O que é o blindado Guarani, que teve venda destravada por Lula na Argentina

Blindado Guarani (Imagem: Sargento Manfrim/MD)

Colaboração para o UOL

Durante sua viagem a Buenos Aires, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destravou a venda de 156 blindados brasileiros da empresa Iveco para o governo argentino.

Fabricado no Brasil, o blindado Guarani tem peças argentinas em sua composição. O novo acordo prevê a transferência de tecnologia e serve de incentivo para o investimento brasileiro na indústria de defesa.

O que é o blindado Guarani?

  • É uma VBTP-MR (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas);
  • É um blindado anfíbio — pode andar tanto em terra como em água — sobre rodas para o transporte de tropas;
  • Leva até 11 militares;
  • É resistente a tiros de fuzil e explosões de granadas;
  • Conta com uma torre para canhão de 30 milímetros e também pode ser equipado com metralhadoras ponto 50 e 7,62 milímetros;
  • Possui ar-condicionado;
  • Navega com GPS;
  • Conta com visão noturna e laser;
  • Tem uma montagem de tipo modular, o que permite que, de acordo com as necessidades, seja equipado com outras armas, sensores, sistemas de comunicação e até torres;
  • Alcança uma velocidade de até 110 km/h;
  • Possui tração 6×4 e 6×6;
  • Tem uma autonomia de 600 quilômetros;
  • Pesa 18 toneladas.

Parceria com montadora italiana
O blindado Guarani foi empregado oficialmente pelo Exército Brasileiro em março de 2013, com a finalidade de modernizar as tropas brasileiras ao substituir as viaturas Urutu e Cascavel.

O veículo passou a ser produzido em parceria com a montadora italiana Iveco na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais.

UOL/montedo.com

26 respostas

    1. Prestígio a tecnologia de defesa Nacional? Transferimos de mão beijada a tecnologia de construção do guarani por 156 unidades vendidas. Genial…

        1. Visão miope! Sabe embarcar e desembarcar da viatura! Não sabe que tem uma empresa em sete lagoas gerando milhares de emprego! E outras agregadas! Além de ser uma viatura aprovada em todos requisitos operacionais! A viatura e muito boa para o fim a que se destina(Missões da Cav e inf Mec)!

          1. o que você está falando?
            Isso só serve para tirar foto mesmo…
            Sabe o que acontece se furar um pneu dele? Pergunta aí. Esse capota numa reta em um autodromo, o TCU condenou generais pela tragédia que foi esse projeto, ouviu, os generais foram condenados na tomada de contas, projeto muito ruim, graças a deus vendemos, você nunca deve ter entrado em um. daí que tem uma empresa gerando empregos, os recursos do exército visam principalmente entregas às suas necessidades, e apenas reflexamente qualquer outra coisa como geração de empregos.
            Coitados dos hermanos. Ao menoe vendemos esse mamute para alguém.
            Você com certeza nunca operou um pwra falar tanta besteira… nem no caixao de areia, na sua guerra contra o país B

        2. Da onde voce tirou essas afirmacoes? Condenação em TCU? Que viagem? Basicamente este carro precisa de 3 coisas( protecao blindada(Ele oferece Razoavel protecao inclusive contra minas) andar(motor(nao vi problemas) comunicaoes(usamos a linha falcon); e atirar( torre remax com optronicos da elbit(israel). Já trabalhei tanto operando quando na gestao de frota(geria 25 guarani) por 4 anos. Nunca tive que trocar pneu! Para de falar merda! Para de jogar ideias sem dados! Balizador de viatura!

          1. Uma análise simplória dessas, vc nao fez eceme heheh.
            Imagino o projeto basico feito por pessoas assjm: precisamos de blindagem, um radio falcon, e que atire.
            Não adiantaria eu dizer o pq do fracasso dele, vc nem ciente do problemão no TCU que ele teve está.
            Realmente é muito bom! Eeeee

        3. Coloque o nr das TCE aqui! São dados abertos! Provelmente nao sabe nem oq significa tCE! Vc nao conhece a linha falcon? Sabe de qual pais e? Quais paises Usam? balizador de viatura, Deve ser daqueles que nao sabe nem fazer um “ping” no seu computador! Quanto mais configurar o radio! Imagina operar uma Remax? Infelizmente o site do montedo concentra uma grande quantide de gente ignorante e por vezes mal intencionada! As vezes abro mao do meu tempo para que pessoas iguais A vc nao contamine pessoas bem intencionadas!

  1. Nao adianta. Os semi deuses da academia.ia sabem.tudo de tudo. Eu opero blindados a 25 anos, sou cav e já servi em rcb, rc mec e rcc. Nunca vi um bld tão ruim. Esse maj vive numa redoma. Deve ser do povo do pacotó. E outra coisa: milhares de emprego? Tá de saca só se for lá na Itália. Na iveco.

    1. Está vendo como vc nao Sabe de nada? Primeiro Jogou informacoes inveridicas nos seus comentarios sobre Responsabilização pelo TCU! Vc foi no maximo motorista! Não e engenheiro, nao entende de blindagem, nao tem conhecimento em sistemas de comunicacoes e nem em armamento integrado com optronicos! Vc nao sabe O q fala ! O problema do Exército e colocar tecnologias, equipamentos de mais 5 milhoes de reais na mao de pessoas como vc!

      1. Na verdade o problema do Brasil é pagar 22 mil para pessoas que sofrem de disfunção cognitiva. Quem fez um comentário altamente superficial, e o histórico está ai, foi você.

        Não meu amigo, eu não fui motorista, mas sou humilde o suficiente para ouví-lo, já que ele possui o mais honesto feedback em se tratando de aplicação operacional (não por acaso seu peso é preponderante na teoria de reason).

        Também não sou engenheiro, mas tenho ideia do grau de complexidade da mais simples peça da blindagem da viatura.

        Não sou formado em direito, mas busquei o conhecimento para aprender com o órgão de controle externo como aprimorar nossas rotinas.

        Não sou comunicante, mas também reconheço que as dimensões do comando e controle excedem uma simplória rede radio operada por equipamentos de uso civil, como o falcon.

        Sou tão ciente disso tudo que não arrisquei a me aprofundar em nenhum dos três aspectos que você, brilhante, elencou como sinônimo de sucesso do projeto.

        Você sabe de forragem, de verde, de ranilha, jarrete, ou possivelmente nem isso. É muito egocêntrico, mas para o mundo ao seu redor não passa de um servidor com pouca instrução e alta remuneração. Os comentários infantis demonstram isso.

        A sociedade hoje se questiona pq pagar tanto para indivíduos tão pouco instruidos, mas com orgulho inversamente proporcional ao conhecimento.

        Irmão, estudei muito mais que você, acredite. E digo isso considerando que vc fez sua eceme, com sua tese de 30 páginas, a qual espero que tenha feito (se de fato for major, o que parece absurdo considerando o nível dos comentários).

        O dia que vc tiver acesso ao conhecimento acadêmico, à complexidade do processo fabril e de produção de inovação, verá o quão rasa é sua formação. E o exército é maravilhoso, ele permite acesso ao conhecimento, mas somente para quem tem interesse, o que não parece ser o caso.

        Até lá, viva sua ilusão, mas saiba que as pessoas tem pena de você. E junte para uma previdência, pois a sociedade já enxergou o quão caro paga para pessoas cujo único mérito é um ego incompatível com a entrega dada ao país.

        1. Vc Usa falas conceituais para tentar mostrar profundidade! Mas vc e raso! Não entende! Nunca “pegou, queimou, ralou” deve assustar-se com o som do tiro! A sociedade nao questiona nada, tenho muito amigos civis, bem sucedidos, e se amarram na FA, Ainda mais quando comversam com algurm q entende dq fala! Vc esta aqui comentando de algo que nao emtende, assiste videos no youtube e acha q Entende! Mas nao entende! Rsss

    2. Ainda por cima com este tempo de servico todo e indisciplinado, revoltado! Com toda sua baixa cultura deve cair de joelhos todos os dias e agradecer a deus por estar no Exercito! Pq aqui aceitamos os incultos tbem! RSS

      1. Incultos, soberbos…. como o sr. Por isso vosso mestre mecias caiu. O senhor todo poderoso eleva os humildes e rebaixas os poderosos. Se algum dia o sr operar esse bld fora dos ambientes confinados, Veras que ele não passa de um elefante branco. Não vou nem falar das questões logísticas por ética profissional, e do estados dos mesmos em função disto. O arrogância cega os sábios. Mas o eB tem de tudo. Of, poucos, e praças dedicados ao auto aperfeiçoamento, competentes e humildes a ponto de estarem abertos as novas tendências.

        1. Amigo Gastão, se eu contasse do ferramental e tempo necessário para substituição do conjunto de rodagem, ou de como se faz a troca de óleo do carter… mas isso foi o retorno apenas da oficina. Rsrsrs
          Sobre esse comentarista acima, deve ter muito rancor do seu próprio fracasso profissional… sabemos que uma minoria é assim, justamente a minoria que não se dedicou, não estudou e não aprendeu nada nessa vida, sendo sucessivamente promovida por antiguidade até a reserva.
          Conheci poucos assim. O próprio sistema isola em alguma seção para não causarem problemas.

        2. O cidadao! O carro passou e foi aprovado em todos os testes padrao OTAN! Eu sei operar O carro, a torre remax e o sistema com! Além de oferecer Ação de choque, protecao blindada e comunicaoes amplas e flexiveis ela oferece conforto A tropa! A Torre e remax e Muito boa( excelente precisao)! Oq significa ambiente confinado pra vc? Um comboio de mais de 30 viaturas por mais de 1000 km e confinado? Execuções de n exercicios de tiro, transposicoes de curso d”agua! Se esta falando de guerra, Ai meu irmao! Vai usar oq tem! Acompanha a guerra da russia? Eles usam o q tem? Inclusive camionetes sem blindagem! E a vida meu irmao!

          1. Õ cidadão, o Bradley também passou nos requisitos da OTAN, assim como diversos blindados que foram um fracasso.
            Que falta de juízo crítico e capacidade de pensamento. Já achou a tomada de contas do tcu? Mas eu não culpo, é sua formação, ela foi acrítica mesmo.

          2. Vamos partir pra Próxima! Discutir com fracassado, que fala de algo que nao conhece(bradley), aprendeu aonde no youtube? Quanto a TCE to esperando os fracassados acusadores apresentarem O nr aqui. Me formei na aMAN, cavalaria! E conheco muito bem minha profissão! Você faz alguma coisa direito? Ou fez um curso rolha so pelo canudo? Pq bom profissional vc nao sera!

  2. Espera sentado ou pesquise no google.
    Acredite, vc vai achar. Você definitivamente não sabe nada do guarani por desconhecer esse fato notório.

    Onde vc se formou eu não sei, mas começo a acreditar, pela falta de argumentos, que não foi em lugar nenhum.

    Ah vc acha muita publicação academica sobre o bradley. Foi de lá que eu me informei sobre seu projeto.
    E como vc nunca viu um bradley na vida, e não sabe de onde tirar as fontes de pesquisa, acredito que você não saiba nada sobre ele… nunca tivemos por aqui, então somente publicação mesmo…

    Conselho, busque religião, namorada, tratamento. Você é muito hostil em tudo que escreve, pensa ser o dono da razão e entra em parafuso quando confrontado com argumentos. não tem como conversar com gente tão amargurada com a vida.

    Agradece o EBzao, caso seja militar. Na iniciativa privada, vc estaria com o auxilio brasil.

    1. Qual argumento Técnico vc Usou o cara palida? Troca do pneu? Troca do oleo do motor? Isso e argumento? Falou q a Linha falcon 3 da harris e de uso civil! Rapaz! Volta pro seu mundo! Volta pra sua cadeira quebrada rss Agora vem com esse papinho( religiao… namorada ….bla.. bla …bla) ! Quanto ao cavalo! Não faz ideia o quanto ele desenvolve na area afetiva e psicomotora e cognitiva tbem! Rsss nao tenho mais nada para falar! Até a proxima!

    2. Cara tuas palavras são as minhas. Esse cidadão é tão pífio que precisa se valer da designação hierárquica em um blog. Eu nem.gastarua mais português com este cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo