Marinha resgata idoso com sintomas de AVC no Pantanal

Imagem: Marinha do Brasil

Idoso com sintomas de AVC é resgatado por aeronave no Pantanal

Gesiane Sousa
Senhor de 67 anos, morador do Sítio Santa Catarina, nas proximidades da Colônia Paiaguás, a cerca de 65 km de Corumbá, foi resgatado na tarde de ontem (9), por helicóptero da Marinha do Brasil, após apresentar sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
De acordo com informações do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), o ribeirinho acionou o socorro ao Corpo de Bombeiros que devido a distância e dificuldade de acesso, pediu apoio da aeronave da Marinha para cumprir o resgate com mais rapidez e eficiência.
O senhor apresenta hemiplegia do lado direito do corpo e manifestava sinais de AVC desde o dia anteior, domingo (8). O resgate foi feito com o auxílio de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), Organização Militar subordinada ao Com6ºDN, e o deslocamento foi feito com acompanhamento de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Na chegada ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com o paciente para a Santa Casa de Corumbá.
A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, período diurno, distância, entre outros.
CAPITAL DO PANTANAL/montedo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo