditável (jogos de ping pong, jogo de dominó, montagem de lego, competição de quem come mais cachorro quente, concurso de culinária)…a pergunta que fica: “ A que ponto chegou o Exército Brasileiro e por qual motivo? Responder a essa pergunta está cada vez mais difícil, mas podemos fazer uma breve análise dos motivos que levaram o outrora Exército de Caxias a chegar no fundo do poço da credibilidade e da falta de noção.
    Podemos dizer que um dos grande fatores que levaram o Exército a esse charco de insanidade dos dias de hoje é o CARREIRISMO, necessário para que os oficiais cheguem aos postos mais altos e também necessário para que consigam as suas tão sonhadas “missões no exterior”.
    . Antigamente, quando um general realmente era um general, era preciso ter colhões, demonstrar firmeza, ser íntegro e ter feito algo de relevante no âmbito do Exército e da nação, é só observar os generais de até meados dos anos 90. Hoje, o carreirismo e o “puxa-saquismo” são os dois primeiros fatores preponderantes para que um oficial chegue ao posto mais alto da carreira e decida os rumos da força. O 3º fator preponderante é estar entre os primeiros colocados nas escolas de formação , de aperfeiçoamento e de comando e estado maior.
    Sem querer tirar o mérito dos poucos instrutores que fazem um trabalho sério nestas escolas, podemos dizer que elas incutem e escancaram para os seus alunos que para se chegar no comando é necessário a “babação de ovo” (que gera a indicação para o cargo de general e a indicação para as missões no exterior) e induzem os oficiais a correrem atrás de pontos (ponto de instrutor disso, ponto de instrutor daquilo, ponto de idioma, ponto de curso e etc) e não de resolverem os problemas reais da tropa, ou seja, foi criada uma horda de oficiais aparícios, que querem a todo tempo inventar, promover e postar seus eventos, deturpando totalmente a missão real de uma força armada que é defender o território nacional.
    Enquanto o Exército não atentar para o que está acontecendo em sua estrutura e métodos de promoção de oficiais generais e escolhas de missões no exterior baseadas no carreirismo , vamos continuar sendo motivo de chacotas e nossos comandantes, no intuito de querer aparecer cada vez mais, continuarão inventando eventos com militares fantasiados, de peruca em formatura, declamando poemas no microfone em formatura, plantando árvore a comando, montando cidade de legos, jogando dominó, ping pong, fantasiado de vingadores e por aí vai….

    1. Nao me surpreende terem largado tudo e corrido atônitos e sem comando. TFM é só o que fazem.

      Devem ter CORRIDO CANTANDO CANÇOES VINRANTES e lembrando dos 25 disparos que fizeram na IIB há há há há

  11. que vergonha, se esse relato for verdade em caso de guerra estamos ferrados, há que ponto chegamos, garanto se fosse no tempo do General newton Cruz isso se resolveria rápido, agora fica esse jogo de empurra desses Generais Nutela de hoje, o G. Dias joga nas Costas do General Penteado, Penteado joga nas costas do Gen. Dutra e por aí vai como diz o Boris Casoy isso é uma VERGONHA

  12. A missão da polícia é essencialmente CIVIL!!! Policiar!! Cuidam do controle da população! Pms não são militares,sao de fator policiais com uniforme!Assim com a PRF ! A PM veste uniforme e segue estatutos mas MILITARES nunca serão!

    1. Deixe de frouxura e comande sua tropa. Se isso for ser militar, melhor permanecer civil mesmo.
      Próximo TFM, corrida com escudo, em direção ao alojamento, marrrrrrchee

      1. Esse comentarista acima, o unico a defender essa vergonha que foi televisionada e denegrir a pm que tem ação real todo dia, deve ser um oficial que não suporta aceitar a realidade que agora até a sociedade sabe que paga muito para ele fazer formatura e tfm.
        Que suas medalhas nao são de combate nenhum… que arruaceiros colocam uma tropa especializada para correr “de escudo na mao, acelerado, marche!”

        Ele nao aceita que além de ganhar mais, um pm tem mais poder (poder de verdade, não o poder de ameaçar alguém com rde dentro do quartel), e também é mais admirado e respeitado. Todo mundo quer ser amigo do PM, afinal a PM resolve problemas nossos, o pessoal do exército causa problemas para a sociedade resolver, como a pensão das filhas.

        Eles não aceitam que o mundo de fantasias foi exposto por filmagens.
        Deixe eles

    2. Se for pra ser militar igual vc, que vive aquartelado, que o cmt de um quartel proibe vc de entrar com arma, que passa a semana inteira plantando arvore, fazendo polichinelo, verificando a pintura de meio fio e treinando para formatura, acho que ngm faz questão de ser escoteiro, ou militar.

      Por isso questionam sua previdência, mas não a da PM. Por isso o pm ganha muito mais. Por isso todo mundo quer ser vizinho ou amigo do pm, pra que o pm resolva seus problemas na rua enquanto vc está aquartelado sonhando acordado pertencer ao US army, sempre com suas medalhas inúteis e pose do século passado

  13. A guerra DE HOJE é tecnológica, não obedece essa lógica de veterano QE tipo presidente de bairro e herói da PM ….kkkk, esse é o perfil mais incompetente possivel para qualquer Exercito no mundo, estamos numa outra geração e numa nova cultura nas operações….

    Hoje a guerra é travada por droners, blindados com mira a laiser computadorizados, e todo mundo sabe que o perfil dessa geração do joguinho de celular sabe operar com no mínimo 10 vezes mais competência esses meios eletrônicos do que os velha guarda semiabalfaveto que perfazem o perfil do PM herói e burro kkkk

    Veja o caso dus chineses que estão a frente de nós 1000 anos, não existe entre eles esse mito dos falsos heróis incompetentes, mas sim uma geração de gurizada expert em programação de computador e tecnologia voltada à inovação, é como diz a canção das Com :
    “a guerra do presente se dispensa explicação, é a guerra da eletrónica e das comunicações”….

    Nesse quesito, precisa investimento em pesquisa para a indústria de defesa nacional, mas é justamente nesse campo que o bozo era traidor e inimigo da nação, agia na surdina como prostituta dos interesses dos banqueiros americanos em troca de fake news pelas agências formadoras de opinião deles coordenadas pega CIA e FBI….

    Nesse ponto a guerra hoje não usa e nem pertence a polícia, nem aos bombeiros ou escoteiros, mas de um exército tecnológico e com ferramentas de combate atualizados como droners e mísseis teleguiados e com capacidade de furar as barreiras e escudos do inimigo, como pode ver a guerra não é uma briga num campo de futebol como pensam a maioria dos pms e outros incompetentes e analfabetos em geopolitica internacional, mas um ambiente que envolve guerra cibernética, guerra eletrónica e em alguns casos até guerra química e biológica além de muuuuuita CONTRAINFORMAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo