Alemanha retalia Brasil e embarga exportação do blindado Guarani

Blindado Guarani (Imagem: Sargento Manfrim/MD)

Lula e Jair Bolsonaro negaram pedido alemão de fornecimento de equipamentos militares e munição de tanques à Ucrânia

Robson Bonin

Segundo fonte do Ministério da Defesa, o embargo é uma retaliação à negativa dos governos de Jair Bolsonaro e, mais recentemente, de Lula de autorizar o fornecimento de equipamentos militares e munição de tanques Leopard à Ucrânia. Ministério da Defesa/Divulgação

O Federal Office for Economic Affairs and Export Control, escritório governamental de controle de exportação da Alemanha, confirmou o embargo à exportação de 28 veículos blindados Guarani do Brasil para as Filipinas.

Os veículos são fabricados na Iveco em Sete Lagoas e possuem sistemas e peças de origem alemã sujeitas ao controle de exportação.

Cinco unidades já estão no pátio da empresa aguardando o comprador. A operação comercial com as Filipinas foi feita por meio do governo de Israel.

Segundo fonte do Ministério da Defesa, o embargo é uma resposta à negativa dos governos de Jair Bolsonaro e, mais recentemente, de Lula em fornecer equipamentos militares e munição de tanques à Ucrânia, como queriam os alemães.

RADAR(Veja)/montedo.com

13 respostas

    1. Mas quem embargou foi a alemanha. O que tem a ver a sua “direita lambe botas de americano”? Na verdade, a pergunta correta é: Cadê a esquerda lambe botas de progressistas europeus, como temos na França e na Alemanha.

  1. Temos que jogar pesado! Vamos em retaliação fazer algo pior que a Invasão da Ucrânia, algo que irá estremecer os alicerces do governo alemão. Vamos mandar para a Alemanha o que temos de mais maligno e destruidor! Isso mesmo! Vamos mandar o Mito para “tirar férias” lá…

  2. Nada mais justo!

    O “Barba” vive numa reclusa, no seu “maravilhoso mundo dos progressistas acéfalos” e não quer entender que seu discurso vazio voltado para a claque tem consequências desastrosas no mundo real.

    E depois ainda quer mais dinheiro para medidas populistas. Como arrecadar mais dinheiro se afugenta investimentos, compradores, reduzindo assim a entrada de divisas?!

    “Fazueli”.

  3. Nada de novo. Os EUA ja embargaram A Exportação de Aviões supertucanos pelo fato de terem componentes americanos e Não podem serem vendidos para Países que sao considerados hostis ao governo americano. Isso significa que Não desenvolvemos Tecnologia Própria e somos dependentes de Tecnologia dos Países mais desenvolvidos.

  4. É a caixa de transmissão ZF Ecomat 6HP602, que equipa também ônibus e caminhões e pode ser substituída por outros modelos para exportação. A empresa fabricante, ZF Friedrichshafen, possui desde a década de 1950 uma fábrica no Brasil e o embargo é para a exportação, que ainda foi intermediada por Israel.

  5. Esse guarani e uma.piada. de nacional nele não tem nada, a não ser a adaptação, gambiarra, de tirar um eixo eduzir de 8×8 para 6×6 para baixar o custo. Nao ha logistica. Pecas totalmente importadas e monopolizadas. Sem co tar o desempenho dessa jeringonca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo