Hélio Lopes perde ação contra homem que o chamou de “capitão do mato”

Deputado Hélio Lopes (Imagem: Agência Câmara)

Segundo juiz, expressão não é uma injúria racial e pode ser dirigida com igual ofensividade tanto a negros quanto a brancos

A Justiça negou mais um recurso do MP-RJ no caso envolvendo um homem que chamou o deputado Hélio Lopes (PL-RJ, foto) de “capitão do mato“. O juiz Marcos Augusto Ramos Peixoto, da 37ª Vara Criminal do Rio, alegou que a expressão não é uma injúria racial.

“A expressão ‘capitão do mato’, portanto, se ofensiva é, pode ser dirigida com igual ofensividade tanto a negros quanto a brancos (ou pardos, ou amarelos, i.e., a qualquer raça) por se referir a agente que perseguia pessoas escravizadas e, por extensão, atualmente, a pessoa que de uma forma ou outra persegue pessoas negras não lhes conferindo o valor devido em condição de igualdade com todas as demais tratando-se, assim, de um possível xingamento, sem dúvida, mas não com conotação racial no sentido exigido pela lei Exemplificando: chamar alguém de ‘racista’ é ofensivo e injurioso, mas se chamo uma pessoa negra de ‘racista’ não estou cometendo injúria racial só por isso – o mesmo se aplica à expressão ‘capitão do mato’”, diz um trecho da decisão, divulgada pelo jornal O Globo.

Aliado de Bolsonaro, Hélio foi reeleito no ano passado com 132.986 votos. Em 2018, foram 345.234.

O Antagonista

21 respostas

  1. Na próxima eleição o povo vai te julgar e trira-lo da política, seu deputado imprestável, traidor dos Militares das Forças Armadas e pensionistas.
    Capitão do mato, Capitão do mato, capitão do mato ….

  2. Quando Se vê um cidadão desse ter sido reeleito, e com mais de 132.000, aí é que se comprova que o Brasil Não é mesmo um país Sério.

  3. Mais de 130 mil votaram nele e ele apresentou algo construtivo em 4 anos? O que se via frequentemente era ele próximo do alçado que perdeu a eleição.

  4. QE Não gosta do Hélio Negão.

    E não é porque ele é um inoperante!

    É porque ele sabe que o QE não é concursado, não é carreira, não tem CAS, não tem CHACAL mas quer ganhar igual a General.

      1. quero saber quem ganhou com essa reforma de 2019. eu so ganhei mais intersticios, mais tempo como segundo sargento, mais atribuiçao

        e ainda tenho que ver primeiro e subtenente so falar em ponto, ponto, ponto… no alojamento. os subs estão desesperados com a questao dos pontos. é todo dia!!! todo dia!!!

        ganha pontinhos por exercer funcoes normais… ai fica um se pegando o outro

    1. Não vou falar de ST do MOBRAL senão vou pro departamento de censurar do Blog mas, numa transferência destas da vida militar, o imponente STen com CHQAO, foi visitado por algum QE…

  5. Melhor estadista militar da história congressista do país.
    Sem falar que não fosse seu esforço monumental pela aprovação da Reestruturação:
    – hoje estaríamos numa situação Financeira Crítica .
    Muito obrigado deputado STen Hélio Lopes.
    E também aos generais Heleno, Ramos e Braga Netto.
    Bolsonaro venceu as eleições, fato!

    1. que reestruturação meu amigo? kkk

      ganhei foi mais tempo de segundo.

      um sargento da ESA agora demora 12 anos pra ter a primeira promoção.

      esse CHAQAO VEJO OS PRIMEIROS DESESPERADOS

      E OS SUBS? Esses então só falam de pontos… pontos… pontos… não se fala mais de vida militar. tem sub chorando por conceitos, pedindo o maximo, e etc pra ser promovidos

      ta ruim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo