Para o Planalto, novo comandante do Exército porá fim a insubordinações

Lula cumprimenta o novo comandante do Exército, o general Tomás Ribeiro Paiva - Ricardo Stuckert/Divulgação

Tales Faria
Colunista do UOL
Temos que admitir que a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro entrará para a história do Brasil. Será um marco infeliz da nossa jovem democracia. Mas a quebradeira nas sedes dos três poderes da República também resultou em outro marco histórico. Desta vez positivo.
Trata-se do discurso do general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva como comandante militar do Sudeste, que ocorreu na quarta-feira, durante uma cerimônia no QGI (Quartel-General Integrado), na cidade de São Paulo.
Sua fala colocou um ponto final nas manifestações dos bolsonaristas golpistas contra a eleição presidencial de 2022, estancou a inércia da ala pensante do Exército, paralisada pelos quatro anos de gestão de Jair Bolsonaro à frente do Palácio do Planalto, e serviu para ungir o próprio general a comandante geral do Exército.
Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva falou durante um evento realizado em homenagem aos militares mortos em 12 de janeiro de 2010 durante um terremoto no Haiti.
O general disse que a “democracia pressupõe liberdade, garantias individuais […] e alternância do poder”, devendo a instituição e seus membros “respeitar o resultado da urna […] mesmo que a gente não goste”. Não citou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nem o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas insistiu: “Não interessa quem está no comando, a gente vai cumprir a missão do mesmo jeito.”
Em tempos de crise na hierarquia militar, especialmente no Exército, por conta do envolvimento de generais na política e em cargos do poder Executivo, suas palavras caíram como uma luva sobre a necessidade do presidente Lula de colocar um ponto final nos episódios de insubordinação.
Na avaliação do Palácio do Planalto, em seu discurso o general mostrou disposição de debelar a crise com pulso forte, colocando um ponto final na indecisão da ala profissional dos militares de enfrentar os bolsonaristas.

Leia trechos da fala do comandante militar do Sudeste:

“Então, ser militar é isso. É ser profissional. É respeitar a hierarquia e disciplina. É ser coeso. É ser íntegro. É ter espírito de corpo. É defender a pátria. É ser uma instituição de Estado. Apolítica, apartidária. Não interessa quem está no comando: a gente vai cumprir a missão do mesmo jeito. Isso é ser militar. É não ter corrente.”

“Então, essa é a mensagem que eu tenho e que eu quero trazer para vocês. No que pese turbilhão, terremotos, tsunamis, nós vamos continuar ímpetos, coesos, respeitosos e garantindo a nossa democracia. Porque democracia pressupõe liberdade, garantias individuais, políticas públicas e, também, é o regime do povo, alternância do poder. É o voto.”

“E quando a gente vota, tem que respeitar o resultado da urna. Não interessa. Tem que respeitar. É isso que se faz. Essa é a convicção que a gente tem que ter. Mesmo que a gente não goste. Nem sempre a gente gosta. Nem sempre é o que a gente queria. Não interessa. Esse é o papel de quem é instituição de Estado. Instituição que respeita os valores da pátria, como de Estado.”


UOL/montedo.com

28 respostas

  1. Que Deus nos proteja! Além de militares também somos seres pensantes, racionais, … Triste ter que ler esse tipo de fala do atual comandante. Parece que ignora o fato de estar acomunado com um elemento que assaltou o país (e continuará assaltando. desta vez sem temor algum)… Enfim, não sou Bolsonarista, nem Lulista, sou um pagador de impostos que luta todos os dias para alimentar essa mamata… Triste!

    1. Se vc foi militar de carreira, pelo visto deveria ficar torando nas instruções e passou pelas Forças Armadas e não aprendeu e compreendeu o papel das Forças Armadas numa sociedade Democrática. O Brasil esta alinhado as democracias ocidentais, o EB esta alinhado ao pensamento hegemônico do Exercito Americano e Inglês. Se por acaso o EB fizesse algo diferente do previsto nesse alinhamento pró-ocidente, o alinhamento do EB seria com quem? Rússia, Coreia do Norte? Ou com outras ditaduras….

    2. Anônimo das 09h17
      Triste!?
      “A MINUTA GOLPISTA” abrirá os porões insurgentes golpistas.
      Braga Netto & Bolsonaro não são os únicos no olho do furacão!
      A relação de desajustados golpistas é felpuda.

  2. O General tomaz falou tudo o que eu ouvi e aprendi em 30 anos de Serviço prestados ao Exército. eu so Não sei porque alguns generais e um capitao desajustado e Indisciplinado quiseram fazer diferente.

  3. Parabéns ao novo comandante, bons ventos o Leve. Alguém precisava aparecer com discurso forte e direto, o qual recolocasse as Forças como instituições de Estado. 👏

    1. “Recolocasse As Forças Como …”.
      Patético!
      Esse É O Sonho De Miseráveis E Sujeitos “Desvocacionados” Que Passaram Toda Carreira Se Arrastando Como Vermes.
      As FA São Superiores À Indivíduos Que A Utilizam Para Interesses Eleitoreiros Próprios.
      Jamais, Nunca A Instituição Foi Questionada Ou Abalada Por Manifestações Golpistas Por Oportunistas E Desajustados De Plantão Como Você.
      Não É Um Braga Netto, Jair Bolsonaro, Contra-Almirante, Coronel Ou General Da Reserva:
      – que Estremecerá Esta Organização Federal Secular E Respeitada Pela Maciça Maioria Da Nação.
      – que Sempre Se Destaca Em Primeiro Lugar Nas Pesquisas De Maior Credibilidade Do Estado.
      Logo, Seus Índices Voltarão A Patamares Acima Da Média Comparada, Por Exemplo, A Igreja.
      Você É Apenas mais Um recalcado, Frustrado E Ressentido De Uma Carreira Marcada Pela Mediocridade.
      Asco É Pouco!
      Uma Ode Ao Ódio Às FA E Aos “Di Carreira”:
      – Derrotado Na Esfera ‘Pessoal/Profissional’.
      E, continua se arrastando.

      1. Seu comentário é puro Ódio contra o colega que fez uma sensata manifestação. Que Deus tire esse ódio e rancor do seu coração e você possa ser feliz de verdade.

    2. Há pessoas que nem o tempo ou qualquer providencia moral ou intelectual.
      O faça de deixar de ser um indivíduo medíocre absorto de invídia e ódio.
      Morrerá como um reles rasteiro e insignificante.

  4. Como fosse simples assim.
    Cmt agita sua mágica varinha de condão de pau brasil.
    E, ‘Boom’!
    Faça-Se A Luz!
    A Disciplina consciente, particular e, inerente à carreira d’Armas.
    As Alopradas manifestações públicas diminuirão em virtude da possível e provável “caça as bruxas”.
    Porém, não será uma alteração no Cmdo que mudará o modus operandi de parte de alterados da Reserva, e poucos insanos da Ativa.
    Obviamente, muitos devem, por obrigação legal do Cmt da Instituição, responder processos por:
    – ataques alucinados ao Exército.
    – Ataques aloprados A integrantes das FA.
    – Crimes de ameaça, perseguição e incitação ao crime.
    – associação criminosa.
    – e, abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
    Independentemente, do ‘1 peso, 2 medidas’, esses insubordinados ultrapassaram, demasiadamente, os limites de obediência e respeito a Hierarquia e Disciplina.

    ‘1 Peso, 2 Medidas’: analises distintas para a mesma infração.

    1. “…abolição violenta do Estado Democrático de Direito…”

      Essa foi pesada, tal a ficção de golpe de estado repetida mil vezes para se tornar verdade, com paus e pedras e sem poder constituído para assumir. Quem viu e não tomou precaução para evitar os danos está sendo blindado. Nada mais que vandalismo como sempre fez o MST, o MTST e os black block.

    2. Complementando:
      “A Disciplina consciente, particular e, inerente à carreira d’Armas”.
      Esse seria o ideal, porém, nem todos a alcançam e jamais possuíram.
      Assim, não será qualquer escolhido para o Cmdo que calará esses aloprados oficiais bolsominions.

      “Os porões insurgentes”
      Braga Netto & Bolsonaro não são os únicos no olho do furacão!
      A relação de desajustados é felpuda:
      – Cel Placídio, o Aloprado;
      – coronel Fernando Montenegro no Twitter com suas enquetes defendendo a “intervenção militar”.
      – Oficiais da reserva autodenominados Guardiões da Nação;
      – gen Ridauto Fernandes, ‘presente’ e na testa, da Intentona Bolsonarista De 1/8;
      – gen e dep Girão e suas ameaças ao STF;
      – Cel Adriano Camargo Testonio, o ‘xingador’ de generais e Exército.
      – coronel Márcio Amaro no Twitter afirmou que o manifesto ganharia outra relevância se subscrito por militares da Ativa.
      Amaro Publicou no Twitter:
      – “Vocês ficaram sabendo da carta…
      – Se houver carta dos oficiais da Ativa.
      – a coisa muda de figura.”.
      capiroto do STF no ‘repouso ativo pra alojar todo esse “Exército de alterados” em Bangu 8.
      Na companhia do Sniper ultradireitista Bob Jeff.
      Preparem bolsonaristas aloprados:
      – sua hora vai chegar.
      É só uma questão de tempo.

    1. Quem está no comando é o povo brasileiro, que escolheu o nove dedos com 51% dos votos nas eleições de outubro. Vai de você odiar seus próprios compatriotas ou aceitar.

      1. Quem fala em ódio é vc, o matador do comunismo da década de 80. Sabe de nada, usurpador da pensão da mamãe, geração PT, lavagem cerebral, nunca plantou um pé de feijão e imagina que o alimento brota na prateleira do mercado.

  5. de acordo com o art 5 todo novo comandante devera ter bons ventos e em seu discurso tera que ser forte sem açucar e direto no alvo a distancia de 50m tambem devera recolocar o trem nos trilhos como instituiçao do estado como hemocentro, ibama, funai, inss agora caso for condenado em tres instancias devera ser anulada a condenaçao e restituido seus direitos pokiticos…………………rabula com oab

  6. E vamos ao que realmente interessa, sr comandante: política de reajuste, PNR, conforto da tropa, reajuste da bagagem, criação de novas graduações.

  7. Alguém tinha que esmurrar a mesa e falar: chega!. Como pode um Capitão ” mal militar” arrebanhar tantos adeptos insanos, Que rasgam a CF e os regulamentos em troca de cargos eleitoreiros. Boa sorte comandante! Bote a casa em ordem senão nosso destino será triste.

  8. De novo:
    “Nunca Trabalhou E Vive Dando Trabalho”
    Bolsonaro deu baita trabalho quando de sua breve e aloprada passagem pelo Exército.
    Bolsonaro Deu Baita Trabalho Quando De Sua longa E Aloprada Passagem Pelo Palácio do Planalto.
    Bolsonaro CONTINUA dando um Baita Trabalho ao Exército.

  9. “ AS PALAVRAS PODEM CONVENCER ; MAS O EXEMPLO ARRASTA “ .

    caríssimos amigos de comentários simplórios no montedo. licença para aapresentar mais uma posição sobre a aquestão da troca de comando. sabemnos que a rotina de troca de mudanças de cargos ,funções encargos etc…. de cmt de pelotão ,companhia ,bateria ,seção ,batalhão ,exército etc ….. é rotina que a contece todos os dias nas rotinas administrativas da instituiç~so militar . Até aqui qual a novidade porquê o alarido.

    Agpra sim amigos . Não parece estranho um comandante de exército , que tem dominância de comando sobre a tropa , aproveitar uma situação de homenagem aos mortos no terromoto em que militares brasileiros no exterior cumprindo missão de paz tiveram suas vidas ceifadas. Não resta dúvida. todos nos militares ativa ,reserva prestamos nossa referências para esses herois es uas famílias.
    Convenhamos ,tenha paciência. nÃO HÁ JUSTIFICATIVA ; um comandante de exército ,que não tem poder ,nem tinHa autorização de seu Comandante de tratar desse assunto . Sabedor ,por dever de cargo ,que o militar na ativa ,seja quem for : “ não pode fazer discurso político “ . Este comandante sabia perfeitamente o que estava fazendo . afrontando o seu comandante , se insubordinando as normas regulamentares do exército ,cometendo crime militar.

    não há dúvidas que esse comandante está alinhado,como consta nos seu próprio a sua subserviência com atual governo de esquerda .INIMIGO DECLARADO DA INSTITUIÇÃO FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS DOS MILITARES . Desde o momento de assunção do mando de governo adota atitudes ,falas hostil ,difamatórias etc ….. Exonera o comandante e nomeia o seu alinhado.

    E AGORA. Como este comandante COMO vai ser olhado pelo seus pares generais, PELOS CORONEIS ,PELA TROPA . Como vai pacificar ,punir quando UM comandante ,seja de fração ,companhia ,batalhão exército ,também usar O exemplo DESSE COMANDANTE E SE MANIFESTAR SUA POSIÇÃO SOBRE QUALQUER ATO DE POLÍTICA PARTIDÁRIA DE GOVERNO. . tEM MORAL PARA TANTO.

  10. Anotem aí!
    Logo, logo o capitão desajustado receberá ordem de prisão através do inquérito da Intentona bolsonarista de 8/1.
    inquérito dos Atos de 8/1 aberto após STF aceitar pedido feito pela PGR (ex-apêndice do governo Bolsonaro).
    Inelegibilidade e cadeia às vistas.

  11. Um monte de babozeiras, nos comentários, até o presente dias não se houve de partes do comando A palavra reajustes dos militares, visto se não foi mentira, no governo anterior a reestruturação, que causou danos na vida de praças e pensionistas, 2023 começou com todas área pública com reajuste e mais uma vez os militares, segurando vela apagada! Vergonha!!!!

  12. Só digo uma coisa. Hahahahah Olhem o twitter oficial do EB. Olhem os comentários. Quem ainda se ilude achando que as FAA tem o respeito da maioria da população (a que realmente votou), está muito enganado. E aí da mais depois de um discurso desse do novo comandante do Lula…..Piorou mais ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo