Lula exclui comandantes das Forças Armadas de reuniões ministeriais

O presidente Lula durante encontro com o alto comando da Marinha nesta quarta-feira (15) — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Diferentemente de Jair Bolsonaro, Lula não convidou chefes das três Forças Armadas para as reuniões ministeriais que realizou até agora

Igor Gadelha
O presidente Lula optou por não convidar os comandantes das três Forças Armadas para as reuniões ministeriais que comandou desde o início de seu governo até agora.

Desde que tomou posse, o petista realizou ao menos três reuniões ampliadas com ministros e presidentes de bancos públicos no Palácio do Planalto: em 6 de janeiro, em 10 de abril e em 15 de junho.

Os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica escolhidos pelo petista, entretanto, não foram chamados para nenhum dos três encontros, conforme apurou a coluna.

A opção de Lula contrasta com a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro, que costumava chamar os chefes das três Forças Armadas para as reuniões ministeriais no Planalto.

Ministro da Defesa
Auxiliares de Lula e militares de alta patente ouvidos pela coluna minimizaram o fato de o atual presidente da República não convidar os comandantes para as reuniões ministeriais.

O discurso é que os chefes das Forças estavam representados pelo ministro da Defesa, José Múcio, e que o “normal”, historicamente, sempre foi os comandantes não participarem desses encontros.

Assessores de Lula ressaltam ainda que o presidente tem tido agendas frequentes com o Alto Comando do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, para estreitar as relações.

METRÓPOLES

9 respostas

  1. E EC 23/99 que criou o Ministério da Defesa e extinguiu os ministérios militares e os colocou com Comandos subordinados do MD, portanto, está certa a atitude, com exceção quando for algo referente as três Forças

  2. “Igor Gadelha
    O presidente Lula optou por não convidar os comandantes das três Forças Armadas para as reuniões ministeriais que comandou desde o início de seu governo até agora.”

    Reunião de comandantes ?
    Reunião de ministros.
    Certo hierarquia.
    ministro , ministro e comandante, comandante; cada um no seu quadrado.
    ISSO.
    Gramatical.

  3. Nunca achei que eu concordaria em alguma coisa com o Luladrão, mas Comandante não é Ministro, simples assim. Eu até votei no Bolsonaro, mas não concordava 100% com ele. Uma das coisas que me incomodava era a babação exagerada com generais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo