O arrependimento da cúpula militar sobre o tratamento que deu ao braço-direito de Bolsonaro

CABEÇAS NA BANDEJA CORONEL CID

Boa parte da cúpula das Forças Armadas entende que Cid  expôs e contaminou a imagem do Exército

Bela Megale

Entre os membros do alto comando há um arrependimento, em especial, sobre o tratamento dispensado ao ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o coronel Mauro Cid. Ele, o ex-presidente e outras oito pessoas depuseram nesta quarta-feira à Polícia Federal na investigação sobre o escândalo das joias da Arábia Saudita.

Após o episódio que escancarou a conduta inadequada do militar, há a avaliação entre os integrantes de alta patente do Exército de que ele deveria ter recebido reprimendas ainda durante o governo passado, mostrando que estava indo “longe demais” na sua atuação junto a Jair Bolsonaro.

Cid é alvo de quatro ações que correm no Supremo Tribunal Federal ligadas à sua atuação como ajudante de ordens de Bolsonaro. No caso das joias, foi ele quem assinou o ofício que determinou que um funcionário do gabinete presidencial tentasse reaver um conjunto de R$ 16,5 milhões retido pela Receita Federal e que seria destinado ao seu antigo chefe.

Durante o governo anterior, parte do alto comando tinha a ideia de que Cid e o então presidente seriam “perseguidos” pela Justiça. As revelações do papel do coronel no escândalo das joias, porém, mudaram a imagem de Cid junto aos seus superiores. Hoje a leitura de boa parte da cúpula das Forças Armadas é que ele expôs e contaminou a imagem do Exército.

Um ponto que piorou a situação foi o fato de o general Arruda ter caído do comando da Força por defendê-lo.

Diante dessa avaliação, Cid passou a ser alvo de reprimendas da cúpula do Exército. O próprio comandante da Força, o general Tomás Paiva, deu uma bronca no subordinado no ápice do caso das joias. Paiva ordenou que Cid parasse de falar com a imprensa e submergisse. O coronel tentou argumentar que estava “se defendendo”.

O Globo/edição: montedo.com

17 respostas

  1. Se esse cidadão tivesse se candidatado a algum cargo eletivo, os bolsopatas teriam tornado, assim como Pazzuelo e outros, Deputado federal. Sabe muita coisa do mal fadado governo Bolsopata.

  2. O general Arruda perdeu o comando do EB pelo fato De querer defender o TC Cid, acreditando que era Perseguição. O que tem se mostrado, sao Inúmeros Indícios de crimes comuns…

  3. Para quem seguiu cegamente Bolsonaro, protegeu Pazuello, fez ataques às urnas, entre outras maravilhas, reduzir ao T Cel Cid a contaminação da “imagem do EB” depois de muito leite condensado, prótese peniana, viagra, uísque, vaselina e picanha, é de lascar!

  4. Na primeira notícia “alvissareira” referente a esse “cidadão” o alto comando tinha que o ter jogado aos leões ou o ter colocado em uma Divisão de serviços gerais de um OM, aí sim submergiria. Eu já escrevi sobre isso, mas excluíram meu Comentário. Ele tem que exercer a função de serviços gerais para aprender.

      1. aceita que teu presidente é um ex presidiário. Melancia de porco ! Milico a maioria Merece é a vala comum da previdência ! Só isso !

        1. Uma pena você, que demonstra ser partidário do motoqueiro do cartão e das jóias, não ter acampado também em Brasília, perdeu de ganhar carona em um dos ônibus do comboio que se deslocou para a Papuda, onde ficaria certo tempo para reflexão e estaria hoje devidamente ornamentado com uma tornozeleira eletrônica, sendo monitorado diuturnamente, kkkkkk.

  5. Não querendo defender esse Major mauricinho, Filho de general, mas é dever de justiça elencar o nome de todos os oficiais que expuseram e Contaminaram permanentemente a imagem do Exército Brasileiro, o melhor Exército do Brasil, são eles: Jair Messias Bolsonaro, o falso Meçias; Mourão, o melancia bom vivam; Villas Boas, o moribundo traidor da nação; Ramos, o covarde, Maria Fofoca, Vendedor de Mate; Paulo Sérgio, subserviente Indomito; Braga Netto, subserviente e conspirador; Pazuello, subserviente, gordinho incompetente do bem; Heleno, LEXOTAM, dos 39 k de coca, conspirador da Intentona Bolsonarista; Santos Cruz, viúva melancia; Rego Barros, Arrego Barros, general dos Estamentos Inferiores, viúva melancia; Silva e Luna, viúva melancia; Azevedo e Silva; viúva traidor das praças, Inativos e pensionistas, além é claro do filho puxa-saco do general Cid. se esqueci de algum golpista/ traidor da pátria, peço minhas sinceras desculpas, pois a lista é grande.

    1. A lista não é grande, é bem Imensa! Tanto de servidores militares e civis, tanto da ativa e da Inatividade. Olha, não vai ter caracteres disponíveis. 😅😥😵

  6. Esse puxa-saco subserviente só terá vaga em OM, a partir de agora, de subcomandante ou chefe dos serviços gerais, duas vagas típicas de militares queimados ou incompetentes que não servem para a administração militar. Será mais um revoltado, desempenhando uma função que qq soldado recruta desenrolado pode desempenhar, por um décimo do salário de um coronel.

  7. A bem dizer da verdade havia 2 hipóteses até 30 de outubro passado: permanência ou saída. Se houvesse a permanência, lógico que não daria em nada de nada. Porém com a saída confirmada, não há que se falar em perseguição. Sabiam bem o que estavam fazendo e as consequências que adviriam. Não eram mais crianças. Resolveram apostar tudo, agora tem de aguentar…

  8. É, Senhores, o medíocre advindo do baixo clero (jamais ascendeu ao alto clero por não ter capacidade de promover qualquer articulação ou aliança política) não se reelegeu, por falar demais e ignorar preceitos básicos de campanha, ofendendo frequentemente jornalistas, e, por incrível que pareça, até apoiadores. Acredito que toda a assessoria sabia que tinham por chefe alguém sem escrúpulos e sem a mínima empatia, não se importando com as consequências de seus atos, pois já havia dado exemplos disso várias vezes. E o antigo ditado popular “Aqui se faz, aqui se paga”, está se confirmando. A inexigibilidade bate a porta. E há processos na primeira instância também.

  9. O cidadão até pode ter cometido erros, mas o que tem de, defensor desse desgoverno nos comentários, não tá no mapa! Se cobrassem 10% o atual governo, do mesmo jeito que reclamam e acusam governo anterior, acredito que mudariam até a Constituição. Detalhe: toda ladaia em cima de um texto de “Bela Megale”…pqp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo