Decreto coloca Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sob o guarda-chuva da Casa Civil e “desmilitariza” o órgão

ABIN

Abin era vista como comandada sob forte influência de militares bolsonaristas

Leonardo Meireles, Marc Arnoldi
Como confirmado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, à coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) saiu das mãos da Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e está sob o comando direto da Presidência da República. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2/3).

O pensamento de tirar a Abin do GSI e levar para a Casa Civil vinha sendo construído desde a transição, com o objetivo de “desmilitarizar” o órgão. Depois dos atos golpistas de 8 de janeiro, a pressão nesse intuito aumentou.
Veja a publicação

Abin sai das mãos do GSI e … by Metropoles

Nos bastidores, a Abin era vista como comandada sob forte influência de militares bolsonaristas nos últimos quatro anos. E, por isso, muitas de suas ações eram ignoradas pelo governo.

Exemplo: a produção de relatórios alertando sobre a gravidade do coronavírus e a necessidade de medidas sanitárias não teve apoio dos chefes do GSI. A Abin também fez um documento alertando para o perigo de os golpistas acampados em Brasília invadirem prédios na capital federal.

Novamente, o GSI teria ignorado os avisos. O resultado veio com a invasão e a destruição do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

A Abin, agora como integrante da Casa Civil da Presidência da República, “é órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência e tem por competência planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do país, obedecidas a política e as diretrizes estabelecidas em legislação específica”. Luiz Fernando Correa, ex-diretor-geral da Polícia Federal no segundo governo Lula, é o favorito para assumir o cargo.

METRÓPOLES/montedo.com

15 respostas

  1. Bem feito para aqueles puxa sacos que acharam que podiam permanecer no poder e para isso era só Apoiar um Desajustado de um governo que só olhou para a Elite, deixou milhares de famílias militares com DECRÉSCIMOS nos salários para enfiar no bolso de quem ganha mais e inclusive do seu próprio como capitão da reserva. O ex presidente Jair Messias Bolsonaro o falso Messias o 171, espalhador de fakes, ódio e que usa Deus em vão. Bem feito puxa sacos aqui se faz aqui se paga. Quando não aprender que se ganha quem trabalha na Coletividade, se favorecer um tem que favorecer Todos, bem Feito que o pessoal,que quis dar um golpe dia 8 de janeiro seja julgado a rigor da lei e seja colocados no seu devido lugar da insignificância. Muitos querem Aumento agora já e lógico não vai ter aumento esse ano, somente para uns que vai aumentar, mas lamento dizer que vai ser feito uma outra Restruturação de carreira militar e muitos que hoje estão rindo as custas do outro podem a virem chorar amanhã. Mas nada e nada mesmo que um dia após o outro. O tempo é o senhor absoluto da razão.

    1. Cara você devia procurar um tratamento médico, parece samba de uma nota só, está sempre repetindo as mesmas coisas. Nas Forças Armadas tanto faz o subordinado torcer por alguma coisa ou não quem sempre decidiu foram os Chefes, na minha opinião haviam coisas a serem melhoradas na reestruturação, porém tanto faz o que eu penso ou não pois não sou eu que decido, acho justa a briga dos que pleiteiam corretamente procurando os políticos aos quais apoiara, independente de partido, mais, ficar aqui no blog falando as mesmas coisas sempre como um cavaleiro do apocalipse com certeza não vai resolver nada e ainda pode lhe fazer mal a saúde.

      1. Sim e você querendo ou não vou ficar defendendo os prejudicados e famílias, por mim eu nem uso o salário do EB que deixa para a família e tenho condições de viver bem e viajar e ficar cada 3 meses em estado diferente que ganho muito com isso. Mas porque o dez repetindo? Ou está com a consciência pesada? Porque vou continuar repetindo até mudar e por acaso estou falando alguma mentira? Lógico que não, mas muitos vieram aqui e falam mentiras e ainda ficam elogiando um dos piores presidentes que o país já deve,Jair Messias Bolsonaro o falso Messias.. mas como falei nada melhor que um dia após o outro. O tempo é o senhor absoluto da razão

        1. Acho que você não entendeu, não tem como eu ou qualquer outro militar que não se sentou a mesa de negociação estar com consciência pesada ou sequer ter torcido para alguma coisa por não termos poder decisório. Sobre aquilo que foi assinado, se por acaso prestar atenção no que eu escrevi, acho que há coisas que sim podem ser melhoradas na lei, também disse que era legítimo o pleito dos prejudicados, só que eles estão correndo atrás de maneira correta, enquanto você fica no blog em qualquer matéria que for postada repetindo as mesmas coisas.

          1. Podemos não ter sentada a mesa ,mas quer coisa melhor que três sociais e blogs de graças alcance para manifestar as Indignações? Lógico vão dizer que não adianta, mas outro ditado que diz quem se cala consente e pode ser só eu ou meia de dúzia de gatos pingados,mas espalhando a indignação amanhã pode ser tornaram milhões e mostra aos altos coturnos militares que hoje não Vivemos como
            No passado da MP 2215-10. Hoje são outros temos e ninguém vai mais conseguir calar as pessoas injustiçada pelo OMISSÃO SIM . Vou chamar de omissão dos nossos superiores. O tempo mostrará quem tem razão. O tempo é o senhor absoluto da razão.

          2. Meu amigo eu não fico só lamentando já liguei para muita gente em Brasília e sei que o caminho sempre acaba Sendo na político. E não devia ser, mas por omissão daqueles quando chega uma coisa e mentem ou finge que vão estudar, pois estudam tanto que as pessoas entram nas forças armadas e se aposentam e aí ficam lá estudando principalmente se é alguma coisa que Beneficia Praças. Ou você acha que não já propus que qualquer aumento ou lei o decreto ou ou portaria ou melhor porcaria que maioria chamam que só ferra os Praças que tivesse uma participação do pessoal da ativa e da reserva de todos os postos para as coisas se tornarem mais Transparente e justo a todos. Mas as postagens estou colocando e também em várias redes sociais não vou passar quem eu sou,mas tenho muitos seguidores nas minhas redes sociais e pode ser até muito mais que gente na política ou uns Generais é só para mostrar que ao pessoal que estou atendo a tudo e não me submeto mais aos que acham que podem tudo e mentir sem a população brasileira Saber a verdade. Vamos aguardar o tempo. O tempo é o senhor absoluto da.

    1. Sim não tivemos chefes na gestão do ex presidente Jair Messias Bolsonaro o falso Messias o espalhador de fakes, ódio e que usa Deus em vão todos só trabalharam em seu benefícios e deixando o soldado para trás ao contrário que dizem que nem um soldado fica para trás. Pois DEIXARAM milhares para trás na lei 13.954. E não vão querer que esse governo concerte em 2 meses o que o falso Messias e seus generais de centrão Destruíram pensando só neles e alguns puxa sacos. Vai viu uma outra reforma e até vai ser bom, sabem porque vai ser bom? Vai ferrar os caras que já estão cantando de 🐓 galo e contando com altos estudos e meritocracia é só aguardar a vingança vai vir e tudo porque estava aqui no blog uns. Dizendo que são mais que os outros e desmerecendo os d+. E pior julgando os sem conhecer. Não aprenderem trabalhar na coletividade, como se numa guerra uma pessoa ia ganhar sozinho. Mas tem um ditado muito conhecido dos próprios militares. nada Melhor que um dia após o outro. O tempo é o senhor absoluto da razão

  2. Isso se chama freio de arrumação.
    O que o atual governo está fazendo é expurgando da chefia ou comando de cargos importantes aquelas pessoas que estavam servindo a um governo e não ao país.
    Quem trabalha para o estado, mas ao mesmo tempo tem paixão por político A ou B, a hora que a chave muda a conta chega.
    Falta para algumas pessoas entenderem que quando se trabalha para o estado a sua preferência política deve ficar no seu íntimo. Isso tem nome: Profissionalismo.

    1. Desde quando esse governo trabalha em prol de alguém ou sequer tem viés estadista, deves ter aprendido este lema ao longo da carreira “os vencedores os louros da vitória e aos perdedores os leões”.

  3. Certíssimo deixa a inteligência com os civis. Militares não sao inteligentes, são obedientes e submissos, sim senhor.
    As Forças Armadas já tem os X9, dedos duros, dedos de setas e fofoqueiros de alojamentos, além dos babões, puxa sacos e entregões.

  4. PRF diz que Bolsonaro não precisava usar capacete em motociatas

    Está é a manchete!!!

    ” a estrada estava controlada”…

    Vão voltar pro DAER…

  5. Está Corretíssimo tirar a ABIN da estrutura militar. Primeiro que a Abin foi criada para ser um Órgão civil, segundo Que todos os Órgãos de Inteligência Estão integrados no SISBIN. Nós militares vemos o Serviço de Inteligência com um Viés, Característico da nossa Formação e Propósito da nossa Instituição. A ABIN e formada por agentes concursados das mais diversas Graduações, essa diversidade e pluralidade permite que na Produção de Serviços e Relatórios de Inteligência com Características diferentes de nos militares, e isso para apoio a tomada de Decisões e importante. Ninguém perde, e um ganha-ganha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo