AM: general é preso em operação sobre extorsão a criminosos

Secretário de Segurança do Amazonas, o general Mansur era um dos alvos de buscas e foi flagrado com posse irregular de arma

Vinicius Sassine
MANAUS – O general do Exército Carlos Alberto Mansur, secretário de Segurança Pública do Governo do Amazonas, foi alvo de uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público que investiga extorsão a grupos criminosos na região. A Operação Comboio foi deflagrada nesta terça-feira (29).
Ao todo, a PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça. Entre os envolvidos nos supostos crimes estão integrantes da alta cúpula da segurança pública no Amazonas.
No caso do general Mansur, houve determinação de busca e apreensão, solicitada pela PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça), e prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
Além da busca e da prisão do secretário, policiais fizeram buscas em dois gabinetes da SSP (Secretaria de Segurança Pública) em Manaus. Também houve buscas em Apuí (AM) e em São Paulo.
A investigação é conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Amazonas. A PGJ ingressou no caso por haver envolvimento de autoridade com foro privilegiado. A PF foi acionada para atuar nas investigações em razão da suposta participação de policiais militares e civis.
Em nota, o Governo do Amazonas, comandado por Wilson Lima (União Brasil), disse que acompanha os trabalhos e que colabora com as investigações.
“O Governo do Estado reforça que não compactua com nenhum tipo de desvio de conduta dos seus servidores e que todas as providências necessárias serão tomadas”, cita a nota.
Segundo os investigadores, comboios de carros e viaturas da secretaria eram usados para extorsão de grupos associados ao tráfico, conforme os investigadores. Eles afirmaram, em entrevista coletiva à imprensa nesta terça, que uma organização criminosa dentro da Secretaria de Segurança Pública atuava para angariar dinheiro e para assegurar que não seriam descobertos.
Os crimes investigados são corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro. Integrantes da secretaria faziam uso de informações privilegiadas para abordarem organizações criminosas e se apropriarem de produtos do crime, conforme as investigações.
FOLHA

46 respostas

  1. Para o ministério publico e PF fazer ação contra a cúpula de Secretaria de Segurança Publica de um estado que é comandada por um general, as acusações tem que ser grave. A principio o mandado era de busca e apreensão, mas a prisão se deu por porte de arma. Um dos seus assessores junto a secretaria era o seu filho. Aos fatos, paira sobre a cúpula da SSP desde o ultimo secretario do mesmo governo, nas apreensões de “ouro ilegal” realizada pela policia, esse material era destinado para a cúpula da SSP que então dava um outro destino. Essa era uma acusação que pairava sobre a cúpula da gestão anterior. Parece que com o general no comando da secretaria, isso não acabou, continuou, por isso a ação do MPF.

  2. Enquanto estavam dentro dos quartéis brincando de guerra, eram figuras extraterrestres eivadas de sentimentos nobres e Patriotismo. Eram arautos da decência e probidade e se Sócrates só sabia que nada sabia, eles tinham outra forma de pensar a agir: só sei, que tudo sei.

    Militares são iguais a qualquer cidadão, e assim devem ser tratados pela justiça e pela sociedade.

    O STF em decisão nada técnica, decidiu, em desconformidade com a CF, da vontade do Legislador e completo desconhecimento real sobre o assunto que, a GCM faz parte da Segurança Pública, algo que ela na prática, por impulso próprio e omissão das autoridades competentes . Em uma decisão política, trouxe a população e a própria GCM a incerteza de sua área de atuação, se em relação a bens e serviços ou uma mini PM civil, uniformizada, sem preparo e treinamento, a serviço do político da vez.

    STF, o Legislador.

  3. Olha, se o PGR, como um todo, tivesse executado sua função constitucional não estaria ocorrendo tudo isso aí. O Bozo, Pazuzu e cia já estariam inelegíveis ou presos e toda essa cólera contra as Forças não existiria. Aliás se for um pouco mais na história, se o EB ou MPM ou JMU tivessem condenado o bozonaro, ele estaria inelegível lá atrás e isso tudo não estaria ocorrendo. Como um simples ser inumano pode fazer tanto estrago assim.

  4. Batalhões de Engenharia – Hospitais militantes – IME.
    Licitações de proteses penianas, azulzinhos.
    Leite condensado, filé mignon e chicletes.
    Compras de vacinas superfaturadas/gestão Pançuello.
    Minuta de intervenção branca.
    Reestruturação da carreira-deles.
    O que mais falta?
    Nada, batemos no fundo do poço e continuam cavando.
    Em Virtude Dos Délitos Destes Inconsequentes.
    Já retornará A Ladainha Detestável E Abominável Da ‘Imprensa Marrom/Canhota’.
    Da “Necessidade” inadiável Da Sociedade Discutir:
    – Afinal, Qual É O Papel Das Forças Armadas No Brasil Hoje?

    1. ÚNICA coisa absoluta nas FFAA, é:
      – Praças servem a MB, EXÉRCITO e FAB, fato.
      – oficiais superiores se servem das FFAA, indiscutível.
      Qualquer coisa além disso é conversa fiada.

    1. Registradas sim, mesmo tendo sido comprada tem que haver o documento que comprove o porte, afinal existe uma quantidade de armamento autorizada, se não cada um teria um arsenal em casa.

  5. Conselho de Justificação.
    Corporativista STM.
    TJ-estaduais e STF.
    Condenar UU.
    Prender Bolsonaro e seus comparsas fardados.
    Encarcerar criminosos das FFAA a penas superiores a 2 anos.
    A condenação do bando criminoso é urgente e necessário.
    Tudão bandidos.
    Nem Jesus salva!

  6. Os imaculados da AMAN, que empunham a espada de Caxias, coitado do Caxias, ultimamente esta feia a coisa. O General Thomaz falou que tem um Capitão preso por trafico de Drogas, tenente preso por sequestro Relâmpago. Fora a familia Cid agora o general preso com arma sem registro, etc ….

  7. Não houve pedido de prisão nem para Secretario, General Veterano Carlos Alberto Mansur e nem para seu filho, Victor Mansur, ex-chefe do Neot (Núcleo Especial de Operações de Trânsito).
    O que aconteceu é que membros da PF e do GAECO, ao cumprir mandado de busca nas dependências da SSP/AM foi acompanhado pelo General, o q é o correto, entretanto, houve desentendimento do Delegado da PF q possuía o mandado e o General Mansur. No momento o General estava de posse com uma arma da SSP e o General fez-se acompanhar até a sede da PF para formalizar o BO e a apreensão da arma. O General Mansur pagou fiança e retornou para SSP/AM. Ressalto q a esposa do General Mansur é Delegada aposentada da Polícia Federal e possui desavença com o Superintendente da PF/AM. Quanto ao Victor Mansur, ex-chefe do Neot, filho do General Mansur, a PF/GAECO possui tb mandado de busca em dois endereço do Víctor, um em Manaus e outro em SP. Victor não estava bem em um e nem no outro endereço, a exigência era de que ele deveria se fazer acompanhar nem uma ou outra busca.
    Há uma guerra interna para demissão do General Mansur e emplacar a Deputada Alessandra Campelo na SSP/AM.
    A Operação da PF/GAECO se refere a extorsão, peculato e lavagem de dinheiro junto a um posto de combustível, envolvendo transporte de ouro e mercadorias apreendidas. Os envolvidos são POLICIAIS Militares e Civis do AM que eram lotado no setor de inteligência e de operações de trânsito, este último foi chefiado por Victor Mansur, filho do General.
    Daí vcs tirem as conclusões, a ideia é desgastar o General Veterano Mansur e atingir familiares. A prova disso é q o Delegado deu ordem de prisão para General por portar uma arma da SSP/AM, alegando porte ilegal. A Lei não fala sobre porte de arma institucional de membros da instituição. Um absurdo a atitude covarde do Delegado.
    A sorte foi q a equipe da PF/GAECO pegou um General polido, de paciência grande. Se pega um de pavio curto haveria um desentendimento institucional grande, e não ia acabar bem.
    Apesar da voz de prisão dada pelo Delegado ao General Veterano Mansur por porte de arma, o General não entregou a arma e acompanhou toda equipe até a sede do GAECO, lavrado a ocorrência o General retornou a SSP com a arma. O q foi feito foi um TCO com o registro dos fatos. É para inglês ver, a onda é desmoralizar, e isso não vai acabar bem.
    Acredito q as forças políticas q sustentam o Governador Wilson Lima vai optar pelo afastamento do General Veterano Mansur da Secretaria. Mesmo pq o Governador quer a PF/GAECO longe do seu governo.

    1. enfim foi preso em flagrante.
      Quis se desentender logo com um delegado da pf achando que estava falando com um coronel ou sargento, deu nisso.
      Flagranteado, fichado, preso e conduzido, afiançado, agora só se defender do processo criminal, bom que descobrem que não tem hierarquia entre os civis, eles arrocham de cabo a marechal e não sabem nem a diferença

      1. Isso foi igual ao Vice Almirante Otto da Eletronuclear que se escondeu em um quarto armado e disse que ninguém entraria lá se não metia bala – palavras dele – que só saia de lá escoltado por outro Vice Almirante mais antigo, o Delegado da PF disse que se não abrissem arrombaria a porta e se ele atirasse teria revide e qual foi a reação do leão? Abriu a porta mansinho e foi algemado e preso. Assim são os Leões oficiais generais.

    2. Ao Anônimo de 30 de agosto de 2023 às 12:35, Tem muita lógica tua informação que deixa transparecer possível retaliação, pois aos grupos associados ao tráfico nada foi investigado no relato do jornalista Vinicius Sassine da Folha. Está parecendo briga por poder, controle de território, haja vista a ação das ONGs internacionalistas nessa região.

  8. Vamos voltar pra dentro do quartel.
    Fazer powpow e temer a invasao do pais vermelho.

    Estao descobrindo oq só a gente sabia.

    Temos que voltar logo, ai ngm sabe

  9. Que se faça uma limpa nas Forças Armadas, para aqueles que estão envolvidos em ilicidos, Agora ,Soldado Antigo, Cabos e Sargentos, pagar por isso esta errado, que se dê aumento somente para os praças, nos temos familia, aluguel para pagar, QUEM FEZ A REERESTURAÇÃO DE CARREIRA, ESQUECEU DOS PRAÇAS, TRISTE NÃO

  10. Eu nunca imaginei que fosse estar vivo para ver a verdadeira máscara desses vigaristas caírem.

    Uma coisa boa o Bozo fez: mostrou para a sociedade quem são esses golpistas.

    1. Desde a Escola Preparatória, são diversas peneiras que um general se submete. A Academia Militar, berço de heróis, a EsAO, a ECEME, e análises de conceito diárias ao longo de décadas a fio, quando adquirem os conhecimentos necessários para gerir nossa instituição.
      Nossos Generais são o que melhor a Força produziu. Essa não é a primeira crise que o Exército de Caxias entra, e como em todas as outras, sairá invicto.
      Devemos confiar no preparo, principalmente no que é ensinado na Escola de Comando.
      Nossos Chefes de ontem, hoje e sempre saberão como vencer todo e qualquer desafio. Foram forjados para isso.
      Jamais percamos a fé em nossa Instituição.
      Não Provas, Apenas Investigações.

      1. heróis de que mesmo ?

        Nunca tiveram no teatro de Operações, em uma missão real. Só sabem vomitar demagogias para a tropa.

        “Nunca serão” !!!!

          1. Suas operações reais:
            Matar o mosquito
            Levar água no norte
            Formatura pro general

            Brincar de ser pm por um dia.

            Se vc acha que fez por uma semana patrulhamento ostensivo, sem matar nenhum marginal (medo de ipm, imagem institucional, etc), vc é um sonhador.

            Um cabo da pm então tinha que ser cmt EB pela experiência.

            Eu fui nesse faz de conta de intervenção, os caboclos tinham tanto medo que a delegacia de polícia judiciária militar era todo mundo desarmado, ordem do coronel.

            São uns piadistas de stand up

      2. Confiar? O Sr. deve estar de brincadeira o quanto de General inativo envolvido e quando conseguirem abrir o celular do General da RRm Cid, aí que a casa cai de vez. Escola não ensina caráter e sim a família se pessoas são degeneradas, uma escola militar por mais rígida e de princípios não vai melhorar a quem já está inclinado ao delito, seja pequenos , médios ou grandes, até aquele pequeno abuso de autoridade. Ninguém faz ou libera a fera dentro de nós, nós mesmo a liberamos. O que o aprendeu há décadas, hoje se perdeu, infelizmente.

      3. Coronel, com todo o respeito, o problema é a matéria-prima que entra nessas escolas.

        Ora, se para chegar no “topo” se passa por todo esse funil difícil, como explicar que um general acaba fazendo o que esse aí fez, segundo o que se noticia?

        Ele não se fez desonesto de uma hora para outra.

        E não esqueçamos do outro que já colava nas provas quando ainda esquentava os bancos escolares como cadete.

  11. Já escrevi em outros post e repito: a pior politização nas FA é essa promiscuidade chamada eufemisticamente de relações Institucionais entre generais ou comandantes de OM e políticos.

    Esses senhores usam a Instituição para se promover junto a parlamentares e governantes com o intuito de serem lembrados quando na Reserva para assumirem cargos comissionados nos Governos.

    Olha aí situação desse general que foi preso ontem.

    Mas essa politização eles não vão acabar. Tem que manter a cereja do bolo responsável em aumentar os proventos da Reserva.

    Brasil, uma Republiqueta em construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo