Exército e Defesa alertam novo chefe do GSI que defendem PEC que limita militares na política

General Marcos Antonio Amaro dos Santos — Foto: Divulgação/Comando Militar do Sudeste

General Tomás Paiva afirmou ao general Marcos Antonio Amaro dos Santos que as Forças Armadas são favoráveis a uma mudança na Constituição para impedir agentes da ativa no governo ou disputando eleições

Raquel Landim, da CNN

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, fez um alerta ao novo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Antonio Amaro dos Santos, de que as Forças Armadas são favoráveis a uma mudança na Constituição Federal para tirar militares da ativa da política, apurou a CNN.

A conversa teve o aval do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Padrinhos da indicação de Amaro ao GSI, enquanto setores do PT queriam um civil no cargo, Tomás Paiva e Múcio esperam que Amaro mude de opinião.

Procurados pela reportagem, Defesa, Exército e GSI não se posicionaram.

Ao tomar posse, Amaro deu entrevistas contrárias à opinião de obrigar os militares a migrarem automaticamente para a reserva se pretenderem disputar cargos eletivos ou assumir ministérios no governo.

Para Amaro, a proposta é discriminatória porque não valeria para outras carreiras de Estado, como diplomatas.

A PEC que limita os militares da política é uma sugestão do ministério da Defesa para substituir uma iniciativa ainda mais ampla do PT que acabaria com as operações da Lei e da Ordem (GLO).

Tomás Paiva explicou a Amaro que a iniciativa da Defesa foi aprovada pelas Forças.

CNN Brasil

6 respostas

  1. olha a mentalidade subserviente desse cara que esta no cmdo do EB ele não tem compromisso com as FFAA. A Saída dos militares da politica é a pá de cal na carreira militar sabemos que o ideal é e que militares não se deixem contaminar pela Politica. Só que a Saída da politica deixara os militares não não de Políticos que não gostam nem do povo. Olha o que FHC fez com eles. Brasil não tem Políticos americanos que sabem do valor das suas FFAA.

    1. O pessoal Não conhece a historia do FHC. Ele vem de uma Família de militares. Ele mesmo fez a prova para a academia militar nao sendo aprovado. E o chefe do GSI era o primo dele que chegou a general de Exército. E achar que o FHC fez sem a Aprovação do Alto comando e Acreditar em papai noel, coelhinho da Páscoa,…

  2. Mais um café da manhã dando risadas ao lembrar que os Praças Revoltadinhos continuam sem aumento … e depois que o presidiário culpou os militares pelos videos que vazaram pra CNN pode Esquecer aumento …

    Em tempo : A prova Do “CHQAO” Tá Dificílima , Sub raiz cachaceiro que só sabe conversar sobre futebol Não consegue Passar de jeito nenhum …

    obrigado ao MD Pela reestruturação !!! Em Julho vem 9% do altos estudos no contracheque finalizando então os 73%

  3. Advogado, músico, MST podem ter representação no legislativo, índio, professores, fazendeiros, Católicos, evangélicos, espíritas, ETC podem ter representação política. resumindo…. quase todos podem, SÓ OS MILITARES QUE NÃO PODEM.
    ” TODOS SÃO IGUAIS PERANTE AS LEIS “, MENOS OS OTÁRIOS DOS MILITARES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo