Reestruturação das carreiras não foi reajuste nem trouxe perdas, diz Exército

REAJUSTE

Em nota interna divulgada na última quarta-feira (6), o Centro de Comunicação do Exército refutou matérias veiculadas recentemente sobre reajustes salarias dos militares. Confira:

78 respostas

    1. #professorxavier #liberaocidinho

      Alguém já se perguntou: por que somente o EB se incomoda com assuntos externos ao quartel?

      Não é uma nota do MD, não é conjunta. Somente o EB rebate ao invés de ficar na moita igual a MB/FAB.

      Exército é aquele soldado na guerra que se joga no arame farpado para que os outros passem por cima. Acontece que não tem arame farpado e não estamos em guerra..

      1. Os sargentos do quadro especial com curso superior poderia ser valorizado. Mas não foi.
        Fiz curso superior e coloquei o conhecimento em prática, mas não tive a valorização. Todos os QE eram militar qualificado.
        Senador mourão disse que éramos sem conhecimento. Mas a reportagem mostrou os apadrinhado dele que está em vários órgãos.
        Que o lula desfaça essa injustiça, pois foi no governo do PT que fomos Reconhecidos

          1. O pessoal do quadro especial, tá fazendo muita falta sim, principalmente no Rancho, caiu a qualidade da comida, isso é fato.

        1. Porque nao fizeram concurso pra AMAN ou ESA ja que se julgam tão capazes. entrei no EB em 1987 e vi a estabilidade de vcs, apos a estabilidade a maioria de escondeu e não faziam mais nada.

        2. Verdade, inclusive a promoção a 2 Sgt do Quadro Especial foi no Governo Lula, fora de ideologia, não sou de esquerda, mas Verdade seja dita, inclusive o renovação com compras de viaturas novas e Blindados foi nos Governos petista.

          1. Bolsonaro nunca mais, passou 4 anos só falando besteira, brincando com a desgraça dos outros durante a pandemia, não fez nada pelos militares, o Lula todos sabem que Roubou, mas nós deu alguma coisa pelo menos.

        3. Já que fez curso superior poderia escrever corretamente, né? Não consegue nem empregar um plural e uma concordância nominal e quer falar em valorização.

      2. Boa observação. Na MB onde passei mais de 30 anos, os Almirantes estão sempre de costas para a terra ficam somente olhando pro mar, pro uísque e pra boa comida. COVARDES

    2. A Reestruturação foi injusta SOMENTE para o pessoal da Lacuna, os demais NÃO TEM o que reclamar!
      Agora, precisamos de REAJUSTE NOS SOLDOS!!!

      Em paralelo, o MD deve corrigir o problema do pessoal da Lacuna!

      O resto…é reclamação desse pessoal que gosta de abraçar a pauta do pessoalzinho do “PISOL”!!

    3. O grande culpado por esse momento difícil que estamos passando, é o mesmo que prometeu, durante toda a sua trajetória política, anular a MP do Mal e nos tirar do fundo do poço. Esse falso Messias, além de não cumprir o que prometeu, criou a Lei do Mal, que só beneficiou os oficiais generais, que sempre o trataram como um leproso.

          1. Muitos e são a maioria. Até a Dilma foi melhor que o falso Messias. A Dilma de 15% para os civis e o dobro para os militares (30%) que, no final se converteram em aproximadamente em 45% de reajuste sobre o soldo. Só não estamos mais fud**** por causa dos governos do PT que os militares tanto cospem.

    1. Foi uma reestruturação!

      Já foi dito e redito!

      Quem não entende são: aqueles jurunas que não são concursados, não são de carreira, não tem CAS e não tem “CHACAL” e querem ganhar igual General;
      Os que foram com posta a cima e com direito a LE; E
      as filhas folgadas que naceram aposentadas e ficam reclamando do soldo sem nunca terem tirado 1/4 de hora.

      Agora só falta acabar com a vergonhosa pensão de filha de Militar.

      Espero que venha um reajuste no soldo de todos. Para aqueles que acham que isso não é justo é só passar o dinheiro para mim, caso tenhamos o referido reajuste.

      Kkkkkkkkkkk

      1. Sim Jurunas! Que são pais de família, que pagam as contas igual a você, que não entraram no EB por piedade e sim por capacidade e não tiveram nenhum plano de carreira, tiveram todos os deveres e nenhum direito, se você é tão bom o concursado, porque não fez o IME ou o ITA.

        1. De quais deveres vc fala? De ficar o dia inteiro matando hora em garagens ou cantinas (local de trabalho de muita cabos cantoneiras), ou ensebando em gabinetes de generais em QG (motoristas, telefonistas etc), ou atrás de uma máquina de escrever/computador pra fazer um boletim interno (única missão de muitos QE)?

          Não conheci um QE sequer que abraçasse a instrução dos soldados, porque viviam dizendo que “não eram formados” para formar… não tiravam Cmt Gd porque estavam muito “veteranos” (isso era missão pra lobinho de escola ou temporário)

          Mal participavam de campos, quando muito arrumando as viaturas peça de museu ou operando aqueles Barulhentos geradores a diesel…

          Fui Ver Alguma Produtividade Depois Que Foram Promovidos A Segundos Sargentos (Promoção Por Dilmerimento). Claro, sempre em trabalhos burocráticos.

          Muitos tinham 6ª série do antigo primeiro grau…muitos nem sabiam fazer uma parte do serviço de Sgt de Dia (Guarda era para lobinhos, repito).

          Muitos passearam pelo EB, mas conheci raras exceções que trabalhavam e se dedicavam…

          Outros se dedicavam a fazer suas faculdades e “pós graduações” (que tanto usam como argumento de merecimento para o status de estabilizado sem concurso público).

          Já ouvi comentários estapafúrdios tipo “fazemos a mesma função de sargentos de carreira”, mas nunca estava disponível para ministrar uma instrução aos soldados…pois isso era coisa de Sgt de carreira/de escola…

          Tem um pessoal com memória curta, mas dou um desconto por conta da idade…

          Para aqueles que pegaram uma “pontinha” dessa reestruturação, o melhor a fazer é agradecer. Aos demais, e pelo bem de todos, é melhor rezar por reajuste de soldos urgentemente…pois promoção na reserva não vai rolar, pois se acontecer quero ser coronel pra ontem…

          1. Não adianta explicar quando esses QE colocaram na cabeça que estão em pé de igualdade com os de escola, eles acreditaram que apenas ao receber a divisa de sargento, o conhecimento e capacidade viriam por osmose, kkkkk.

          2. Comentários ridículos, que não levam a nada. Nunca vi tanta falta de respeito com seus companheiros. Fiquei com muito nojo. Não consigo me imaginar no convívio com pessoas com essa natureza, menosprezando o trabalho de seus companheiros.

          3. 70% dos de carreira que conheci no eB eram muito Ruims, quem metia a mão mesmo sempre foi o QE, nunca vi um de carreira cozinhando, arrumando viatura ou trabalhando no pelotão de obras os de carreira que conheci, com augunas exceções, eram Recalcado e com ciúmes do Qe, porque os Qes tinham moral com o comando e os de carreira só puxando saco de oficial e levando mixada.

    2. Segundo disse Bolsonaro a um Suboficial da Aeronáutica que seria bom que as forças armadas fossem para o regime geral da previdência social, pois quem sabe o Lula ou o próximo governo concretize a vontade do Bozo…kkkkkkkkkkk

      1. Você consegue perceber o que você escreveu? Entende que não tem a mínima lógica? Está dizendo que quem fez altos estudos foi contemplado e fez divisão na tropa, e a sua sugestão é que os soldos sejam diferentes só para aqueles que não conseguiram os altos estudos?? kkkkkkkkkkk Só pode estar brincando.

  1. A explicação é MUITO fraca para a sociedade e para os militares que nada querem saber, só se dar bem, e mais nada.
    Deve-se deixar claro que a “MP do Mal” do Fernando Henrique, de 2001, criou uma forte desestruturação da carreira entre os militares que tinham tempo para ir para reserva (incluindo os que já estavam) e os que tinham, ainda, muitos anos para servir. Resultando um desequilibrio remuneratório enorme para mesmas carreiras, que era uma grande injustiça.
    A Lei que criou a Reestruturação não foi para aumentar o salário dos militares, foi para acabar com desestrururação criada pela MP do Mal. Os mais prejudicados receberam uma remuneração maior e os que não tinham sido prejudicados na época do FHC, não ganharam nada, ou pouco.
    A REESTRUTURAÇÃO NÃO FOI REAJUSTE. REAJUSTE JÁ.

  2. Subestimar a inteligência dos outros é próprio dos Comandantes. Espero que em caso de guerra, não tentem fazer o mesmo.

    Reestruturação é o que a PM do RS fez. Acabou com as Graduações de Cabo 3°Sgt, Sub Ten, Aspirante e, Tenente é só Tenente. Ficou Sd PM, 2°Sgt PM, 1°Sgt PM, Ten PM. O Oficial sai da academia como Capitão. Isso é Reestruturação.

    Agora, o EB reestruturou o quê? As Praças estão achando que se deram bem, mas quando o Soldo for achatando, vai ficar ruim. Ano que vem, o Militar sai da escola com Soldo próximo a três salários mínimos…valorização igual a dos Pracinhas, depois de mortos.

    1. E vão ficar 35 anos com interstício entre promoção de 10 anos e nestes 35 anos a probabilidade de ir para o INSS é enorme. Nesta reestruturação is generais só pensaram em grana, mas não se preocuparam em amarrar bem juridicamente o que sobrou de benefícios, então por exemplo está vem próximo da perda da pensão para as filhas de quem manteve o direito e paga por isto, então se acabar as filhas dis praças Tb perderão mas não se compara as grande perda que as filhas dis generais perderam, salário de 39mil não acha em qualquer lugar. Em resumo as FFAA estão totalmente desmoralizados, herança do Bolsonaro e seus generais Gananciosos e covardes.

    2. A pior parte é que os percentuais de Habilitação estão vinculados aos cursos. E esses, são regulados por Portarias. Ou seja, qualquer dia desses, um General acorda mal-humorado e edita uma portaria suspendendo ou restringindo tais cursos. Isso para as praças, é claro. Os oficias continuarão com seu fluxo de carreira muito bem definido.

  3. Agora só falta destinar recursos ao menos para a reposição da inflação que corroeu os soldos militares. Os Sd, CB e Sgt, estão em situação de penúria. A ESA hoje se mostra o melhor cursinho para a PF e para a PRF, uma vez que estas instituições estão mais atrativas na questão remuneratório. Ou alguém t dúvidas que o Sgt com o tecnólogo não pensará duas vezes em migrar para as Forças Policiais. Tenho presenciado os Sgt migrando até para as policiais Penais de certos estados, impulsionados pelo desalento financeiro que se encontram no momento.

      1. Simples, porque é trampolim, você não entendeu a mensagem. O fato de ganhar para estudar e sair com o curso de tecnólogo abre portas para concursos melhores sem passar necessidades.

        1. Sim, eu entendi. Mas se ganha pouco e trabalha muito, procure outro concurso, deixe as FA para quem pretenda seguir carreira. As FA não são lugares para pontes, Trampolins para outros órgãos públicos.

  4. Reajuste linear soa como música Suave para meus ouvidos e como uma pintura de Monet para meus olhos. Que venham logo esses 9% da mais pura felicidade.

      1. Não entendo a parte da reestruturação que distancia um SO da reserva de um da ativa em 1.800 reais, Generais com 73% no salário, QEs com 0%, isso deveria ter sido melhor distribuído, porque uns Ficaram com mais, outros com nenos e outros com praticamente nada.

        1. A explicação é a mesma dada pelos militares da reserva que, em sua época, tiveram direito à LESM, posto superior, movimentação na passagem para reserva e promoção acima.

          1. Até 2000. Já se passaram 23 anos e os militares que foram para reserva até 2019 levou na cabeça na medida provisória 2015 e Tb ba lei 13954. Só quem se deu vem sempre foi os oficiais. Reestruturação de M*.

          2. Lembrando a voce que os Suboficiais que foram para a reserva entre 2001 e 2019, além de perderam a graduação Acima, não foi disponibilizado para esses o curso de Altos Estudos.

  5. Bolsonaro, Seus filhos e Hélio Negão são todos teaidores das Praças da Reserva e Pensionistas.
    Tomara que todos deixem de mamar nas tetas e peguem o caminho da rua.
    Quanto essa notinha mixuruca , lula Já disse que darua uma esmola, um calaboca.
    Notinha que nem recruta acredita.

  6. acredito que realmente haja interesse de lula em um reajuste para as forças armadas, vai atingir a todos mas ele não tem interesse de desagradar os generais e vai agradar os praças.

    1. Aí que você se engana, pois o Lula não precisa de favores dos generais e como já fez no passado abraçou as causas dos praças taifeiros da Aeronáutica que não tinham carreira e que chegavam até taifeiro Mor…eram equiparados a 3°sgt, mas o Lula não é o Bostanaro que não gosta de eleitor, então Lula em 2010 promoveu todos a Suboficiais, sendo que aqueles que já estavam na reserva antes da MP2215/2001 tiveram posto acima. O único presidente Anta que dividiu e destroçou as Forças Armadas foi o Senhor das Joias e rachadinhas do Bozo…infelizmente!!!

  7. O PresRep já disse que foi um reajuste travestido de reestruturação em coro com a ministra Esther ao MD, portanto, como Comandante Supremo está acima da cadeia de comando acredito nele, já sabia disso antes mesmo dele falar. Me compadeço com todos que ficaram a margem e que fala o contrário tem medo de perder a boca.

  8. Resumo de tudo:
    Altos coturnos 73% de adicionais e na hora do desconto para eles o mesmo do recruta.
    Na hora de votar seu praca burro vote em oficial q eles gostam de vcs e estao preocupados.

  9. Cadê a Nota do Comando da Aeronáutica? Lá tem Capitão ganhando disponibilidade de Primeiro-Sargento. Soltar nota como se a desestruturação fosse singular é fácil.

  10. Peguem o nome de qualquer sinhozinho do QAO ou coronel do QEMA que foi pra reserva antes de 2001.
    Vejam quanto tira no portal da transparência, o dado é público.

    Esse pessoal da reserva beijou demais, pra ativa ficou pagar essa conta e puxar mais 5 anos de serviço

    A nova lei apenas nivelou o que a ativa tinha, 30 cotas de anuenio, licença premio, etc.

    Incluo PENSAO VITALICIA PRA FILHA.
    Isso mesmo a filha dele ganha mais que vc que passou 35 anos tomando sol na cuca. Isso é justo?????? Mesmo posto e até a filha do companheiro que esta ha 20 anos reformado vai ficar melhor na fita

    E saiu caro saiu 5 anos a mais de sol na cuca

  11. quero só ver o choro da viuva desse STen Com CHQAO que fica tirando onda assim como outros que se beneficiaram da lei do mal 13954/2019, aí amigo já era!
    milico é o mais desunido que já vi, parte da culpa disso é do mitojoias, mas preparem-se, o dia dele e de sua linda esposa está chegando, o CIDÂO já acenou a delação e vai entregar de bandeja a cabeça dos mitojoias e todos vão se ver todo dia na papuda pegando sol e aí infelizmente vai ser a vez do gado ir lá ficar gritando com megafones como fizeram com o outro lá descondenado!

  12. Não foi reajuste pra quem está em baixo da pirâmide, mas pra vcs oficiais foi excelente, bando de sanguessugas e ainda mais aliado com esse nove dedos agora, já que Bolsonaro também ferrou os praças, nem sei quem é pior mais.

  13. O que aconteceu na verdade.
    Para aqueles oficiais da reserva que não tinham ECEME e para as pensionistas o “aumento ” foi menor que o aumento dos descontos, logo o líquido recebido atualmente não alterou, inclusive após a lei houve diminuição do líquido.
    O grande problema foi a Diferença criada entre pessoal da ativa e reserva quanto as gratificações. Oficiais da ativa com mais 26%?
    Quem mais teve vantagem foi o próprio governo que aumentou a arrecadação com o aumento dos descontos

  14. Negativo.
    Houve perdas sim.
    Os militares do quadro especial do exército não Foram comtemplados na Reestruturação, e com o aumento da pensão militar, tiveram redução de salário.
    Idem as pensionistas do mesmo Quadro.
    Simples.

  15. A Verdade seja dita, pois Essa restruturação acabou com a PARIDADE entre os militares ativa x reserva! De capitao a general a Restruturação foi uma maravilha; ja para os graduados quem se deu bem foram os suboficiais. Façam a pesquisa em duas fontes:
    1- no portal Transparência
    2- na planilha do binho

    Em ambos vcs podem constatar a Disparidade que essa Restruturação trouxe!
    Conheço um militar da FAB que antes de ir para reserva ganhava bruto 9.600,00, fez o curso Alto estudos e Passou para R$ 13.300,00 ( bruto), mas tem um detalhe, apos o curso de alto estudo foi para a RESERVA em maio de 2023!
    Mais um detalhe: no portal Transparência Brasil o Salário dele de R$ 9.600,00 ( antes da reserva) nao consta mais no portal, somente o Salário de R$ 13.300,00 apos a reserva! Está claro que è para esconder o Quanto ele ganhava antes do curso, mas que nada serviu pra força pq acabou indo para a reserva. Só foi para ENGORDAR O CONTRACHEQUE!

    1. Meu amigo, de onde você tirou que não existe mais paridade entre ativa e reserva? Os militares da ativa hoje são os da reserva de amanhã. Você não está satisfeito porque não aceita que os da ativa façam cursos que aumentem seus rendimentos, mas quando você foi para a reserva e ganhou mais do que um da ativa, não houve reclamação, não é verdade? Ou você acha que os da ativa de hoje conquistaram alguns desses benefícios? Não existe mais LESM, promoção na passagem para reserva, movimentação para a residência desejada na passagem para reserva, nem posto superior que muitos alcançaram quando exerciam funções de oficiais. Não se via nenhuma reclamação, não se mencionava a quebra de paridade, mesmo após isso ter acabado. Todos entendemos que foi AZM, por que agora seria diferente?

  16. Montedo escolhe o que postar, respondi a altura ao tal STen com CHQAO o qual tem raiva, ódio, rancor de QE, juruna sabe-se lá o porque, e o montedo vetou a resposta. falar o que do mitojoias e do lula se até aqui tem ditadura?

  17. A Reestruturação de carreira , trouxe beneficios em sua maioria , para o Escalão oficial Intermediario , Superior e oficial general . Está visivel essa situação . A meritocracia mesquinha , insensivel e deformada , se caracterizou na situação em pauta . Depois q viram a real condição do subalterno , nas graduações , depois da grita , houveram por bem , trazer a falácia dos 9% , concedidos aos civis . Deveriam naquela mesa de negociação , já terem participado efetimamente , pleiteando o reajuste. É isso .

  18. Sobre o QE deixo aqui uma realidade.
    Na verdade muito falam que QE não fizeram concurso público pelo menos na marinha do Brasil todos fizeram concurso mesmo aqueles que foram serviço obrigadorio porque no final do serviço, vc fazia uma prova interna para seguir carreira, no ano de 1998 a marinha não poderia mais engajar os militares do serviço obrigadorio, com isso todos os Cabos estabilizado foi deixado para ser do QE e aqueles que não tinha ainda estabilidade foi deixado para fazer prova de SG e assim se estabilizar. Então com isso muitos cabos da marinha foi prejudicado porque ficou como sargento do quadro especial. Agora querem colocar eles como o resto da tropa?
    São na verdade os mais conhecendo do serviço militar.
    Deixo aqui minha indignação ao irmão de armas.

    1. Se estiver se referindo ao Juruna da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais, até certo ponto, concordo com o fato de todos serem concursados. No entanto, como você bem sabe, a carreira é meritocrática e exige comprometimento. Quando se trata do Corpo de Fuzileiros Navais, essa abordagem é levada muito a sério. Atualmente, no CFN, existem provas para a promoção a cabo. No entanto, antes, no período de 1990 até 2010, se não me engano, as promoções para cabo dependiam apenas da pontuação acumulada na carreira. Após completar os cursos, os militares faziam concurso para se tornarem sargentos, após dois anos de interstício.

      Antes de 1990, não havia limite para o número de vezes que se podia fazer a prova, então alguns tinham a oportunidade de tentar até atingir a idade limite. A partir de 1990, as regras mudaram, e dependendo da turma em que o militar ingressasse, ele poderia fazer até 4 provas, sendo que a turma um era a mais prejudicada, pois só podia fazer 3 provas para não adquirir estabilidade. A cada prova perdida, diminuía-se a chance de sucesso, já que queimava-se uma oportunidade.

      Agora, eu pergunto, por que esses guerreiros que tinham oportunidades quase ilimitadas até a idade não foram promovidos? Vagabundagem, desleixo, burrice? Não podemos afirmar com certeza. Alguns disseram que, naquela época, devido à função, passavam a receber o salário correspondente ao posto superior e, como resultado, perderiam dinheiro ao cursar para sargento. Portanto, podemos concluir que a vida é feita de escolhas. Na época deles, todos fizeram as suas escolhas, e agora querem se fazer de coitados e injustiçados, sem assumir que tudo o que viveram foi resultado das decisões que tomaram. Então, combatente, arque com as consequências das suas escolhas, pois foram vocês que as fizeram.

  19. O ST aí falando dos QE e os SGT vão a oficial e vi muitos dos QE desempenhando função de Subtenente encarregado do Material e no Aprovisionador e como Sargenteante que eu mesmo desempenhei por 02 anos e meio porque muitos 1 Sgt não queriam a função e corria do pau! Tem que corrigir sim isso… Temos família filhos netos ou corrija a Lei e reajuste o Adicional de Habilitação ou reajuste os Soldos… Aqui ninguém ganhou nada de mão beijada não só na Selva eu passei 12 anos. Não queremos nada a mais não só o que e justo e digno! Respeitem os QE, pois ninguém ganhou nada de graça não, e outra coisa nem transferência eu recebi. Tenham mais empatia!

    1. Infelizmente é muito triste ver que passei 30 anos da minha vida convivendo com uma classe que hoje em dia acha que é melhor que a outra, se o QE fosse um militar desnecessário porque deixaram estabilizar e o pior, porque hoje em dia o exército está abrindo vagas para aqueles que tem somente ensino fundamental para funções específicas, e que na maioria eram feitas pelo QE? se liguem militar de carreira é muito bom para isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo