Israel faz coro aos EUA e diz que navios do Irã no Brasil são ‘perigosos e lamentáveis’

O navio de guerra iraniano Iris Dena no Porto do Rio de Janeiro - Ricardo Moraes - 28.fev.23/Reuters

Porta-voz da diplomacia acusa governo brasileiro de favorecer ‘Estado maligno’ acusado de violações

SÃO PAULO – Israel se juntou aos EUA e condenou nesta quinta (2) a chegada de dois navios de guerra iranianos ao Porto do Rio de Janeiro no fim de semana. No Twitter, Lior Haiat, porta-voz da chancelaria do país, condenou a decisão “perigosa e lamentável” da Marinha brasileira de aceitar as embarcações.

“O Brasil não deveria favorecer um Estado maligno, responsável por diversas violações de direitos humanos contra seus próprios cidadãos, que executa ataques terroristas em todo o mundo e arma organizações terroristas em todo o Oriente Médio”, escreveu Haiat. Acrescentando que este era o momento de o Brasil seguir os passos de outras nações e reconhecer o Irã como “entidade terrorista”, ele finalizou o post declarando que não era “tarde demais para ordenar que os navios deixem o porto”.

A Marinha do Brasil permitiu que os navios iranianos Iris Makran e Iris Dena atracassem no Porto do Rio de Janeiro de 26 de fevereiro a 4 de março. A autorização, na mesma semana em que o enviado especial para o clima John Kerry está no país, irritou os americanos, que vinham pressionando para que o governo brasileiro não liberasse a ação. O regime iraniano é alvo de sanções de Washington.

Conforme a Folha mostrou, o Brasil, que já havia autorizado a chegada das embarcações em janeiro, havia cedido à pressão americana no começo de fevereiro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou aos EUA para se encontrar com o líder americano, Joe Biden, e empurrou o atracamento para o fim do mês. Ao final, as embarcações acabaram chegando ao Rio de Janeiro no domingo passado.

Embora exista forte pressão dos EUA para que países da América Latina neguem esse tipo de permissão à Marinha iraniana, o Itamaraty adota o princípio de não reconhecer sanções unilaterais, só as aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU. Assim, não haveria razões para negar a solicitação de Teerã.

Antes de Israel se pronunciar sobre o tema, o senador americano Ted Cruz, membro dos comitês de Relações Exteriores e de Comércio, Ciência e Transporte do Senado, já tinha reagido. Ele criticou Lula, a quem chamou de “chavista alinhado contra os EUA”, e afirmou que tanto o Porto do Rio de Janeiro quanto qualquer empresa que fizer negócios com o porto podem ser penalizados.

“Os EUA têm sanções e leis antiterrorismo projetadas exatamente para deter e responder a essas ameaças”, disse. “Esses navios de guerra iranianos já estão sob sanções e, portanto, o porto do Rio de Janeiro, onde aportaram agora, corre o risco de sanções incapacitantes, assim como quaisquer empresas brasileiras que lhes prestaram serviços ou aceitaram pagamentos –e também todas as empresas estrangeiras que se envolverem com o porto ou com essas empresas brasileiras no futuro.”

FOLHA/montedo.com

12 respostas

  1. Brasil sempre foi um país neutro e porque iam fazer as vontades dos outros países? Estado unidos e Israel que cuidem do seu país imagina se o Brasil dizer aos Estados Unidos e Israel com qual o país eles devem ter contatos? O brasil vai entra esse ano como grande líder. Presidente dos brics, presidente do G20 e mais presidente em alguns grupos que .me foge aqui.O Brasil vai ser presidente como líder aqui entre os países vizinhos e não pode perder a oportunidade de fazer grandes negócios e não tem olhar para ninguém e Ninguém, sim aproveitar a oportunidade no mundo da geopolítica é assim tem que tirar proveito do mundo sim senhor em favor do Brasil e o Brasil esse ano está com tudo não mão. Grande coisas imagina se o Brasil desse ouvidos a todo mundo aí ia ficar disse por me disse a daqui a pouco todos os países queriam que o Brasil não recebessem ninguém, lógico ninguém está dizendo que os iranianos são os santos assim como os outros para países. Viva a democracia no Brasil e acabou agora tem um presidente democrático com o mundo não um falso Messias no poder. O tempo é o senhor absoluto da razão.

    1. Agora o Brasil tem um presidente que agradece sua eleição a criminosos, narcotraficantes, apoiador de ditaduras, guerrilhas e invasores de propriedades.

    2. Engraçado Decréscimo, se formos pesquisar aqui, quando o Presidente Bolsonaro viajou a russia para garantir os fertilizantes e alegou a neutralidade do Brasil para não se posicionar sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia o seu comentário teve um tom bem diferente desse, parece até a Miriam Leitão passando a mão para o aumento do combustível e outras decisões do atual governo.

      1. Nunca critiquei um presidente por neutralidade e sim por ter ido lá e ter se gabado que a guerra não ia ter. Sobre os combustíveis quem deixou o país nessa situação? Quantos x o presidente trocou o presidente da Petrobrás que ele nomeou e depois o culpou? E quando foi a gasolina no governo Bolsonaro nos 4 anos? . Vamos fazer uma análise em geral e não os 3 meses eleitoreiros e sim geral vai ver que a gasolina mesmo com os impostos vai estar muito mais barato que na gestão do Bolsonaro. Aqui não defender a o b ou qualquer Partido ou político que não tenho político de estimação. A diferença é aquele que tem viés político e tem político de estimação e de quem enxerga a verdade. Pois o pior cego não é que não enxerga e sim o que vê e se recusa enxergar a verdade. Por isso gosto muito da frase do tempo tudo esclarece. O tempo é o senhor absoluto da razão.

  2. Sobre os negócios da Amazônia com a União Europeia, Canadá, E Estados Unidos não vão falar nada? Madeira e minérios, desmatamento e poluição de rios para satisfazer e atender aos interesses internacionais, dois pesos e duas medidas; até quando esse terrorismo será aceito?

  3. Perigoso e lamentável é um país adentrando a esfera de soberania de outro. O Brasil é uma ovelha no cenário internacional e quer ser forçado a acreditar que deve fazer parcerias com os lobos.

    1. E você acredita que algum chefe ia? Porque se forem o governo pode querer se aprofundar e retirar daquilo que já estão ganhando nas custas das baixas patentes, pensionistas, veteranos e o pessoal prejudicado em geral. Depois de dizer que não queriam que o Lula tivesse ganhado, vão esperar o que desse altos coturnos? Deles já está garantido, mas quero lembrar que já está Pacificado no STF que não tem direito absoluto garantido então quem está se achando melhor e acha que merece mais que os outros cuidado…….E lógico esse altos coturnos não vão a reunião é muito mais fácil o Lula fazer uma reunião com o pessoal prejudicado e não com os altos coturnos militares que além de não serem mãos amigas e sim mãos traiçoeiras nós bolsos dos que ganham menos ainda estavam querendo golpes alguns e querendo se perpetuar no poder. Quem você acha que vai ter coragem de tudo que fizeram pedi qualquer aumento? Esqueça e o aumento se consegue resolver via política até rever a lei 13.954. E colocando muita gente no seu devido lugar para assim aprenderem trabalhar na coletividade e não trabalhar para si e seu próprio bolso. O tempo é o senhor absoluto da razão.

      1. Quanta bobagem escrita, amigo lute pelo seu direito e justo, mais não torça pela diminuição do salário alheio, o nome disso e recalque
        Quando os QE do exército tiveram direito a promoção a Segundo Sargento em 2013, diferente de vc agora eu fiquei muito feliz por eles e parabenizei a todos que eu conhecia e foram promovidos, de qualquer forma desejo sucesso a empreitada de vocês.

        1. E você sabe por acaso quem eu sou? Eu posso lhe dizer fiquei muito feliz pela promoção dos segundos Sargentos QEs e sempre torci para todos dentro da forças e nunca Distingui ninguém do Ev ao Cmt. Mas também não fico quieto por causa no PL 1645 muitos torcerem que passasse o PL como foi passado e sem se importar com o pessoal alheio. Vou dizer eu faz muito tempo nenhum uso o salário do EB deixei tudo para a minha família. Porque trabalho em outro ramo e viaja todo Brasil e geralmente fico de 3 a 4 meses em cada estado e tenho a honra e Oportunidade de conhecer esse imenso pais que ano muito e não troco por nenhum um país do mundo. No meu ramo de trabalho eu ainda ajudo o instituto de câncer infantil doando uma parte dos meus lucros. Mas isso não quer dizer que tenho que fechar os olhos as injustiças e onde Esse pessoal estava tudo no PL 1645? Para dizer vamos tentar fazer um coro na coletividade onde andaram? Aqui não torcer para a ou B. E sim concientizar ao pessoal que acham que são mais que os outros e sei também que tem gente que ficou no meio dos QEs que não foram promovidos assim como subtenentes, capitães e com salário muito desigual. Não é rancor não é senso de justiça, porque como falei nem dependendo mais do salário do EB, pois nunca fui de acomodar e também nunca deixei de querem justiças as prejudicados e infelizmente só tem um caminho E é via política e posso dizer que está tudo muito bem encaminhado.

  4. Acho engraçado que ninguém comentou quando os americanos grampearam a Dilma e várias esferas do alto escalão brasileiro (entre outros chefes de estado), sem contar o grampo de uma série de empresas brasileiras para que eles tivessem vantagens nas concorrências comerciais. Ninguém falou nada que eles eram inimigos. Ficou por isso mesmo, afinal era a Dilma, né?
    Os iranianos tém uma balança comercial altamente desfavorável a eles em relação ao Brasil. Compram muito do Brasil e vendem pouco.
    Enfim, os iranianos são bons clientes para nós e nunca nos espionaram, ao contrário dos “aliados” sem moral e reclamões da hora.

  5. Aldo Rebelo é o único patriota comunista a defender a soberania da Amazônia e do brasil. antes do resultado final das eleições ele disse: “_Essas eleições irão mostrar o verdadeiro caráter do povo brasileiro.” O resultado está aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo