Movimentação de radicais sobre 7 de setembro causa apreensão nas Forças Armadas

Bolsonaro discursa para milhares de apoiadores em Copacabana durante o 7 de Setembro — Foto: Rodrigo Abd/AP

O desfile de 7 de setembro passou a ser mais um foco de atenção nas Forças Armadas. Há a preocupação na cúpula das Forças de que radicais busquem causar tumulto durante o evento

Bela Megale
O motivo são as diversas mensagens publicadas por apoiadores de Jair Bolsonaro nas redes sociais das Forças, sinalizando que farão protestos durante o desfile.

Desde que Lula tomou posse como presidente e o golpe de Estado não se consumou como os radicais queriam, as redes sociais das Forças passaram a receber um grande número de postagens de pessoas de extrema direita com críticas.

Sobre o 7 de setembro, tem gerado alerta nas Forças Armadas o número de mensagens em suas redes, nas quais pessoas afirmam que levarão melancias para o desfile. A menção sobre a fruta é usada de maneira pejorativa para se referir a membros das Forças, por ser verde por fora e vermelha por dentro, e ganhou impulso com a posse de Lula.

Nos anos do governo Bolsonaro, o 7 de setembro sempre foi data de grande tensão institucional, devido às ameaças golpistas que o próprio ex-presidente fez ao longo de seu mandato. Foram recorrentes os ataques de Bolsonaro ao Judiciário e a ministros como Alexandre de Moraes em declarações para multidões, além da tentativa do então presidente de capturar a data da independência do Brasil para si e seus apoiadores.

O Globo

26 respostas

  1. Apreensão maior deveria causar a todo o país o projeto de Lei que condena quem criticar ou ofender o Presidente da República, Presidentes da Câmara e do Senado e ministros do STF.

    Isso sim é uma prática de um Estado Fascita.

    Enquanto isso a população acéfala está preocupada em comprar uma roupa rosa para assistir a Barbie.

  2. Nem vale a pena sair de casa pra ver um bocado de soldados desfilando.
    Quanto mais ir protestar contra algo que não prestam, o que é ruim se destrói por si só.

    1. Não entendi pq a publicação tendencioso falando sobre golpe e golpistas? Este é o resultado do medo que a esquerda aliada ao STF inseriu nas pessoas e este site pelo visto Tb está apavorado agradando com matérias deste tipo pra não sofrer represálias. Pais de covardes !!

  3. Não precisa jogar melancia!! Já recebi em varios grupos de militares da ativa e Reserva ( e de civis também ) que já está em curso uma Campanha para ninguém comparecer nos desfiles … vai ser arquibancada vazia

    … talvez só irão os QE toscos Que Votaram no presidiário atrás de aumento … e praças mais toscos ainda que São os da Marinha …

  4. Se querem fazer tudo bem, desde que avisem com antecedência ao poder público para que separe local adequado, para não atrapalhar a quem tem civismo e o faça de acordo com as leis vigentes, pois assim e garantido na Constituição, todavia se vierem a pedir coisas criminosas cadeia em todos eles, até que não exista mais nenhum golpista a vista.

    1. Copiado! Foi tudo copiado!A história se repete em ciclos e nunca será diferente quando os opostos, em lugar de dançar, resolvem duelar. É assim que a civilização avança quando intentarem te bloquear de acessar a internet, impedir reuniões, etc.

      Atrás de portas fechadas,
      à luz de velas acesas,
      entre sigilo e espionagem,
      acontece a Inconfidência.

      Liberdade, ainda que tarde,
      ouve-se em redor da mesa.
      E a bandeira já está viva,
      e sobe, na noite imensa.
      E os seus tristes inventores
      já são réus — pois se atreveram
      a falar em Liberdade
      (que ninguém sabe o que seja).

      Liberdade — essa palavra,
      que o sonho humano alimenta:
      que não há ninguém que explique,
      e ninguém que não entenda!

      E a vizinhança não dorme:
      murmura, imagina, inventa.
      Não fica bandeira escrita,
      mas fica escrita a sentença.

  5. Com percentual de 36% de jovens com idade entre 18 e 24 anos sem estudar e trabalhar, Brasil é o prato cheio para adoção de jovens pelo tráfico, já que trabalhar precisa de experiencia e no quartel o jovem ganha uma mixaria e ainda está sujeito a morrer nas mãos de chefes autoritários que colocam carga de elefante sobre os jovens sem treiná-los adequadamente.

  6. E os infantes continuam falando em “gorpe”: É gorpe, é gorpe! Bolsonaro tentou dar um auto golpe em 4 anos de governo? Putz… haja infantilidade!

  7. As autorizações de importação de armas no Brasil bateram recorde no primeiro semestre de 2023, no governo Lula da Silva.

    Ao todo, foram autorizadas no período de janeiro a junho deste ano a importação de mais de 91 mil armas, de acordo com dados do COMEX STAT, portal de estatísticas de comércio exterior do Brasil.

  8. Seria mais uma oportunidade de ouro para o atual Governo disseminar mais Narrativas de “Tentativa de golpe de Estado”.

    A Direita, os Conservadores e Liberais brasileiros são muito imaturos mesmo.

    1. Pois é….7 de setembro será um excelente dia para os Oportunistas colocarem as Forças Armadas nas cordas!
      A Tropa vendo que Lula está sendo mais do mesmo (nem Migalhas dará) poderá perigosamente ouvir essas vozes o que não é bom para ninguém!
      A política de desvalorização Dos militares implantada por Lula, repetindo o Rancor do passado, é terreno Fértil Para esse pensamento ideológico nefasto!!!

      1. Que nefasto? Lugar de ladrão e seus acólitos é na prisão, apesar de que eles têm orgulho de ser chamados de comunistas e adorarem Fidel, que não prendeu seus inimigos, e dizem querer extirpar os que não compactuam com eles.

        1. Qdo falam em ladrão eu não sei se é o ladrão de jóias ou o ladrão de corações o nove dedos ..
          Todos têm o mesmo modus operandi, MENTIR COMPULSIVAMENTE.
          Escutei de um cristão verdadeiro uma explicação que não me sai da lembrança:
          – lula representa a corrupção moral de SODOMA, traz consigo práticas contrárias ao cristianismo…
          – Bolsotrevas, por sua vez, representa a opressão do pobre tal qual foi feito no Egito pelos sanguinários de faraó; maltrato, ódio, maldade e toda sorte de engano é próprio dessa cultura faraonica onde se privilegia uma minoria em detrimento da desgraça da maioria, isso resume o bolsinarisno uma espécie de anti Cristo.

          1. Tá maluco? Desde quando reduzir impostos, liberar as águas do São Francisco, contratar ferrovias, construir pontes, eliminar DPVAT, aumentar a validade da CNH, etc é em favor de minorias?

  9. Para quem expurga o EB do controle de armas e tenta eliminar as escolas cívico/militares é evidente quem são os radicais. Toda essa narrativa não passa de manipulação semelhante ao ocorrido em dezembro e janeiro com a participação de centenas de Black Blocs incendiários para culpar os incautos. Essa convocação pode ser mais um tiro no pé. Talvez seja melhor ficar em casa.

  10. O conhecedor das leis, NÃO se esqueça que as práticas Nazistas estavam na lei.

    Inclusive a escravidão estava na Constituição de 1824.

    Então meu “amigo”, fazer o que está na lei nem sempre é o recomendado, a não ser para um alienado que acha que TODOS devem ser tutelados por leis políticas.

    Obs:NÃO venha com este papinho ridículo de Estado democrático não. Estado são as pessoas e ponto final.

    Quando eu ataco o Alexandre de Moraes eu ataco a pessoa e não a Instituição. Quando eu ataco o deputado do dólar na cueca, eu ataco a pessoa e não o Parlamento, quando eu ataco o Lula, eu ataco a pessoa e não o Executivo.

    Se bem, que acéfalos como você, acham por exemplo que o Pelé e o Edson são pessoas diferentes. Aí fica difícil de dialogar.

  11. O pilar da democracia é a participação popular em suas mais diversas formas, como por meio direto – P. Ex. manifestação – ou de seu representantes. Tal pilar deve ser Garantido A MINORIA DOS CIDADÃOS, sob pena de outras coisa que não seja democracia. Como direito fundamental, devendo ser garantido pelo Poder Público, os manifestantes devem observar requisitos como dever de informar local e horário antecipadamente, para que não ocorra manifestações diversas na mesma localidade e que a administração possa garantir o direito apontando outro local para não atrapalhar trânsito ou eventos e desde que a manifestação não seja para propalar crimes e de forma ordeira. Cabendo ao Estado o rigor a quem não o faça de acordo com legislação vigente. Portanto, é direito da minoria se manifestar, observados os aspectos já relatados.

    1. Quem nasceu primeiro, o povo ou o Estado? Quem estabeleceu representantes para cuidar da republica? Quem destronou reis e rainhas, ditadores e déspotas, ao longo da história? Onde foram parar as riquezas dos mortos, acumuladas por saqueadores, piratas, bucaneiros e ladrões dos povos?

  12. Não vejo problema nisso.

    É só fazer o que sempre fizeram com o pessoal do GRITO dos EXCLUÍDOS. Porque vão vestir verde e amarelo terão tratamento vip?

    1. Foi- se o tempo em que assistir ao desfile de 7 de setembro era uma data esperada e com orgulho. Tudo passa. Agora é só desprezo. A que ponto chegaram. MDs!!!!

  13. Pode deixar nos praças que somos 82% da tropa Traído por generais e bolsonaro e seus bolsonaristas fuzilaremos todos esses golpistas traidores e Só pedir.

  14. O Glorioso e Invicto Exército de Caxias debelou, ao longo da história, todas as crises de nosso país.

    Nada arranhará sua imagem, nada nem ninguém. Ela nunca foi arranhada.

    Confiemos nos nossos Chefes, de ontem hoje e sempre. São várias peneiras para chegarem onde estão.

    A Academia Militar formou, forma e formará os maiores líderes desse país. Confiemos neles, senhores

  15. “Nos anos do governo Bolsonaro, o 7 de setembro sempre foi data de grande tensão institucional, devido às ameaças golpistas que o próprio ex-presidente fez ao longo de seu mandato”. Tu fica um tempo sem acessar esse site aí clica numa notícia e lê esse trecho. Fica difícil voltar nesse site tão cedo, pois só tem notícia de páginas da globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo