Governo Lula propõe reajuste linear de 7,8% a servidores e aumento no auxílio alimentação

REAJUSTE

Medidas alcançariam apenas servidores civis, sem militares; nova rodada de negociação está prevista

Idiana Tomazelli, Marianna Holanda
BRASÍLIA – O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs aos servidores públicos federais um reajuste linear de 7,8%, acompanhado de um aumento de R$ 200 no auxílio-alimentação.

O reajuste alcançaria apenas os servidores civis do Executivo, sem contemplar os militares.

Caso as categorias aceitem esses termos, as medidas teriam validade a partir de 1º de março. Uma nova rodada de negociação deve ocorrer na semana que vem.

A oferta foi calibrada de forma a caber dentro do orçamento de R$ 11,2 bilhões já reservado neste ano para ajustar a remuneração do funcionalismo.

A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (16) em reunião da mesa de negociação permanente, conduzida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com participação dos sindicatos.

Em entrevista à Folha, a ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que o governo avalia editar uma MP (medida provisória), com vigência imediata, para acelerar a implementação do reajuste.

Algumas categorias estão com a remuneração congelada desde 1º de janeiro de 2017, quando tiveram o último aumento. Carreiras de Estado, como policiais e diplomatas, tiveram o último reajuste em 1º de janeiro de 2019.
Sindicatos argumentam que a defasagem já passa dos 30%. Na entrevista, a ministra disse que dificilmente o governo conseguirá repor essa perda de forma integral.

“Os servidores merecem algum reajuste, mas dificilmente será para compensar toda essa perda”, afirmou.

Dweck também havia antecipado que o governo estudava combinar o reajuste com um aumento no auxílio-alimentação, que tem impacto proporcionalmente maior para as categorias que estão na base da pirâmide da remuneração.
FOLHA DE SÃO PAULO/montedo.com

38 respostas

  1. Isso foi injusto pois os militares de baixa patente também estão sem reajuste todo esse periodo de tempo, o reajuste de Bolsonaro foi só para os altos coturnos, pessoal do altos estudos e aperfeiçoamento, os demais Foram esquecidos, como cabos, soldados e 3 sgt, além dos 2 sgt qe.

  2. Creio que a Lei 13.954 deverá ser revista, com melhor distribuição nos índices de reajuste referentes a habilitação militar e disponibilidade. A grana foi distribuído de forma desproporcional. Não tem como dar reajuste no soldo agora, pois ficaria injusto, outra forma seria inconstitucional.

    1. Reduzir salário e Inconstitucional, vc querer reparar o que julga incorreto na lei e justo, mais querer diminuir o salário de quem foi contemplado não.

  3. A maioria vai fazer o l mesmo que o Lula querendo ou não tem nem 60 dias o Bolsonaro conseguiu fazer com as forças Armadas e dividir os da Ativa, reserva, pensionistas, veteranos. Se não tiver aumento não é o Lula e sim os generais que estão com as cuecas desse jeito que todo mundo sabe aí não tem coragem de defender o soldado,mas agora para defender o falso Messias que provocou o Ódio entre o pessoal e ainda usa Deus em vão aí eles estavam prontos a ajudar. Os bolsos deles já estão cheios,mas em Detrimento do pessoal Prejudicados. Deviam ter vergonha e todos colocar o pijama e logo depois fazer uma reforma e não existir mais generais porque o custa BENEFÍCIOS ao população chega se zero se tivesse menos que zero seria 000000000000000000000000000000000000000000000000000000

    1. Camarada, o Governo Bolsonaro não deu reajuste para NENHUMA categoria, nem para nós militares !!! Ele fez uma reestruturação na carreira, correta ou não, mas isso não foi reajuste, entenda isso ! Agora, o que esse governo está fazendo agora é simplesmente privilegiar os civis em detrimento dos militares, assim como o fizeram nos 14 anos dos governos lula-dilma.

      1. Lula governou oito anos e Dilma seis… Nesse período não aconteceu nenhum ato comunista no Brasil… porque agora vai acontecer ????Bolsonaro passou quatro anos humilhando praças… já esqueceu ????

  4. Vc é militar e fez o “L” achando que ganharia aumento? Só lamento ahahahaha… merece so o sofrimento! Caiam mesmo no papo dessa galerinha que nao tem compromisso nenhum com as forças e fiquem cada vez mais pobres!

  5. Todos a atos administrativo do governo Bolsonaro estão sendo cancelados ou alterados. Se o atual governo não fizer uma revisão na Lei 13.954 estará contribuindo com uma lei injusta. Dizem que está na fila para revisão.

  6. Faça um bom proveito que a vida que é passageira e quem olha somente o seu próprio umbigo deve ter cuidado quando chegar diante do senhor aí o dinheiro não vai fazer diferença nenhuma. Aqui se faz aqui se paga. O tempo é o senhor absoluto da razão.

  7. Esse é mais um motivo para que cobramos do governo atual através das articulações políticas que as injustiças causadas pela lei 13.954 sejam corrigidas forte abraço irmãos

  8. Primeiro, essa reportagem traz Divergências, pois, os servidores civis, todos do executivo tiveram seus reajustes parcelados em 2016 até 2019 , como os militares.

    Segundo ponto, OS MILITARES : aumentar o percentual de Gratificação não é reajuste, não é um reajuste de Soldo. São coisas diferentes.

    Quem me provar aqui que dando 8% de aumento de Gratificação é como fosse um reajuste Salarial, e que é a mesma Coisa, igual a um reajuste no Soldo, eu dou o meu salário, que um mínimo Salário.

    Terceiro, nem todos os militares tiveram gratificações reajustadas.

    Quarto, só falam em reajuste de Gratificação, mas, não falam que com isso, teve o sacrifício de ficar mais 5 anos a trabalhar, e também teve um outro Reajuste que fingem que esqueceram, O rEAJUSTE DOS DESCONTOS: assistência médica, nossa e dependentes, Pensão Militar e Aumento no valor a pagar ao utilizar o serviço de saúde em exames.

    Quinto: Muitos Não sabem , mas, militares pagam Assistência médica e odontológica, suas e seus dependentes, descontados no contracheque,mesmo na ativa. E , se fizerem exames e procedimentos Médicos/ odontológicos, ou caso sejam internados, mesmo na ativa, pagam a parte também no Contracheque.

    OBS. NÃO SOMOS E NUNCA SEREMOS IGUAIS AO POLÍTICOS, STF, E TANTOS OUTROS, OS DEUSES, COM SALÁRIOS GORDOS E DEZENAS DE PRIVILÉGIOS.

    Sexto, Esses 11,4 bilhões foram reservados por Bolsonaro Para o Reajuste do poder Executivo, e Não somente de servidores públicos Federais(civis) do Executivo. Os militares deveriam ser incluídos sim, pois, fazem parte do executivo. Todavia, deixaram o Lobo escolher:

    – Serei o salvador do Funcionário público Federal (executivo) e
    – Como sempre o carrasco das FFAA.

    Obs.2 Como o lobo falou em tempos atrás:

    – Dê Uma migalha aos militares e eles param de perturbar.

    O Lobo todos conhecemos, o problemas foram as ovelhas e o outros animais acreditarem no Amor do Lobo para com eles.

    Triste, é a consciência de cada ovelhas e esses Animais.

    Mas, tem solução:

    FAZ UM L …e pedem um Reajuste..KKK

    1. Interessante que a grande maioria do pessoal que está RECLAMANDO são justamente aqueles foram muuito bem contemplaados com o aumento de suas gratificações com a aprovação da Lei 13.954 pelo Sr Bolsonaro. Que justiça divina seja feita e que não haja mesmo reajuste para os que já foram beneficiados. “Ninguém fica para trás”.

    2. Concordo com os argumentos, porque são baseadas em fatos, mas não do final do texto.
      Depois da primeira observação, desandou. Ficou muito emocional e com a cegueira costumeira de quem votou no bozo.

  9. É só pensar um pouco, Vc daria aumento a um cidadão que recebeu reajuste de 30% para 73% na Habl e, no caso de alguns, 0% para 32% na disponibilidade. Tudo isso tinha que ser minimamente pensado antes de aprovar uma restruturação injusta. Agora quem é que vai argumentar com o governo e explicar uma situação dessa?

  10. Os Militares foram os Únicos Beneficiados nos Últimos 3 anos com a lei 13954. Como em junho tem a ultima parcela a ser incorporada no Contracheque, Ninguém Vai bater na porta do presidente e pedir aumento, uma vez que ele vai Falar justamente o que eu escrevi acima. O Problema é que a lei 13954 os grandes Beneficiados foram os generais, e eles fizeram Pressão para que Não houvesse Discussão e nem Emendas a proposta apresentada. Agora seria interessante que as Próprias FA apresentasse uma proposta para corrigir os erros e Equívocos da lei.

  11. Ainda sofreremos muito com essa herança maldita do mito. Essa tal reestruturação totalmente mal feita ainda nos trará muita prejuízo. Na cabeça do molusco e de toda a opinião pública, nós ganhamos rios de dinheiro durante o último governo. Mas ninguém fala que só alguns ganharam, e a maioria continuou estagnada. Obrigado, capitão!

    1. O molusco sabe muito bem que somos a carreira com as piores remunerações do executivo federal. Isso é desculpa p/ ele privilegiar os pelegos da base eleitoral dele.

  12. Camarada, o Governo Bolsonaro não deu reajuste para NENHUMA categoria, nem para nós militares !!! Ele fez uma reestruturação na carreira, correta ou não, mas isso não foi reajuste, entenda isso ! Agora, o que esse governo está fazendo agora é simplesmente privilegiar os civis em detrimento dos militares, assim como o fizeram nos 14 anos dos governos lula-dilma.

    1. Tá de brincadeira!. Todo dinheiro que sai do cofre público, seja pra aumento de soldo ou gratificações é aumento salarial sim. A PF clamou por uma restruturação e não levou, só alguns afortunados das FFAA. Por esse motivo ninguém tem argumentos pra bater na porta do governo pra pedir aumento. Que situação que o Capitão desajustado criou pra nós.

  13. Restrutração da carreira Militar, mal feita, não visaram a tropa, Sds, Cbs e Sgts, pessoal da reserva, eu com Sgt da reserva, tive um decréssimo de vencimentos de 180 reais, com a subida da pensão Militar,.Quem deveria olhar para tropa, traiu a tropa, Como fica agora, nosso vendimentos, já sem aumento 4 anos, Temos Familia, aluguel para pagar, filhos na escolas,. Jamais esperava uma traiição dessa, de quem, deveria olhar e cuidar da sua Tropa. ninguém ta pedindo aumento, e sim a correção de inflação do periodo, já já vai começar as esposar dos graduados, corer atras do Lula, como antigamente. Já vi esse filme horrivel. Deus seja Louvado,

  14. Meus amigos!
    Observando os comentários dos colegas, senti a necessidade de todos em ter um aumento salarial urgente. Não é fácil ficar 4 anos sem reajuste salarial; muitos militares pagam aluguel, despesas da casa, escola dos filhos e no final o salário que percebe Do mês acabou. A inflação acabou com o salário do trabalhador, sei que só são 03 meses de governo, mas tenho certeza que dinheiro tem para reajustar os salários desse povo tão sofrido. Estou Falando por todos os trabalhadores desse País. Que o Presidente Lula tenha compaixão de todos os profissionais desse País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo