Exército ordenou que policiais “não tocassem em barracas” no QG, diz coronel da PM à CPI do DF

A coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Cíntia Queiroz detalhou que o Exército protegeu os bolsonaristas (Vinícius Schmidt/Metrópoles)

Declaração de subsecretária da Secretaria de Segurança Pública do DF detalha ordens do Exército protegendo manifestantes no QG

Alan Rios
Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa, a coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Cíntia Queiroz detalhou que o Exército protegeu os bolsonaristas que estavam acampados em frente ao Quartel-General de Brasília. “Não era permitido tocar nas barracas”, afirmou Cíntia.

A CPI investiga os atos antidemocráticos de 12 de dezembro e 8 de janeiro. Cíntia Queiroz é subsecretária de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) e participou de ações no QG, que, segundo ela, não acabaram com a desmobilização do ato golpista devido às ordens do Exército.

“Por três vezes o Comando Militar do Planalto solicitou apoio para retirada do comércio ambulante. A gente tinha expectativa, quando chegava nas reuniões, que era para retirar o acampamento, mas eles diziam que era para retirar o comércio ilegal. Não era permitido tocar nas barracas, na cozinha coletiva, na tenda religiosa. A orientação que a gente tinha era essa”, detalhou.

Cíntia ressaltou que era desejo do governador Ibaneis Rocha (MDB) e do então secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, a retirada do acampamento, mas houve dificuldade por parte da PM, por se tratar de uma área do Exército.

“Foram feitas três tentativas de retirada. O movimento crescia, havia preocupação do governador e do secretário, todo mundo queria retirar o acampamento, mas era área do Exército, a gente precisava de autorização do Comando Militar do Planalto.”

Em nota à reportagem, o Exército afirmou que “os fatos estão sendo apurados por parte das autoridades competentes”. “A Instituição segue à disposição dos Órgãos que esclarecem os acontecimentos, a fim de contribuir com as investigações em curso, sendo que quaisquer informações solicitadas serão prestados exclusivamente aos mesmos”.

A coronel Cíntia foi responsável por elaborar o Protocolo de Ações Integradas (PAI) da SSP sobre atos contra o resultado das urnas, marcados para os dias 7, 8 e 9 de janeiro. Em março, ela foi indiciada pela Corregedoria da PMDF em um dos cinco inquéritos que apuram a conduta de militares no dia 8.

O Metrópoles mostrou que protocolos de ações elaborados pela SSP antes de manifestações em Brasília apontavam um planejamento mais firme contra atos LGBTs, passeata estudantil e Marcha da Maconha do que na contenção de protestos antidemocráticos. Orientações sobre a dimensão das ameaças e a condução de possíveis presos, por exemplo, não aparecem no PAI anterior à tentativa de golpe de janeiro.

Em depoimento à Polícia Federal, que também investiga possíveis omissões ou conivência de autoridades diante dos atos antidemocráticos, Cíntia disse que a PMDF agiu de forma atípica ao não elaborar planejamento próprio para a manifestação que culminou na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, além do PAI da SSP, avaliando isso como algo “raro”.

A subsecretária contou à PF que cabia à Polícia Militar do DF, por meio de planejamento próprio, reforçar o policiamento ostensivo e empregar tropas especializadas. O Departamento de Operações seria o responsável por esse serviço.

METRÓPOLES/montedo.com

23 respostas

  1. No Minha antiga OM 70% dos Praças votaram no Presidiário desonesto, Ouvi muito ano passado essas frases : Bozo traidor , Lula vai dar aumento para nós! Bolsonaro Nunca mais !!! Kkkk 😁😁😁 agora esses praças sumiram, estão todos quietinhos … vão Ficar 4 anos Sem aumento pois Este presidiário já demonstrou que odeia as forças armadas … mas o aumento um dia virá … aumento de faxina pra marinha, aumento de campo pro EB e aumento de formaturas pra FAB … 🤣🤣🤣🤣
    STEN ENG MARCOS PINTO.

    Forte abraço meu caro Cap Montedo! Cavalaria!

  2. Esses acampamentos em frente as Unidades Militares, nem deveriam existir. foi um erro deixar esse pessoal ficar acampado em frente Unidades Militares.só deu nisso, muita confusão e o nome do Exercito´envolvido nessa confusão, que poderia ser evitado., Isso na minha opinião como Militar reformado.

    1. Não foi um erro, foi proposital e até estimulado como mostram gravações de comandantes de OM incentivando e até do Comandante da 10ª RM Nunca poderia ter existidos tais acampamentos e para maquiar alguma ordem, solicitaram a retirada dos ambulantes e não dos acampados.

  3. Eu não tô nem ai pra acampamento e nem para reputação do EB.
    Eu quero só saber se o L vai reajustar os soldos.
    Por favor quem fez o L de ladrão respondam.
    Os 3 comandantes nada fazem por medo, apego aos cargos e as boquinhas na tetas do governo.

  4. Se na PM tivesse General, nada disso acontecido. Se os manifestantes por um Brasil melhor não tivessem se homiziado em área Militar Federal, a PM poderia ter dissolvido o acampamento sem a necessidade de autorização do misterioso”ministro dos ministérios dos mistérios”.

    1. Só que os “patriotas” incitados pelo Mito estavam em frente aos quarteis devido a deformação proposital da leitura do Art 142 da CF, que não tem nenhuma relação com a PM e ainda em cada estado seria uma PM diferente sujeita ao governo estadual e não existiu nenhum movimento de ex-governador derrotado para incitar a PM a derrubar o governador eleito.

  5. Notem o lamaçal que o governo incompetente do meçias jogou os militares. Dividiu a tropa da seguinte forma: 1- elevou o salário de alguns ao teto do funcionalismo e
    2- manteve covardemente os menos favorecidos com decréscimo salarial. É inconstitucional dar aumento diferenciado no soldo. Se der um aumento agora, Alguns ultrapassam o teto do funcionalismo; portanto, se “chão de fábrica” receber aumento no soldo os privilegiados receberão também. Só uma mudança na lei pode fazer voltar a normalidade.

  6. Enquanto isso os Órgãos de Segurança Pública do Distrito Federal, terão 18% de reajustes e as Frouxas Armadas 0%.
    Alguns terão decréscimos.

    1. Verdade.
      Porém, nenhuma novidade.
      Servidores da Segurança Pública da Sede do Império desde sempre um passo à frente.
      Vou repetir já enfadonho Lengalenga:
      – a Reestruturação foi excelente para alguns.
      – a Lei do Tempo Médio de Permanência aprofundou melhorias salariais.
      E, após ela (Lei 13.954/19), sancionada durante a pandemia, e, exclusivamente, para as FFAA:
      – PF e PRF ficaram de fora.
      Não deslumbro qualquer possibilidade de reajustes significativos a médio prazo.
      “Primeira LDO do governo Lula chega ao Congresso com mínimo de R$ 1.389 para 2024.”
      E nada de previsão de reposição da inflação para as FFAA.
      Futuramente A Lei do general causará estragos mais profundos àqueles que ficaram à margem de suas alterações.
      A inflação do Período de 2016 até final deste governo:
      – derreterá os já defasados Salários dos Prejudicados.
      Pessoal da Reserva com baixos Índices de Adicionais estarão em situação crítica:
      – 12% de Adicional de Formação e só.

  7. Algun tiveram decréssimo de vencimentos, com a reestruturação da carreira.isso é verdade Eu tive 120,00 reais de decréssimo, nem por isso estou morendo de fome, Agora aumento no soldo esquece, tão cedo não Virá, somente o alto comando estão numa Boa, esqueceram a Base da pirâmide, Mas Deus não esquecem seus filhos, fui contemplado com 15 pontos na Lotáfacil. Comprei Minha casa. ok me deu mais tranquiliadade a mim e minha Familia,. Sgt QE Gomes. Deus Seja Louvado

    1. “Agora aumento no soldo esquece, tão cedo não Virá…”
      Como Assim, Decréscimo!
      E aquele aumento garantido de suas fontes no governo Nine?
      E as promoções a STen do pessoal da Reserva prometidas pelo Nine?
      E a decisão da inconstitucionalidade da Lei go general pelo Nine?
      Então Era tudo fake news suas previsões para este ano?
      Na verdade você estava todo tempo fazendo campanha eleitoral para o Nine.
      Hoje, feliz, rindo da nossa cara e cantando de 🐓
      O Disseminador De Fake News (Decréscimo).

          1. Pois realmente falai 2024. Mas você já quer Agora? Então 2024 já terminou? O presidente lula vai rever a lei 13.954 ou STF vai a julgar inconstituicial. E caso dos aumentos vão ser escalonados e que ganharam muito na Restruturação vão receber em torno de ,0,5%. Os prejudicados vai ser dividido nas vão receber que o BOLSONARO só teu para uns. Por isso eu gosto dessas frase. Nada melhor que um dia após o outro. O tempo é o senhor absoluto da razão

  8. Ainda sobre Férias Não gozadas, Publicação do BE de Hoje 28 Abr 2023, retirou a prescricao? Não É Só pedir q Reparem o q Não feito ao passar para a reserva. Art 10&2? Pessoal do direito ai…

  9. Além das possíveis responsabilidades das autoridades militares sobre a manutenção desses acampamentos em áreas sob a competência militar, faço uma observação pertinente: a Área é de competência, equivocadamente chamada de Jurisdição militar, é do EB e assim sendo tanto a omissão na retirada, já sabida desde seu início, como também nos crimes ali Ocorridos deveriam ser Rechaçados pelo EB e não pela PMDF como ocorreu, afinal para desmobilizar não pode, mas tirar condutas criminosas pode. caberia a investigação a cargo do MPM. resta a pergunta: cadê os respectivos IPM instaurados para apuração de tudo isso? Algum TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – foi assinado?

  10. Bastaria responder quem era o responsável pela área, se a lei permitia tal situação e quem comandava a Instituição e o Ministério da Defesa. A PM é responsável pelo que acontece somente fora da área sob Administração federal militar.

  11. 29 de abril de 2023 às 07:59
    Aqui tem muita gente rancorosa,gente que parece que não se lembra das estatais que foram saquadas pelo ladrão que está na presidência ,nada que o Bolsonaro tenha feita chega perto do que o lula e Dilma fizeram em seus anos de governo ,financiaram ditaduras de narcotraficantes e governos autoritários ,saquearam as estatais e o BNDS ,distribuíram dinheiro pras empreiteiras com obras super faturadas e se eu ficar aqui citando irei passar o dia todo narrando os mal feitos dos governos petistas ,mais infelizmente tem gente aqui que me parace que gostam de bandidos

    1. Vai ler um pouquinho, mais informação pode te fazer bem.
      Eu ia iniciar um texto para te contestar, mas como vi que estava tudo errado, fiquei só no conselho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo