Modelo venezuelano inspira reforma das Forças Armadas
Cláudio Humberto
O badernaço de domingo (8) caiu como uma luva para um projeto acalentado pelo presidente Lula (PT): favorecer o clima para a reforma radical nas Forças Armadas, de acordo com o modelo da Venezuela do ex-ditador Hugo Chávez. Parlamentares com acesso ao núcleo do poder trabalham com a informação de que a intenção petista é controlar os meios militares, livrando-os da influência do ex-presidente Jair Bolsonaro e colocando os quartéis a serviço do governo que assumiu no dia 1º.
Aparelhamento
Com a reforma, a Venezuela afastou chefes militares e interrompeu uma sequência de golpes. Depois, promoveu o “aparelhamento” dos quartéis.
Golpista militante
O ditador Chávez foi preso após liderar tentativa de golpe militar, mas aprendeu como fazer e, após o segundo golpe, só saiu do poder morto.
Animosidade
Lula disse ontem que as Forças Armadas não são “poder moderador, como pensam que são”. Ninguém nas Forças Armadas disse isso.
Tema polêmico
Constitucionalistas conservadores como Ives Gandra Martins dizem que a Constituição estabelece as Forças Armadas como “poder moderador”.
DIÁRIO do PODER/montedo.com
33 respostas
Tá certo o PT!
Quantos são os trabalhadores que sustentam o País?
Quantos são os generais que desfrutam do que não produziram?
Plebiscito sobre vários temas!
Vamos chamar o POVO para decidir!
Uma boa reforma seria a redução de oficias Generais do último posto, não para um, pois penderia a se considerar deus ou ditador, e não dois, pois haveria confusão, pois um poderia querer uma coisa e o outro outra coisa, não se teria consenso, então o número bom seria três, não haveria nem a primeira situação e nem a segunda. Temos muito oficiais de último posto no Brasil em comparação com as maiores FFAA do Mundo, mesmo sendo grandes tem poucos oficiais generais de último posto.
esta escrito no codigo militar astrologico brasileiro art 5, o numero de generais devera ser decidido por um colegiado de 48 generais de exercito e em caso de cizania o colegiado devera ser acrescido de mais 13 generais de exercito…………………. rabulas devem ter oab
Temos proporcionalmente mais generais que o exército americano.
Tem diretoria no QG com efetivo de pelotão -.
Toda a pMSP é comandada por um Coronel. São 90 mil homens e quem comanda é um coronel. 90 mil homens em ações reais, enfrentamentos reais, 24 horas por dia……
Sim, o mesmo que povo que colocou um bandido no poder pela terceira vez, o mesmo povo que faz baderna em frente aos quartéis implorando para que um lunático seja alçado ao poder após perder uma eleição e imploram para que seja implantada uma ditadura. Mesmo povo que aplaudiu o fim da operação lava jato, pois a mesma foi responsável por prender um dos maiores ladrões do país, tão amado por um bando de ridículos, e ainda poderia chegar até o clã bolsonaro. Acho que dar voz a este povo não é uma idéia muito noa não.
Aposentamos antes dos 50.
Integral.
Equivalente com a ativa.
Se é praça antes de 2000 mantém isso até pra filha, ainda que hoje (2022) ela nem tenha nascido.
Ficamos em formaturas e palestras, marchas da época da guerra do paraguai, coisas assim.
Se abranger a ativa e a reserva, eu mesmo, como brasileiro, acho que a nossa previdência deve ser revista. A nossa e a de todos os outros.
Filho de pequenos produtores rurais no RS. A lida dos meus pais começava 4 horas da manhã e acabava 20. Eles que pagavam nossos benefícios. Eles e os seus. É justo? Morreram trabalhando, papai aos 78 e mamãe aos 72.
Deixa o povo decidir tudo. Mas põe todos, inclusive quem está na reserva, no mesmo balaio.
As mudanças não podem ficar restrita ao poder executivo apenas da União, deve envolver todos os poderes principalmente do legislativo e do judiciário, acabando com todos os Privilégios de todos os poderes da União dos Estados e municípios.
Todos devem ter os mesmos direitos públicos.
Sim. Mas tem que entrar juízes, Ministério Público, promotor, senador, deputado, STF somente oriundos do STJ e por aí vai. Reserva não pode mexer mais somente da ativa …
Sou militar da reserva, 35 anos de serviço, 3 escalas de serviço 24h por mes, e no dia seguinte expediênte de 8h, isto por 35 anos, não tive direito a F. De garantia, não recebi por insalubridade, não recebi adicional noturno e nem serviço fora do expediente, participava de escala de sobreaviso e quando acionado não recebia nada. Fui transferido e minha esposa perdia o emprego. Então sou a favor de todos, juizes, PF, PR, politicos numa unica pPrevidência, só tem uma ressalva, que nós os militares das FFAA tenham os mesmos beneficios que as pessoas civis, direitos e deveres iguais. Só uma observação: se vc fizer uma conta simples de 3 escalas de 24h por mes e multiplicar por 35 anos e converter em dias verá que o militar trabalha muito mais do 30 anos.
Pior coisa foi colocar a política dentro das FA.
Agora o cloroquiners rasagam o cool de raiva
Desde quando um ladrão está certo em alguma coisa.
Quero vê até que ponto as forças armadas irão permitir essa loucura do molusco! Se conseguirem seus intentos planejados desde o seu primeiro mandato; aí sim, vou dizer que o povo brasileiro será escravizado por muitos anos do comunismo/socialismo já instalado nos países vizinho do Brasil.
Ficaram “sobre o muro”, agora não reclamem.
Já vislumbro o “pistolão”, “apadrinhamento”, “puxa-saquismo”, entre outros, substituírem a meritocracia em todos os sistemas: desde designação para funções nas OM, passando por promoções, incluindo a indicação para Comando de quartéis e concluindo com a seleção para promoção aos postos de general-de-Exército e acesso ao Alto.Comando.
Quero ver como vai ficar os “pilares”: hierarquia e disciplina.
Mas então não vai mudar, meu amigo, pois há muito trmpo que já é deste jeito.
verdade.
Excelente oportunidade para criar a carreira De praça, desvinculado da dos oficiais.
Carreira de Praça: de 3° Sgt a S Ten, sendo esta a última graduação e com uma remuneração próxima de major.
Pessoal QE próximo ao Molusco apresente a ideia para ser transformada em projeto de lei.
Bolsonaro tinha um projeto semelhante alguém sabe o que ele fez?
Sugestão para o Molusco: alterar a nossa legislação e determinando que o comando de subunidade seja cargo de subtenente. Praça comandando Praça. Os oficiais passariam a comandar apenas em mobilização, campanha, GLO, etc. Em atividades internas e exercícios as SU seriam comandadas por subtenente.
Se conseguir mudar a doutrina e o pensamento de que pela falta de Inimigos externos criou-se a figura Do Inimigo interno ja tera feito uma grande Reforma.
“ LOBO E O CORDEIRO “ caros amigos do montedo ,acho que todos sabem da fábula do lobo e do cordeiro. Portanto , esta tal novidade de reforma apresentada ,pelo governo da esquerda é mantida ,acalentada como AÇÃO FUNDAMENTAL NO SEU PLANO DE PODER . HÁ DÚVIDAS.
Pode-se perguntar ? Vão conseguir atingir esse objetivo de rEFORMAR AS FORÇAS ARMADAS ,dentro dos seus modes poder. tENHOS DÚVIDAS.
Este tema é antigo e o Sr. Claudio Humberto é especialista em vender polêmicas. Foi um dos responsáveis pelo surgimento de Collor de Mello no cenário Nacional, seu assessor de imprensa e porta-voz da presidência sob seu governo e agora se aliou ao bolsonarismo, da mesma forma que Collor. Todos sabemos que se ocorrer alguma mudança esta será de dentro para fora, já que os anti-Lula necessariamente não são pró-Bolsonaro, ou a história teria sido outra. O que vimos em termos de falta de coordenação e descaso no ocorrido em Brasília é o que vemos rotineiramente ocorrer nos quarteis em escala menor, que não se corrige e vira norma ampliada, a ideia de que o exército é um quintal particular que apenas os chefes devem administrar sem dar satisfação para ninguém, só que agora o quintal se ampliou e envolveu os vizinhos barulhentos.
A única forma de que esse delírio psicótico tivesse alguma chance de vingar seria se o Lulladrão fosse um homem digno, honesto e sem a folha criminal que define bem o caráter desse vagabundo. Junte-se a isso o fato de ter sido eleito por uma minúscula diferença de votos produzida Pela magnífica máquina eletrônica do TSE, imersa em um Oceano Atlântico de questionamentos e suspeitas de fraudes. É para terminar, os generais não se envolveram em nenhuma aventura antidemocrática justamente para evitar a sanha afrontosa de uma proposta insana e pornográfica como essa. é bom que o kamarada ministro Flavienku Dinojentov, nem leve esse febril devaneio à frente, porque poderá acabar usando aquele elegante e conhecido adereço, às argolas Metálicas das quais Lulladrão tem pavor.
Uma ótima reforma seria colocar as promoções das Praças regulada por lei e não por portaria, nos moldes dos oficiais, pois as Praças não possuem estabilidade no tempo das promoções e acabam virando Massa, pois ficam ao falante da autoridade na promoção.
de acordo com a lei de promoçoes e atracaçoes entre militare e afins, art 5 os praças deverao ser promovidos depois de ouvido o sindicato de sao bernardo do campo que viabilizara nao por meritrocacia que e connsiderado antidemocratico mas por aqueles que frequentam o sindicato e participam da festa de fim de ano com sorteio de carros……………….rabulas devem ter oab
Os batem batem palmas pra isso, não sabem o que aconteceu com, os militares na Venezuela, bem como aos dependentes e familiares.
Será que por aqui a maioria é de mentecaptos?
Viver minha “porca-vida” pra ver isso deve ser carma!
Depois do espetáculo de horrores das FFAA junto ao falso Meçias, é dever de justiça uma reforma profunda na instituição. O Alto Comando das FFAA, juntamente com os covardes generais do Centrão Militar Verde Oliva traidores, deram a maior demonstração de incompetência, desonestidade, fraqueza moral, falta de ética e de caráter, além da falta de patriotismo. Foi um verdadeiro show de horrores a passagem do generalato atual no desgoverno Bolsonaro. É preciso rever efetivo, formação, treinamento, transfomar nossas Forças Armadas em profissionais de verdade que façam jus aos salários pagos pela população brasileira. Chega de amadorismo e incompetência.
“ PROJETO DE REFORMA DAS FORÇAS ARMADAS PELO GOVERNO DE ESQUERDA“ Caros amigos ,leio ,releio ,reflito ,comparo com vivências militares ,palestras ,testemunhas que vivenciei ,ouvir ,assistir transmitidas por companheiros ,instrutores ,palestrantes ,Comandantes militares ,conferencistas ,dentro dos quarteis escolas militares ,universidades tuddo complentados com outras leituras em livro.
cONTUDO ESTE TEMA DO PAPEL E DA REFORMA DA FORÇAS ARMADAS NA REPUBLICA ,DO SOLDADO E DO ESTADO E DO PROJETO DE FORÇAS ARMADAS DENTRO DO MODELO DOS GOVERNOS DE ESQUERDA PARECE DE DIFÍCIL CONCLUSÃO.
entretanto , se formos focar outros Países de governos de ideologia de esquerda ,alcançaram ou tomaram o poder . Não resta nenhuma dúvida como as suas forças armadas foram alteradas e submetidas .Entendo eu para os amigos militares ( ativa ,reserva) desnecessário maior elucidação.
CONCLUO ; relembrando um instrutor de tiro: O ATIRADOR SABE CORRIGIR SUA MIRA ,QUANDO VER O IMPACTO NO ALVO MIRADO.
Vejamos o lado bom camaradas, pelo menos em estrutura, incompetência, salários e material humano (cheio de melancias), já estamos bem parecidos com a Guarda Revolucionária Bolivariana. Só falta deixar a barba crescer e chamar o companheiro de camarada.
Tem que reformar porque da proxima vez o Sgt da PM não vai apenas dar ordens para o coronel. Ele vai dar ordens e passar a mão na bunda do coronel.
Reestruturação já!O pt não tem tempo a perder, O modelo imposto por Bolsonaro e seus asseclas impôs às praças defasagem salarial e aumento desumano nos instersticios, general não pode ter função alguma no Governo, pois são, em sua maioria, incompetentes e corporativistas, só pensam em seus salários e regalias.
Bolsonaro lutou contra um sistema, certo que não conseguiria, o comunismo é mais forte que um homem.
forças armadas vão sucumbir por serem fracas.
Entrei nas FAs em meados dos anos 70 por concurso como Grumete, depois Aprendiz Marinheiro, Marinheiro, Marinheiro Especializado, Cabo, Terceiro Sargento (concurso), Segundo Sargento, Primeiro Sargento e Suboficial. Cumprí todas as cláusulas para promoções e fiz todos os cursos de carreira exigidos. Ainda na ativa perdí a graduação acima com a MP 2215, promessa que tive desde que Entrei. Com 16 anos na reserva veio a Lei 13.954 e vejo colegas que eram Cabos na minha época passarem a receber o tal Altos Estudos, que eu não tive direito. Meu esforço e minha dedicação foram jogados na lama pela meritocracia. E olha que eu nem fui à justiça pelos 28,86%. Sei que muitos tem a história parecida com a minha, e agora com 20 anos na reserva, espero que meus filhos não me vejam passar por mais uma decepção na vida.