Na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), coordenada pela Marinha do Brasil, a adaptação dos veículos ao ambiente extremo é fundamental para garantir a eficiência das atividades científicas, logísticas e operacionais. Com 12 diferentes tipos de veículos em uso, é necessário que cada um deles esteja preparado para enfrentar as condições adversas da região, como terrenos cobertos por cascalhos, pedras e neve, além das baixas temperaturas, que no verão chegam a uma média de zero graus Celsius.

O Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Fábio Santos de Araújo, Chefe da Estação Antártica Comandante Ferraz, destaca a importância da versatilidade desses veículos para atender às demandas logísticas e de pesquisa na EACF. Para isso, é necessário utilizar óleo e combustível específicos para baixas temperaturas e realizar ajustes especiais nos veículos conforme a presença de neve e gelo.

As viaturas da EACF são adaptadas para enfrentar as condições antárticas, como a utilização de correntes nos pneus para garantir a tração necessária quando o terreno está coberto de neve. Além disso, o Capitão Fábio Santos de Araújo menciona que alguns veículos, como o quadriciclo, possuem duas configurações distintas: pneus para o verão e esteiras para o inverno, permitindo o melhor e mais seguro desempenho no terreno.

Segurança e manuseio dos veículos

Outro aspecto importante na condução dos veículos na EACF é o uso de equipamentos de segurança e a observância de cuidados específicos ao dirigir. Capacete para o quadriciclo e roupas antárticas são essenciais para proteger os condutores do frio extremo. Além disso, a condução das viaturas deve ser sempre em baixa velocidade, devido à irregularidade do terreno. O Capitão Fábio Santos de Araújo ressalta a atenção à direção quando a área está coberta por neve, pois pedras escondidas podem comprometer a segurança do pessoal.

Caminhão Guindaste

Movimenta cargas pesadas, com capacidade para 30 toneladas.

Guindaste

Movimenta cargas pesadas e grande volume, com capacidade para seis toneladas.

Pá Carregadeira

É utilizada para o transporte de contêineres e auxilia no içamento de cargas até cinco toneladas. Os pneus recebem correntes para evitar derrapadas e perda de tração, por causa de neve ou gelo.

Tratores

Esses veículos têm capacidade de carga de 15 toneladas e são utilizados nas manobras com as chatas de carga e de combustível, empurrando essas embarcações para o mar, e depois puxando-as para encalhe na praia. Eles Também auxiliam na remoção de neve do terreno, para facilitar o deslocamento do pessoal e de outras viaturas.

Minicarregadeira

Possui pequenas dimensões e grande manobrabilidade para operar em áreas mais restritas, e entre obstáculos. Transporta até 1.599kg e auxilia em escavações e nivelamento do terreno.

Manipulador Telescópico

Veículo sobre rodas que proporciona a elevação de cargas e é utilizado em conjunto com a plataforma de trabalho elevatória para facilitar a manutenção em áreas elevadas da EACF.

Moto de Neve

É utilizada para o deslocamento de pessoal na neve. Durante o inverno, apoia no recolhimento de carga lançada pelo voo de apoio, com esquis frontais e tração traseira por esteiras. Ela transporta 30 kg e reboca trenós com cargas de até 500 kg.

DEFESA EM FOCO/montedo.com