Sobre a carreira de praça no Corpo de Fuzileiros Navais

fuzileiros DF

Comentário recebido na postagem
Sobre o Quadro Especial

Pedro
As Forças Armadas têm peculiaridades quanto à carreira, objetivamente a de praças. Então acredito ser importante colocar aqui alguns pontos e o farei no viés do CFN:

1. O Fuzileiro Naval (Exceção ao QMU) ingressa como recruta após aprovação em concurso ao C-FSD. O soldado realiza concurso ao Curso de Especialização para que seja promovido a CB. O CB realiza concurso ao Curso de Formação de Sargentos, a partir daí pode estabilizar aos dez anos e aguardar as promoções subsequentes até Suboficial. Assim funciona hoje, ao menos até eu sair era assim.

2. Encontrei durante minha vida alguns Soldados estabilizados, e se estabilizaram algum merecimento tiveram. Também Cabos estabilizados. Bem, a instituição, os regulamentos da época permitiram, poderia ser considerado um erro? Talvez? Não sei. O correto é que uma vez a administração tendo permitido que aqueles militares estabilizassem no serviço público é questão de justiça, de honestidade, de humanidade dar condições para que progredissem, e o Quadro Especial existe ou existiu para esse fim. Um fim de justiça. Não é razoável que um militar que tenha dedicado 30 anos a serviço da pátria, e que naturalmente tenha constituído família, acabe sua carreira com os proventos de Soldado ou Cabo. Permitir ou concordar com esse absurdo só serve para demonstrar o quanto nos falta de humanidade.

3. Ahhh!! Mas eu estudei! Eu consegui! Eu passei na Academia dos Infernos!! Problema particular de cada um. O fato é que não há vagas para todos. Profissionais altamente qualificados são mandados embora, e ficam aqueles que melhor se adaptaram à caneta e ao papel. Sim! Fica quem melhor decora os manuais, os livros, ou melhor cola. E um diploma por si só não constitui atestado de competência técnica ou profissional. Vem alguém aqui arrotar que galgou o oficialato, não lhe tiro os méritos. Mas essa é uma conquista que ele pode se vangloriar aos que estão abaixo dele na hierarquia, ou esse mesmo ultra sábio e competente conta essa vantagem para um outro que tenha saído da Escola Naval ou da AMAN? Não. Ele não vai contar essa vantagem, porque dessa plateia não receberá aplausos.

Por fim, o militar do Quadro Especial merece muito mais do que tapinhas nas costas e respeito, ele merece ascender profissionalmente, ele merece as benesses de um salário de graduações superiores para que tenha dignidade e possa dar o sustento para sua família. O resto é mesquinharia.

5 respostas

  1. Não ocorre só no CFN, mas também ocorre no CPA, CAP e ocorria com o extinto Quadro de taifa que foi assumido pelo CPA. O comentário representa tudo o que foi feito na MB. Conheci vários militares do QESM que eram excelentes profissionais em suas carreiras e aqui faço um registro de que a minha primeira OM foi um Contratorpedeiro classe mil, o chamado Pernambuco, pois bem nele a guarnição – Praças – era composta por 70% dos Sargentos do QESM, agora resta a pergunta, se são péssimos profissionais que não estudavam e que se auto negligenciaram, por que deixaram setores do navio sob suas responsabilidades? Ressalte-se que uma belonave de milhões. Também ressalto que desses militares do QESM, conheci alguns pós graduados em direito e falavam mais do que a Língua pátria. Ao sentar com alguns pude observar os motivos que o levaram a não passar ou fazer o processo seletivo interno e em sua grande maioria não era por falta de intelecto, pois bem pensar que eram, em sua maioria, cachaceiros, ineptos, não gostavam de estudar e outros Deméritos, não corresponde a verdade. Devemos respeitar os que foram promovidos, pois dentre eles Existia o mérito também, já que o princípio da Igualdade é tratar os iguais dentro de suas desigualdades. Para não alongar mais, devemos repensar alguns conceitos e preconceitos sobre o QE, não foi Brecha da lei ou algum beneplácito de alguma autoridade, devemos encarar como mérito deles. Respeito acima de tudo.

  2. A real mesmo que acontece e que os CB e Qes querem ser promovidos sem estudar, querem sair suboficias ou oficias, soh esperando o tempo passar, não eh assim que funciona, isso seria uma baita injustiça com quem entra pelas escolas de formação, infelizmente não tem como todo mundo ser general, tem que estudar e fazer a diferença,

  3. Não concordo com o QE ser promovido até Suboficial, seria uma injustiça com aqueles que estudaram e passaram na prova. Só de ficar já está de bom tamanho, ficou porque quis ficar!

  4. Já ouviram falar do “Princípio da Inveja”?

    – Não basta que eu tenha, é fundamental que o outro não tenha.

    Portanto, não basta que eu tenha sucesso, é fundamental que outros não tenham, assim posso desfilar com meu ar de superioridade.

    É esse o pensamento. De muitis… Rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo