Efeito Bolsonaro: depois de Cid, outro “zero-um” dá adeus ao generalato

O coronel Jean Lawand Junior e o tenente-coronel Mauro Cid Fotos de reprodução

Jean Lawand Junior enviou mensagens sugerindo golpe a auxiliar de Bolsonaro

Assim como o “tríplice coroado” Mauro Cid, outro oficial destacado do Exército deu adeus a possibilidade de ascender ao generalato.

Após ter anulada sua nomeação para a Representação Diplomática do Brasil nos Estados Unidos, em Washington, o coronel Jean Lawand Junior vê sepultada uma promoção que era dada como certa, em função de seu desempenho na carreira.

Atual supervisor do Programa Estratégico Astros do Escritório de Projetos no Estado Maior do Exército, Lawand foi o primeiro colocado da turma Bicentenário da Inconfidência Mineira da Aman, em 1996.

À época das mensagens trocadas com Cid, em que sugeria ao “cordinha” de Bolsonaro  que auxiliasse o então presidente a “dar uma ordem” para ação das Forças Armadas contra a eleição de Lula, o coronel era nada menos do que subchefe do EME, uma espécie de “passaporte” para o generalato.

Lawand deveria ser promovido a general de brigada em 2025, após ao retornar da missão nos EUA.

 

24 respostas

  1. Não tem inocente nisso náo! Por tras disso tudo sao so interesses e poder! O drama e so pq os milares sao QEMA, “Zero Um”! EGO nas alturas a vida inteira! Podiam fazer e escolher o que quisessem no EB… como um coronel falsifica cartao de vacina( Kd os “Valores” militares, esses valores so servem para os “Comuns”… quantas pessoas foram expulsas da ESA da AMAN por muito menos, conheco casos! O outro Coronel estimulando a quebra de hierarquia! Não tem q perder generalato nao, tem que ser Punido com severidade! No Mínimo serem submetidos a “Tribunal de Honra”! E para ser submetido a tribunal de honra nao precisa de condenacao transitado em Julgado! Basta uma alteracao Gravíssima! E um bom monento para a Forca Ravaliar muitos aspectos!

  2. 01, zero isso, zero aquilo, continuam enaltecendo os zeros de turma, como se isso fosse sinônimo de profissionalismo, bom caráter e responsabilidade. Nos último tempos tenho visto cada zero um, imagina os zero últimos. O EB nunca decepciona, o referido da reportagem fez um monte de cagada, misturou política com militarismo e ganha um prêmio, missão no exterior. Hein? EUA! não é mole não, família beijando nós states, ganhando em doleta. O EB nunca me decepciona.

  3. Viva o mito isso está parecendo m**** Quanto mais mexe mais fede muitas coisas tenebrosas estão para ser descobert vamos aguardar cenas dos próximos capítulos

  4. Engraçado que os comandantes de OM estão todos calados no dia a dia. Nem uma palavra sobre esses desvios de condutas, mas continuam falando do soldado sem habilitação.

  5. Montedo, é só olhar no Almanaque (domínio público).

    O 01 da turma do Cid é o Farias, filho do General Farias que foi o Comandante Logístico. Porém não entendemos o motivo (eu e alguns poucos sabem) ele não passou na ECEME (prova sem gabarito e sem vista) e abandobou a carreira. Hoje ele está em BSB esperando dar seu tempo.

  6. Esse energúmeno comandou o 6° GMF nos tempos em que eu servia lá. Algo sempre me dizia que esse cara tava envolvido em coisa errada. Um completo babaca, todo fim de semana era um sgt punido. Bem feito. Aguardo com pipoca e refrigerante sentado na minha poltrona a sua Caída. Xandão, expeça a preventiva, será um grande serviço para a nação.
    3° SGT ANÔNIMO, ATUALMENTE SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR.

    1. Tem um Babaca F.E., ( Fezes Especiais ), que foi comandante de um quartel onde eu servi, que só estou esperando sair a prisão dele.

      Se os Paisanos soubessem o quanto gastam para manterem as benesses desses parasitas, nunca teriam pedido intervenção militar.

      Só quem já passou pela caserna sabe . . . . .

      1. Cara, esse comandante puniu 1/3 dos sargentos do 6 GMF por nada. É um babaca. Ele merece ser preso. Só atrasou a vida de quem serviu naquela guarnição.

  7. A questão é outra. Eles vão ser expulsos, ou não.
    Onde estão com a cabeça de questionar se vão deixar de ser generais? Para com isso.
    Criminosos tem de pagar por seus crimes. Eles não respeitaram a democracia que deveriam proteger, foram contra a constituição e o direito da população escolher o seu rumo.

  8. Pessoal pras FFAA esta defesa E Moleza, “Provas” obtidas de meio ilegal, a Investigação era sobre a falsificacao do cartao de vacina, ou isto Só vale pro atual presidente?

  9. POUPEX é o caminho. Salário de Marajás e muitos apadrinhados em paralelo, maravilha! Papai Lula prometeu e cumpriu. Será que levou o ponto e vírgula, aquele que é conhecido também como mictório?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo