Exército vai participar de treinamento com militares da Nicarágua

TREINAMENTO - Tomás Ribeiro Paiva e Comando Militar do Sul trataram da Operação Paraná III com o governador Ratinho Jr (Reprodução/Reprodução)

Força chefiada pelo ditador Daniel Ortega já marcou presença na 1ª etapa do exercício que simula ajuda a país fictício em situação de instabilidade política

Ricardo Chapola
O Exército vai realizar em agosto deste ano um treinamento militar do qual devem participar representantes das forças da Nicarágua, país governado pelo ditador Daniel Ortega. A “Operação Paraná III”, como foi batizada, é organizada pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), órgão internacional que visa aumentar a cooperação entre as forças dos países do continente.
A CEA possui 23 países membros. Além de Brasil, Nicarágua e Venezuela, fazem parte do grupo os exércitos da Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Bolívia e Chile O órgão atualmente é presidido pelo general Tomás Ribeiro Paiva, comandante do Exército brasileiro.
Uma das iniciativas tomadas pela gestão brasileira na conferência foi justamente a “Operação Paraná III”. Na primeira parte do exercício, realizada no ano passado, em Cascavel, exércitos de 12 países marcaram presença: Chile, Colômbia, Espanha, Argentina, Equador, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Uruguai. São, aliás, chamados de “nações amigas” em matérias institucionais sobre a operação divulgadas na época.
O exercício consiste em uma simulação. Os organizadores criaram um país fictício que enfrenta instabilidade política, econômica, social, além de sofrer com catástrofes naturais, localizado na América do Sul. A ideia do treinamento é preparar os exércitos caso sejam eventualmente acionados para atuar em situações como essas.
A confirmação da segunda etapa da “Operação Paraná III” foi feita pelo Comando Militar do Sul, chefiado pelo general Pires do Nascimento. Ele e Paiva, o comandante do Exército, trataram do assunto em reunião com o governador Ratinho Jr (PSD) na sexta-feira passada.
veja

13 respostas

  1. Preparar os exércitos caso sejam eventualmente acionados para atuar em situações como instabilidade política, econômica, social localizados na América do Sul? Isso nunca irá acontecer pois a América do Sul vive democracia plena com Estado de Direito absolutamente respeitado em todas as instancias, em todos os governos, com prosperidade e respeito às crenças, religiões e territórios além do respeito à propriedade duramente conquistada com muito trabalho e suor, sem confisco e sem expropriação. Aqui se respeita as Leis!

  2. Diante desse quadro, seria por isso que agora há permissão de policia para as FFAA na Amazônia? Treinamento direto com posseiros, garimpeiros e traficantes? É o excludente de ilicitude, na prática?

  3. Lula da Silva decidiu participar da abertura do Foro de São Paulo previsto para ocorrer amanhã, quinta-feira, 29, em Brasília. A organização política de extrema esquerda estará reunida na capital federal até domingo, 2. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

  4. Intercâmbio sempre ocorreu, faz parte para obtenção de conhecimento e experiência.

    Ocorre que esse conhecimento e experiência, na maioria das vezes, morre com o Cabra.

    Ex: aquele que foi ao espaço e no retorno pediu baixa, foi vender travesseiro.

  5. Assistir aulas na China, treinar com Daniel Ortega e Maduro… queria entender esse “bilete”. Seria um recado para as elites e povo brasileiro ou para as elites e governos da União Europeia e E.U.A?

  6. Que coincidência, hein! Quando o Foro de São Paulo se reunirá aqui em “brasílis”. E vale lembrar que o fundador foi o atual presidente do Brasil, em 1990.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo