Defesa entende que integrantes das Forças podem ter sido filiados por terceiros, sem terem conhecimento
Natália Portinari, Guilherme Amado
O Ministério da Defesa não planeja punir integrantes da ativa das Forças Armadas que eventualmente estejam filiados a partidos políticos, contrariando o que manda a Constituição Federal.
O entendimento é que integrantes das Forças podem ter sido filiados contra a sua vontade e que não é preciso fazer uma caça às bruxas, investigando quais casos foram intencionais, para resolver a situação.
As Forças Armadas deram até junho para que militares da ativa confiram se estão filiados a partidos e procedam com a desfiliação.
Marinha, Exército e Aeronáutica tomaram medidas após o presidente Lula manifestar preocupação com a politização das Forças.
Após contato via Lei de Acesso à Informação (LAI), apenas a Aeronáutica afirmou fazer levantamentos periódicos de quantos militares estão filiados. O Exército e a Marinha disseram não fazer esse tipo de controle e não saberem quantos pertencem a partidos políticos.
9 respostas
Só não vai punir, porque tem um número muito grande de oficiais filiados.
Se tivesse só praças era punição na certa.
Verdade
Motivo do descrédito da JM.
Filiaram a força o cristão, ele não sabia, usaram seus dados, sua assinatura, seu e-mail, sua imagem, o levaram a força as manifestações políticas, obrigaram ele a se manifestar rir, chorar…
A JM é realmente um bom dinheiro dos contribuintes jogados no lixo.
Alguém fala sobre despolitizar as PRF e PF? Pois claramente essas instituições atuaram a favor do minto em 2022
Só falta chegar à conclusão que os terceiros que fizeram a filiação eram 3 Sgt.
Caramba! Como pode isso? Estar filiado, ou seja, uma conduta positiva que necessita declaração de vontade e documentos para a filiação e alegar que houve filiação contra a vontade ou por terceiros. Então, não quer punir, mande para a Justiça Eleitoral a lista destes militares filiados indevidamente, pois se trata de crime eleitoral. Não fazer isso implica em condescendência. Isso mostra que são muitos e em sua maioria oficiais, para não tomar a conduta legal. Resultado disso? Vergonha aos militares cumpridores de seus deveres.
Vc está errado camarada. Em 2018 eu me inscrevi para o processo seletivo para me candidatar a vereador pelo partido novo, sem nenhum tipo de filiação, e para minha surpresa esse ano eu constava como vinculado ao partido. Então é possível sim os partidos filiarem pessoas à revelia, e isso pode ter acontecido com muito mais gente.
Não vai punir ninguém? Tranquilo, então manda logo para a reserva na proporcional, como o atual governo já quer Fazer.
É só usar a “Súmula vinculante Pazuello”.