Com fardados na mira da CPI, Planalto luta para evitar nova crise com militares

MILITARES / RIO

Militares suspeitos de omissão durante invasões deverão depor na CPI dos atos do dia 8/1, e governo Lula quer preservar as Forças Armadas

Raphael Veleda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer paz com os militares. Com a confirmação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro, o Planalto está intensificando uma operação de blindagem das Forças Armadas enquanto instituição, visto que militares suspeitos de ações e omissões que contribuíram para as invasões daquele domingo deverão ficar na mira dos membros da comissão. O medo é de que os fardados em geral encarem a CPI mista como um ameaça a eles.

Está viva na memória dos aliados de Lula a crise que nasceu entre a CPI da Covid e os comandos militares em junho de 2021, quando o presidente daquela comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), disse que “os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia, porque fazia muito tempo que o Brasil não via membros do lado podre envolvidos com falcatrua”.

Como resposta, os comandantes das três Forças divulgaram nota afirmando que não aceitariam “qualquer ataque leviano às instituições” e deixaram a CPI na defensiva, livrando de convocação para depor um óbvio envolvido na gestão da pandemia pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), o então ministro da Defesa Walter Braga Netto.

Novo capítulo
Entre os militares que podem entrar na mira na CPI do 8/1, estão o ex-comandante do Exército Júlio César de Arruda, demitido por Lula com 21 dias no cargo, o ex-comandante do GSI Gonçalves Dias, outros servidores do órgão, e o ex-comandante da Guarda Presidencial coronel Paulo Jorge Fernandes da Hora. Até o ministro da Defesa, José Múcio, que não é militar, mas responde por eles, corre o risco de ser convocado para falar sobre a demora em desmobilizar, já em 2023, os acampamentos que se formaram em frente aos quarteis após a derrota de Bolsonaro para Lula, no fim de outubro do ano passado.

Com uma crise no horizonte, o governo Lula se esforça para sinalizar que alguns militares podem ser acusados de participação na tentativa de golpe, mas que isso não mancha a instituição como um todo.

Pacificação
A missão de pacificação tem sido tocada por aliados de Lula, como o chefe interino do GSI, Ricardo Cappelli, que tem verbalizado em entrevistas que o governo não pretende fazer uma “desmilitarização” do órgão, como chegou a ser cogitado.

“Esse antagonismo que tenta se criar entre civis e militares não faz bem ao país”, disse Cappelli na última terça (25/4), para a GloboNews. “Não há projeto de nação onde não vivam em harmonia civis e militares. Nosso desafio é unir o Brasil. Já vimos no que deu a divisão, não só entre civis e militares, mas entre famílias”, completou ele.

Na mesma terça-feira, o então presidente do país em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), revelou que o governo descarta a também cogitada extinção do GSI, que em outros momentos da história se chamou Casa Militar. “Não devemos acabar com o órgão porque houve erro. O que precisa é apurar e ter responsabilização”, disse.

Lula
O próprio Lula está no esforço de aproximação com os fardados. No último dia 19 de abril, quando G. Dias estava caindo em desgraça por causa da divulgação de imagens dele no Planalto no momento da invasão, o presidente manteve sua participação em uma agenda muito importante para o setor militar, a cerimônia do Dia do Exército.

Realizada no mesmo Quartel-General em que meses antes se reuniam os bolsonaristas que pediam golpe contra Lula, a cerimônia contou com abertura, discurso do comandante da Força e distribuição de medalhas, e terminou com um longo desfile de tropas e blindados. A previsão inicial era de que Lula ficasse apenas na primeira parte, mas o presidente optou por prestigiar o evento solene até o fim e dar aos comandantes, todos presentes, um sinal de respeito.

Os esforços do governo Lula por uma convivência harmônica têm sido bem recebidos entre os militares de alta patente, segundo interlocutores entre as duas partes. Mas o verdadeiro resultado da tentativa de evitar nova crise com os fardados só será conhecido ao longo dos, ao menos, quatro meses de duração da CPI do 8/1.

METRÓPOLES/montedo.com

25 respostas

  1. E ai Praças Do EB e da marinha que votaram Em Peso No Presidiário… foi de Quantos % o Aumento que Lula deu a Vcs ? Kkkkkk 🤣🤣🤣🤣

  2. FAz o L praças que votaram no 9 dedos, pra largarem a mão de ser besta, aumento? só se for de escala e expediente, quando vcs irão colocar na cabeça de vcs que militares realmente não prestam pra nada? eu ficava puto com charges da esquerda em militares só serviam pra pintar meio fio, hoje tenho certeza que nem pra isso prestam, praças é nivel Médio Técnico, e como nivel tecnico devem receber, ou seja, no maximo que um técnico recebe é na media de 3 a 4 mil reais, não tá contente, presta outro concurso, e se reclamar demais eles vão acabar te metendo no INSS. O quÊ? duvida? eles não são capazes? tem certeza disso? fanfarrões…

    1. Vou fazer um milhão de x o l em x de fazer arminha. Pois quem ameaçou jogar o pessoal no INSS??!??? Quem dividiu o pessoal da ativa e reserva? Quem sequer recebeu as praças???? Quem não cumpriu a palavra com o senado? Quem assinou a lei 13.954? Quem aumentou o Interstício? Quem não reconheceu a vitória na democracia?? Quem acha que 60 milhões são mais que 58 milhões? Somente os altos coturnos militares acham que 58 milhões são mais que 60 milhões. Aí vem um aqui querer justificar os que não votaram e aí porque não votaram?? Talvez que nenhum um os representava? Também alguns podem ter sido parados por fiscalização onde o no dia que estava proibido fazer isso o Anderson Torres passou por cima da lei e nesse caso podia ser um pouco maior a vitória de lula. Agora querer contar os que não votaram e dizer que são Bolsonaristas aí deve estar brincando com a inteligência do povo. Outra no pt todos tiverem Aumento e não como o Bolsonaro fez deu para uns e pior tirou isso do bolso de ganha menos. Então acho que o pessoal vai fazer o L e talvez até o ano que vem se seu contracheque tiver um aumento você também vai acabar fazendo. Agora o Bolsonaro não ia dar aumento se ele se elegesse porque o dinheiro separado ele tinha prometido ao polícia federal e não as forças armadas. Pois o dele já está garantido e vai ter mais um aumento em julho por ser capitão da reserva e ter se Sacrificado muito no EB. Tanto dói embora com um posto acima por não ser dingo se conviver no meio dos Oficialatos. É muito Sacrifício para um ex presidente Jair Messias Bolsonaro o falso Messias o espalhador de fakes e ainda pior usa Deus em vão. O tempo é o senhor absoluto da razão.

    2. O anônimo de 27/04/2023 âs13:06hs, você está desatualizado, se é que tens estudo para tal. A reserva é de maioria com formação acadêmica. Eu mesmo sou juíz, e não me sinto desprestigiado por alguém que não considera seus irmãos de farda. Nota-se claramente que falta alguma coisa em você, não sei se formação inadequada para dar parecer contrário dividindo a força militar de teu país.

      1. Não falta nada Você e você pode ser um juiz o que quiser na vida agora a opinião é minha e me admiro sendo juiz vindo aqui falar e ter tempo para isso, muito estranho isso…. Está julgando a inteligência do pessoal do blog aqui. O máximo que vc pode ser um x 9. E do governo Bolsonaro e vou lhe dizer mais alguma coisa,não tenho medo de nenhum juiz , principalmente se estou no meu Direito. aqui é assim quem são que não respeitam os QE, praças, pensionistas e o pessoal Prejudicado na lei 13.954? Quem não considera esses irmãos de farda. Pois me admiro você como juiz falar e julgar sem entrar no mérito da questão. Aqui muitos reclamam que o tempo aumentou para 35 anos. Aí faço a pergunta e dos 30 a 35 anos a maioria vai ter vantagens? Ou não vai ter nada? Promoção, disponibilidade, curso talvez, tempo de permanência? Então isso foi para encher linguiça e enganar o povo. O que podia ter feito era diminuir ainda mais as vagas de carreira e colocar os temporários , técnicos. E pronto

    3. Votaram no 9 dedos porque o maldito ex chefe dos estamentos Superiores (Minto )
      Aumentou os salários dos Estamentos Superiores Com Descontos dos pracas e Pensionistas E deixou todo mundo na m. Nada que o 9 dedos possa consertar mas o traidor teve o recado dele.
      Vai sem Deus !
      e suma na sua insignificância que teve !

      Farinha Pouca No Meu Pirao Primeiro
      Segue o Lema de vocês!

    1. Lula vai se vingando dos militares mas atinge somente os Pracinhas…continua Lambendo botas dos generais!
      O mínimo de decência que deveria ter é extender este reajuste aos militares…9% igual para todo mundo!!!
      Continua sendo Odiado Por 9 entre 10 militares!!!

  3. Lula chamou os Militares pra guerra e disse que eles vão perder.
    Os of generais se borraram e ficaram calados, se tivessem dignidades teriam colocado os cargos a disposição.
    Duvido qualquer Governador falar isso com a PM do seu estado, teria a resposta na hora.
    Os Militares das FFAA estão Acovardados.

    1. PM querendo dar golpe e assumir governo estadual, quando? O máximo que fazem é greve por salário, daí vem a questão: os que reclamam de salário nas FA já fizeram greve ou são eles quem realmente estão se borrando de medo? E se um general entregar o cargo? Continua general.

  4. Crise é o que os soldados do EB passam dentro da caserna com soldos ridículos comparando o segmento de soldados das polícias militares e isso tudo por culpa da cúpula das forças armadas que na reestruturação de carreira em final de 2019 feraram com os praças e aqui digo soldados, cabos sargentos principalmente os QEs, QESa e pensionistas esses se encontram hoje com mais de 4 anos sem aumento enquanto os oficiais superiores mais de ,100% de aumento, se deram os aumentos e taxaram os mais necessitados. Agora pergunto o exército é uma vergonha isso se deve aos generais ambiciosos individualistas não pensaram nos seus subordinados e JB assinou em baixo outro lixo…

  5. Esse pessoal reclama de aumento esquece que O Mito tratou igualmente todos em termos de aumento. Não existe um só militar que tenha sido tratado diferente e não há do que reclamar, se antes eram 30 anos na ativa agora são 35 no lombo para todos, um aumento de mais cinco anos! Parem de reclamar!

  6. Imagina o militar alterado, que não cumpre com suas obrigações, vive dando golpe na OM, faltando expediente e chega na hora de responder por seus atos fala para o comandante que não pode ser punido para evitar uma crise… como fizeram com o patrono da impunidade Pazuello “o Competente”.

  7. Eu sei q por aqui nem Tds tem Condições de responder: mas o pASEP Nao poderia ser Corrigido com Esta Decisão do STF? pois salvo melhor Juízo São Análogos Já Ficamos de fora da correcao do FGTS/PASEP na era FHC…

  8. Não se preoculpe com os militares. Os Oficiais estão com as burras cheias. Só querem se manter em eus cargos. E o Praças que não podem fazer nada estão lutando para não morrerem de fome juntamente com suas famílias.

  9. Capitão Montedo, parabéns pelo sucesso do blog!!

    Pois, a acreditar na veracidade de alguns comentários, até Juiz acessa o blog e escreve comentários.

    E eu, na minha inocência, achando que magistrados tinham coisas mais sérias a fazer do que acessar um Blog direcionado aos militares.

    Cada dia me surpreendo…

  10. Leonardo, vai me desculpar. morrendo de fome, graças a deus, como Sgt QE não estou , nem eu e nem minha Familia, e olha que tive 120 reais de decréssimo no meus meus vencimentos, vivo muito bem com meus vencimentos,e nunca fiz imprèstimo ,Agora eu corro atras, trabalho muito com meu Taxi, para complementar meus vencimentos. e não fico jogando conversa fora em bares. como fazem muito Militares da reserva. cada um sabe onde o calo aperta. Abraços a familia Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *