Operação do Exército coloca quase 200 homens para combater crimes na fronteira do Acre
A ação foi coordenada pelo Ministério da Defesa, com ações da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira
Matheus Mello, ContilNet
Feijó (AC) – O Comando de Fronteira do Juruá, pelo 61º Batalhão de Infantaria de Selva no período de 18 a 23 de junho de 2023, realizou ações militares preventivas e repressivas, através da Operação Curaretinga II, parte da Operação Ágata, coordenada pelo Ministério da Defesa, com ações da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em operações de combate a crimes na faixa de fronteira.
A operação foi realizada no município de Feijó e nas redondezas do Vale do Juruá. Foram 180 agentes, que realizaram diversas patrulhas e postos de bloqueio e controle de vias terrestres e fluviais. Os militares organizaram ainda 330 revistas em busca de ilícitos e foram executados mandados de busca por crimes de tráfico de drogas.
Além da repreensão de crimes ambientais e tráfico, a operação do Exército, assim como é rotineiro, realizou também ações de assistência social, como atendimento bucal, de saúde e vacinação nas comunidades indígenas e ribeirinhas do Acre.
A operação foi realizada em cooperação com o Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal, Polícia Federal, Grupo Especial de Operações em Fronteira, Polícia Militar do Estado do Acre, Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá, Polícia Civil do Acre e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).