Após aceno às Forças Armadas, Planalto libera benefícios e faz promessas para polícias civil e militar
Segundo integrantes do governo, durante os últimos dias, ministros tiveram conversas com representantes das polícias para debater demandas
Larissa Rodrigues, Leonardo Ribbeiro da CNN
Brasília – Após uma sinalização do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a ampliação do orçamento para as Forças Armadas em 2024, agora, o Palácio do Planalto deve voltar os olhos para as demandas de policiais militares e civis.
Segundo integrantes do governo, durante os últimos dias, ministros tiveram conversas com representantes das polícias para debater o assunto.
A primeira sinalização do Planalto de que pretende melhorar a relação com os agentes foi a liberação, via medida provisória (MP) publicada na última terça (18), de um reajuste médio de 18%, em duas parcelas, para policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal.
Além disso, no Senado Federal, já chegou o recado de que o governo está de acordo com a aprovação da Lei Orgânica da Polícia Militar. A matéria pretende normatizar as polícias e os corpos de bombeiros militares, com regras que tratam do número de efetivo, material e garantias legais das categorias.
Uma das medidas previstas, apoiada pelo Planalto, é a criação de um conselho de comandantes das polícias estaduais. O grupo seria responsável pela interlocução de demandas administrativas junto ao governo federal.
A proposta era vista com cautela por governadores, com o receio de perda do controle das corporações.
No entanto, de acordo com pessoas próximas ao presidente Lula, a situação foi contornada com ajuda dos articuladores do governo.
Outra discussão que estaria avançada é a definição de percentual mínimo de 20% das vagas nos concursos para agentes mulheres.
Quanto às regras de atuação das policiais ambientais, ainda serão tratadas junto com as bancadas.
De toda forma, a mensagem de que o governo apoia a normatização — uma das principais bandeiras da bancada da segurança pública no Congresso Nacional — é vista como mais um sinal de que o Planalto vai tentar melhorar a relação com as policiais antes das eleições municipais de 2024.
CNN Brasil
42 respostas
E para as FFAA que estão sem reajuste desde Set 2016 ???
Não teve inflação no período?
Se arrependimento matasse, teria muitos graduados e pensionistas nós braços do Criador. Aquele deputado, que ficava em frente ao Primeiro Distrito Naval pedindo votos e prometendo anular os efeitos da MP do Mal, não só deixou de cumprir as promessas, como produziu a Lei do Mal, que jogou o seu eleitorado mais fiel no fundo do poço.
Aquele deputado so ajudou os melancias.
A tropa ficou a ver navios….é isso
Cadê os Cmts para brigar por sua tropa, que em sua maioria não recebe diárias para completar a defasagem salarial ?
Comandantes? Que Comandantes? Um dia tivemos isso? Temos chefes e quem tem chefes não tem líderes, muito menos Comandantes.
Kkkkkk. Os comandantes estão com as burras cheias. Graças ao Bolsonaro.
Nunca brigaram pela tropa. Agora que não vão mesmo.
Será que os generais, Brigadeiros e almirantes não vão lutar pela “Família Militar” ?
quando isso aconteceu?
Eu não confio em contos de fardas.
“ACENO”????
Aumento no orçamento, pra quê???
O que adianta melhorar os equipamentos se o material humano está jogado às traças!!!
Lula continua sendo o pior presidente na história para os Praças Das FFAA!!!
Nem “migalhas” está Concedendo!!
Fica de birra com os generais mas quem sofre são os soldados, cabos, Sargentos e Subtenentes!!!
Enquanto pensar assim, a Caserna continuará um ambiente perfeito para oportunistas como Bolsonaro agir e isso é extremamente perigoso!!!
Acabamos de receber 73% em julho, e você já quer aumento em agosto.
Fomos os únicos funcionários de Estado Contemplados Com reajustes durante o governo Messiânico.
Lamba os beiços!
Bolsonaro, meu malvado favorito.
Quem dissequw votei em Bolsonaro QE???
Acho que vc é infiltrado aqui!!
Que militar teria moral para pedir aumento para o Lula ? A carreira militar foi reestruturada no último governo e a mídia bombardeou a opinião pública com a idéia de que militares (“todos, todas e todes”) encheram o bolso de dinheiro. Portanto, segura o choro porque a desgraça salarial ainda ganhará tonalidades apocalípticas.
Estamos ferrados com esse presidente e esses três Comandantes de forças.
Os comandantes das FFAA já Disseram que o salário dos militares está muito bom e que o presidente poderá ficar tranquilo em seu primeiro mandato no que se refere a concessão de “MIGALHAS”. Ponto final.
Dia 25 de agosto teremos ótimas notícias aguardem.
Kkkk
Lula nem Migalhas nos dará!!
Esse é o pior presidente para os Praças Das FFAA!!
Esqueçam, porque já esqueceram dos militares.
Lula Deveria apreender Como os governadores!
Enquanto esses tratavam seus efetivos com indiferença, frequentemente, haviam motins nos Estados e outros casos de indisciplina!
Depois que os governadores passaram a pagar melhor os seus efetivos, principalmente das baixas parentes, nunca mais ocorreram atos de indisciplina nas PMs!!!
Agora, se permanecer essa política de perseguição às FFAA com consequências devastadoras principalmente para o elo mais fraco (Praças), a Caserna continuará sendo um “prato feito” para oportunistas como Bolsonaro!
Apesar dos graves erros, a reestruturação mal ou bem trouxe benefícios a uma parcela do efetivo, porém Lula só nos trás lembranças ruins!!
Enquanto os civis fartavam-se em aumentos salariais robustos e reestruturações vantajosas para os militares das Forças Armadas sobravam “migalhas” divididas em vários anos…
Nosso presidente Lula conversou (em off) com o MD e fez a seguinte colocação: – “Tudo que preciso resolver na questão salarial dos militares é reparar a injustiça feita com aqueles militares que não ganharam nada.”
Se até a PMDF que cagou no p@u ganhou, não tem desculpa agora, alô comandantes!!!
Domacles, após oficial da PMDF comandar todo mundo, ganhou 18%de aumento
Kkkkk…
Choro é livre e a opinião verdadeira também! Iria querer que a PM desmontasse acampamentos protegidos pela CF de 1988 e por Generais ….KKK…bebeu, foi ?!! Quem é pago para fazer a proteção exclusiva do Planalto, a PM ou o GSI??? PM é para Combater Traficantes, assassinos,Viciados arruaceiros, inibir Estuprador, marido
Violênto e marginal que bate em mulher , cuidar de prédios públicos não seria função do Exército e da Guarda Municipal?!
meu caro a PMERJ qdo rola briga no maracanã dispersa os vândalos fácil, a pMDF poderia mto bem ter impedido aquela turba de chegar aos prédios públicos, cagaram no p@u sim
Domacles, vejo que vc não entende nada de manifestação e de torcidas organizadas, primeiro a questão de torcidas organizadas a PM dá pau do início ao fim, e eles nunca ficaram um dia em acampamento em área militar sob comando de General, segundo ponto as pessoas que de verde e amarelo estavam protestando, na sua grande maioria eram empresários, professores, Militares, enfermeiros, idosos etc. Então não vem com essa que se dispensa rapidinho, porque vc sabe dos empecilhos e da burocracia que foi ter a PM que agir sozinha neste contexto que envolvia áREA de responsabilidade exclusiva da União …
Domacles, comparou duas situações que desconhece, deixe de ser muita teoria e pouca prática, ligar com torcidas organizadas onde a Polícia sabe que terá que dar pau, bala de BORRACHAs, gás, etc, com uma situação onde tinha pessoas com emprego fixo, direitos, e tudo mais, Logicamente que a PM não iria fazer a fubyde todas as instituições do país, né meu filho!
Gen Ex já tá no teto, então esquece o aumento
Vergonha, temos Cmt que só se preocupam com obras no quartel para ajudar amigos
Nossos líderes estão atentos no Congresso! Pazuello, Hélio, Monteiro e Zucco, todos imbuídos em prol da tropa! O Alto Comando após falhar na tentativa de golpe agora falhará! Dará mais um golpe na tropa!
Bolso trevas deixou os da base no barro🤣😂🤣bem feito cambada de baba ovo de oficial, praça é raça f…
Os panelaços irão voltar.
Quem deveria nos valorizar ou seja tinha o poder e a caneta na mão. Não Todos sabem quem e. Agora estamos a Mercê da própria sorte
Não se preocupem, o nine será condescendente com os militares, mesmo tendo sido projetado por alguns um golpe nele, mas ele sabe que a grande parcela das Forças é constitucionalista e portanto já está sendo gestado um reajuste com escalonamento, onde as classes mais abastadas terão uma porcentagem menor. Não se preocupem, mas somente no próximo ano. Portanto, continuemos sendo profissionais e deixemos o bozonaro nos confins da história sendo substituído por poeira
Desse governo não espero nada de positivo
Reestruturação não é reajuste anual.
Não temos presidente, não temos comandantes, estamos ferrados de novo nas mãos desses comunistas, vão deixar a tropa na miséria.
ÚNico comandante de verdade , Almirante Garnier. Parabéns pelo seu caráter…..
Vc já viu aquele filme , as Mulheres de Sgts correndo atras do Presidente Lula, quando ele, estava no segundo Mandato, Pois,é pode acontecer de novo, esse vexame. porque esta dificil à situação dos QE, pensionistas e pessoal reformado, até parece que não pertecemos à Familia Militar. Triste Não.
esqueçam Bolsonaro, ele teve oportunidade de resolver a respeito salário dos militares e não fez e ainda ameaçou inss.
o presidente queiram ou não é o Lula e só dele podemos esperar reajuste é a ele que temos que pedir.
Bolsonaro não deu reajuste para NENHUMA categoria do funcionalismo, NENHUMA ! Bem ou mal, não fomos discriminados. Agora não, somos a ÚNICA catetoria que não teve reajuste.
Será que o MD apresentou proposta no orçamento da União 2024 para reajuste dos soldos dos militares? se não houver pressões e questionamentos aos comandos das forças e ao próprio MD 2024 será mais um ano sem reajuste nos soldos…
não creio que o md tenha apresentado qualquer proposta, eles estão satisfeitos e não querem se indispor com o Lula
A caneta BIG acabou a tinta. kkk.