Capitão-de-mar-e-guerra que participou de ato terrorista é alvo de busca no DF

Capitão de mar e guerra em ato no Planalto

PF: Capitão da Marinha que participou de ato terrorista é alvo de busca no DF
Polícia Federal cumpre 46 mandados de busca e apreensão, bem como 32 de prisão, nesta 6ª feira

Mirelle Pinheiro, Carlos Carone
O capitão-de-mar-e-guerra reformado Vilmar José Fortuna (foto em destaque), que participou dos atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília, foi alvo de busca e apreensão, no Distrito Federal, no âmbito da 8ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (17/3).

O militar foi exonerado do cargo que ocupava no Ministério da Defesa após participar dos atos na Esplanada dos Ministérios. Ele trabalhava como assessor da pasta desde 2013, segundo o perfil do investigado no LinkedIn.

O capitão-de-mar-e-guerra estava designado a uma “tarefa por tempo certo”, modalidade definida pelas Forças Armadas para contratar servidores da reserva ou reformados como auxiliares no Poder Executivo. No entanto, trata-se de função diferente de cargos comissionados comuns, também usados por militares.

Nesse tipo de cargo, a lotação é no Ministério da Defesa, mas cabe à Marinha a eventual dispensa da função, como ocorreu com Vilmar José. Como militar reformado lotado no órgão, ele recebeu salário de R$ 35 mil por mês, no ano passado, segundo o Portal da Transparência.

Outros alvos
A coluna Na Mira apurou que um dos alvos de mandado de prisão da oitava fase da operação é a suspeita de pichar a estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), com a frase “perdeu, mané”.

A frase faz referência à resposta que o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, deu a bolsonaristas após ser hostilizado em um aeroporto. A presa foi identificada como Debora Rodrigues dos Santos.

Outro investigado preso é Nelson Ribeiro Fonseca Junior, suspeito de levar, da Câmara dos Deputados, a bola assinada pelo jogador Neymar. Ambos foram presos.

As equipes cumprem 46 mandados de busca e apreensão e 32 de prisão preventiva no Distrito Federal e nos seguintes estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A oitava fase da Operação Lesa Pátria visa identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília.

Na ocasião, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos Três Poderes, causando caos generalizado na Esplanada dos Ministérios.

Os participantes dos atos golpistas são suspeitos de cometer os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Onde são cumpridos os mandados

Bahia: dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão;
Distrito Federal: dois mandados de busca e apreensão;
Espírito Santo: um mandado de busca e apreensão e um de prisão;
Goiás: dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão;
Maranhão: um mandado de busca e apreensão e um de prisão;
Minas Gerais: nove mandados de busca e apreensão e oito de prisão;
Paraná: dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão;
Rondônia: 11 mandados de busca e apreensão;
Rio Grande do Sul: três mandados de busca e apreensão e três de prisão;
São Paulo: 13 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão.

Na Mira(METRÓPOLES)/montedo.com

27 respostas

  1. Ainda bem que esses terroristas estão sendo presos. O capitão aí devia estar usando uma cueca bomba, é só olhar bem a foto. Enquanto isso os patriotas fazem letrinha do Rio Grande do Norte sob a supervisão da governadora e o ministro da justiça faz uma visita às vitimas dessa sociedade cruel na Maré. Oh, Glória! O Amor venceu!

    1. Vi um vídeo de uma delegada de Natal dizendo que no que acontece no RN não se pode usar a palavra terrorismo. O que ocorreu no dia 8 de janeiro, o decreto de intervenção federal no DF já estava pronto, impresso, bem redigido e enquadrado na lei e a midia chama de terrorismo. Duas reguas diferentes.

      1. Não ocorreu tentativa de derrubar o governo do RN, nem invasão da sede do TJ-RN, da Assembleia Legislativa ou da sede do governo. trata-se de uma situação distinta e estritamente ligada à segurança pública local, não sendo a primeira vez que acontece. Embora a Lei que tipifique o que é ação terrorista tenha um sentido estrito, o STF ampliou o sentido em virtude do ataque aa instituições democráticas, o que não ocorre no RN. Em virtude do 8 de janeiro ocorreu justamente o que sequer é aventado no RN: o afastamento do governo local, no caso do DF, para salvaguardar as ações de investigação das ações contra o Estado Nacional.

        1. Interessante o conceito utilizado nos dias atuais para certas expressões.

          Podem até definir como “tentativa de golpe” o que ocorreu em Brasília, mas os atos no Rio Grande do Norte são sim atos terroristas.

          As definições e conceitos juridicos servem ao sabor do momento e nem sempre condizem com o significado do vernáculo.

          E para “desenhar”: terrorismo e palavra derivada de Terror.

          Procurem o significado de terror em todos os dicionários e vejam se há alguma semelhança com o que ocorre
          Na “terra encantada da Fátima Bezerra”.

          P.S.: incrivel que George Orwell, mesmo sem saber, profetizou a “novilíngua”.

        2. Ué, em qual das duas situações é terrorismo? No DF Os vídeos mostram as facilitações. Que a CPMI venha. O Brasil agradece. Lembrando que antes da nossa CF, o direito à manifestações, reuniões, opiniões, liberdade e associações pacificas já é amparado pelos artigos 19 e 20 da Declação universal dos Direitos Humanos, de 1948, da ONU. Tem que separar o joio do trigo.

          1. Isso mesmo! O povo não esquece que antes da Constituição de 1988 o povo já tinha o direito de se manifestar livremente e se reunia em grandes manifestações durante o período militar sem serem importunados, com os militares de mãos dadas irmanados (com exceção daqueles que eram presos). Bons tempos lembrados pelo nosso inenarrável, heroico e corajoso líder que se encontra em retiro espiritual ganhando forças na Disney!

          2. “antes da Constituição de 1988 o povo já tinha o direito de se manifestar livremente” Ué! Então o que aconteceu com a redemocratização pós CF 88?

      2. O decreto nr 11377/23 foi aprovado por 67 dos 77 senadores presentes e já vinha na esteira de outros acontecimentos como o ataque à sede da PF em Brasília, incêndio de veículos e ônibus por manifestantes e tentativa de explodir um caminhão tanque carregado no aeroporto. e o enquadramento como “atos terroristas” não foi dado pela impresa, mas pelo judiciário.

        1. O decreto foi aprovado depois, né, pelas razões que vc mesno citou para um Modus operandi já conhecido em todo Brasil.
          “Tentativa de explodir um caminhão tanque”, ou ou artefato colocado para dar essa impressão e mirar um culpado?
          Claro como cristal ou deixou duvidas?

          1. Isso mesmo! Até um dos autores do falso “atentado”, Wellington Macedo de Souza, se infiltrou durante anos fazendo publicações de apoio ao Mito, tirando fotos com nosso Salvador e até conseguindo cargo comissionado como assessor na Diretoria de Promoção e Fortalecimento no Ministério de Direitos Humanos, da apóstola Damares Alves. Era tudo uma grande armação contando até com atores contratados para assumir o “atentado” fake, como Alan Diego dos Santos Rodrigues que inventou uma história bizarra de que teria planejado tudo em frente ao QG do EB em Brasília com George Washington de Oliveira Sousa, um local de encontro pacífico e de respeito à democracia. Ainda o ator contratado George Washington montou todo um ambiente cenográfico em sua residência para quando fosse feita a prisão fake, fosse também encontrado um arsenal fake de pistolas, fuzis, carabinas, mais de mil munições e cinco dinamites Em sua posse! Todos sabemos que os patriotas não prezam pela violência e eu me pergunto: onde isso vai parar com toda esta trama de mentiras, como se as pessoas fossem idiotas? Armaram até um esquema de câmeras de segurança para que os atores fossem filmados no local e fizeram até com que estes atores frequentassem gabinetes de parlamentares do Podemos e do PL. Para manter a enganação, ainda mantém os “terroristas presos” para fazer crer que foi real! Na verdade, como marginais sem crédito, não devem estar nem presos, mas em algum lugar típico para onde os covardes vão, tipo Orlando na Flórida. Malditos comunistas!

    2. Isso! Maldita montagem feita pela Grobu, que contratou figurantes e construiu até uma cidade cenográfica igual a Praça dos Três Poderes só para tentar incriminar os patriotas que estavam orando longe Dalí e esperando os profundos ensinamentos Apaziguadores e de respeito profundo às instituições de seu mentor espiritual. Foram os Ets, sob supervisão dos Reptilianos, que Saíram da terra Oca para causar a desordem! E quem é o mais reptiliano de todos? Ele mesmo, o famoso Sr Silva! O ardiloso Dino da Silva Sauro, sobrevivente da queda do asteroide que dizimou sua espécie e agora está em busca de vingança! Mas o pen drive do Catar tem as informações que nos farão retornar ao caminho da ordem, basta Subirmos
      ao ponto mais alto, que fica lá em cima, no cume da goiabeira, já Que para o nosso valoroso líder, só o cume interessa!

      1. Cá pra nós. Maldita montagem foi das várias manifestações, mar de gente verde em amarelo, famílias, idosos, crianças, nenhum papel no chão, nenhuma lixeira quebrada, nenhum ato de de vandalismo e sem ncessidade de escolta da PM. Mas, eis que de repente, boooommm. Em videos vemos a multidão sendo escoltada para a esplanada, vemos PMs ao lado de “figurantes”, que já estavam dentro do congresso, e sinalizando para o povo entrar. Depois um indidviduo com uma camisa do Bolsonaro sobrepondo outra camisa branca, quando ninguém usava camisa que não fosse verde e amarela e este cara fez questão de aparecer para a câmera. Sei. Um cavaleiro da PM sozinho se deixa derrubar do cavalo, quando esses caras nunca ficam sozinhos. Os “figurantes” que já estavam dentro dos predios. Tudo registrado, E cadê esses “figurantes”, esses Adelios?
        Logo em seguida o PR assina um decreto de intervenção federal no DF, o qual já estava previamente pronto, bem redigido e bem enquadrado nas leis (uma delas foi a le lei que Dilma vetou varios pontos para não atingirem atos terroristas do PT e MST). Depois o PR decretou sigilo para os videos. Legal né. Então, CPMI neles.

        1. Isso meeeeeeeeeesmo! Até o cavalo era comunista! maldito animal invejoso que vive pelos pastos se contorcendo de inveja do gado! Se jogando no chão! Só não usou a camisa da seleção para não ser confundido com o Neymar caindo!

          1. Vamos fazer uma devassa com a CPMI! A começar com a acomunada PF que sequer prendeu os infiltrados do dia 8 de janeiro! E o que falar do BGP, o Batalhão melancia que interrompeu o trabalho da PM! Os patriotas ao saberem que comunistas estavam no interior dos prédios dos três poderes, num gesto altruísta e voltado para os mais profundos sentimentos democráticos de preservação da lei e da ordem, se dirigiram para lá, largando suas sagradas famílias e a rede de orações onde se encontravam, para num ímpeto cristão demover os famigerados delinquentes! Mas tudo era apenas um plano macabro do novo governo, uma enorme ratoeira para prender os patriotas, algo manipulado por um complô da Grobu, Leonardo di Caprio, greta, Macron, Hezbollah e Com patrocínio de George Soros! Mas nossos congressistas não se calarão! Damares, Hélio Bolsonaro e São Pazzuelo não deixarão esta farsa prosperar, já tem em mãos até uma cópia do pen drive do Catar. A verdade está lá fora! Viva a invermectiva e a terra Plana, …

  2. “Capitão-de-mar-e-guerra que participou de ato terrorista é alvo de busca no DF
    março 18, 2023
    Um Comentário”
    Quiçá realmente queiram identificar os terroristas e a mando de quem agiram.
    Sim, porque a coisa foi muito bem planejada para envolver os inocentes úteis que lá estavam.
    essa manobra já era estudada em setenta e pouco, mas caiu em desuso, só agora utilizaram e sabem bem usá-la.
    “O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÃNCIA”.

  3. Terroristas? A quanta bobagem nós prestamos ao postar que pessoas que lutavam por um país longe de corrupção, onde a liberdade é tolida todos os dias, pessoas de todas as Idades, desde crianças a idosos com as quais não tinha uma única Arma sejam chamadas de terroristas, até quando seguiremos uma Midia podre, uma política podre, qual a vantagem nisso? Qual o preço? Qual o valor?
    Podemos realmente chamar esses brasileiros de terroristas?

    O que dizer então sobre o que está acontecendo no RN e que tende a se espalhar pelo Brasil?

    O que dizer de um Ministro da segurança que entra em um dos lugares mais temidos do país sem segurança e dizem sem carro blindado?

    Alguma linha sobre isso em destaque?

    A que valor esse Préstimo?

    1. Na Itália existe a Camorra, talvez tenha se disseminado pelo mundo. Avaliem com propriedade os acontecimentos e tirem suas conclusões.

    2. São patriotas, mártires de uma causa holística transcedental ufanistica mataversatica, a espera do grande avatar da era de aquarius, a ser implantado pelo seu líder e que só estavam orando pela paz e pela ordem em frente aos quarteis, pedindo democraticamente que se desse um golpe democrático de estado-cristão e foram destruir o templo de satã para edificar uma igreja voltada para a paz e para a ordem no lugar de maneira ecológica, usando a força dos próprios músculos para evitar gastos e sem nenhum gastos desnecessários com maquinário. São pessoa de bem que só querem se livrar da corrupção, de caminhões tanque corruptos, cavalos corruptos, viaturas da polícia corruptas, relógios antigos corruptos, … viva a cloroquina!

  4. A “reconstrução”, através de narrativas falsas e com o apoio integral das mídias – especialmente da grande imprensa – está surtindo efeito.

    É surreal o número de brasileiros que acreditam e reverberam os editoriais manipuladores dos jornalistas “engajados”.

    Depois, não digam que não sabiam. Sejam coerentes e caminhem de cabeça erguida para o “matadouro” de suas existências.

  5. Mídia canhestra e desinformadora! Crer fazer crer que ocorram atos deste tipo no Brasil! Já não chega a notícia falsa das jóias de Bolsonaro? Usaram até imagens borradas para fazer crer que um militar teria ido junta da Receita Federal para tentar retirar as joias que nunca existiram! E que é a testemunha? Um funcionário de reality! como é possível acontecer ataques em Natal se estamos em março e o Natal é em dezembro? Então eu quero o meu 13º já!

  6. Um passagem rápida no seu texto, percebi o besteirol e parei. Os vídeos em sigilo falam por si, então, o povo quer saber: por que haviam “patriotas” com escudos, ao lado de “delinquentes”, que já estavam dentro dos prédios, sinalizando para o povo entrar em vez de formarem uma barreira?

    1. São reptilianos disfarçados de ETs a mando de Leonardo di Caprio, cujo plano é instaurar uma nova ordem hemafrodita na população e queimar os livros do mestre Olavo. Mas a CPI vai revelar tudo: os caixões vazios enterrados, a eficácia da cloroquina, as crianças raptadas na ilha de Marajó, o código fonte, a montagem feita pela Grobu no 8 de janeiro e provar que o Bispo é um hibrido com os reptilianos!

  7. Nossa! “Ato terrorista”. kkkkkk Jornaleco nem sabe o que escreve. Vai procurar saber o conceito de terrorismo antes de escrever mer….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo