TSE exclui de grupo de fiscalização coronel que espalhou fake news sobre urnas eletrônicas

coronel ricardo santanna

Ricardo Sant’Anna, do Exército, foi um dos oficiais indicados pelo Ministério da Defesa para inspecionar os códigos-fonte dos equipamentos

ESTADÃO CONTEÚDO
Weslley Galzo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, decidiu excluir do processo de fiscalização do sistema eleitoral o coronel Ricardo Sant’Anna, que usou redes sociais para divulgar informações falsas sobre o processo de votação do país. Fachin encaminhou ofício na manhã desta segunda-feira (8) ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, comunicando da exclusão.
A decisão foi tomada após veículos de imprensa noticiarem que o oficial do Exército fez diversas publicações nas redes sociais de conteúdos que, nas palavras de Fachin, “disseminaram informações falsas a fim de desacreditar o sistema eleitoral brasileiro”.
“Conquanto partidos e agentes políticos tenham o direito de atuar como fiscais, a posição de avaliador da conformidade de sistemas e equipamentos não deve ser ocupada por aqueles que negam prima facie o sistema eleitoral brasileiro e circulam desinformação a seu respeito”, escreveu Fachin. “Tais condutas, para além de sofrer reprimendas normativas, têm sido coibidas pelo TSE através de reiterados precedentes jurisprudenciais”, completou.
O coronel Sant’Anna é um dos nove oficiais indicados pela Defesa para inspecionar os códigos-fonte das urnas na sede do TSE. Veículos identificaram que o militar fez diversas publicações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), contando até mesmo com fake news contra o sistema eleitoral.
Em uma das postagens, o oficial comparou a segurança dos dispositivos eletrônicos de votação com uma loteria e ainda escreveu que “nenhum país desenvolvido” adotou este sistema. Além do Brasil, nações como França e Estados Unidos também utilizam urnas eletrônicas. O processo eleitoral brasileiro é reconhecido internacionalmente como um dos mais seguros e confiáveis do mundo.
“A elevada função de fiscalização do processo eleitoral há que ser exercida por aqueles que funcionam como terceiros capazes de gozar de confiança da Corte e da sociedade, mostrando-se publicamente imbuídos dos nobres propósitos de aperfeiçoamento do sistema eleitoral e de fortalecimento da democracia”, prosseguiu Fachin no ofício enviado à Defesa.
Em nota, o Ministério da Defesa afirma que “o trabalho da equipe das Forças Armadas no âmbito da fiscalização do sistema eletrônico de votação é técnico e realizado de forma coletiva por seus integrantes, além de ser estritamente institucional”, e ressalta que “não há interferência das posições pessoais dos integrantes no trabalho da equipe”.
Em outro trecho do comunicado, a pasta diz que “já no fim de semana passado o Exército havia decidido selecionar um novo integrante para a equipe em substituição ao atual. Assim que a seleção estiver concluída, o TSE será informado a respeito”. Leia mais.
GZH/montedo.com

Respostas de 39

  1. Vergonha.
    Faltar com a verdade é o forte desse sujeito.
    Doido pra agradar o Ch Supremo a fim de arrumar um DAS felpudo ao ingressar na Reserva.
    Geraçãozinha sem pudor e vergonha.
    Padrão pançuello: gordices e panzuellices a rodo.

    1. Só vergonha…” o Ministério da Defesa, ou melhor, as Forças Armadas são uma das entidades fiscalizadoras das eleições em curso, e não revisoras de eleições passadas. Além disso, não há previsão legal para ‘controle externo’ do Tribunal. Por fim, o prazo estabelecido em lei para consultas deste tipo expirou em 13 de janeiro de 2015 e 17 de janeiro de 2019, respectivamente”.

  2. pelas características e padronização corporal
    deve ser da mesma escola do pazuello
    ‘vamu’ correr coroné, abdominal, flexão…
    e dieta rigorosa
    coronel disseminando Fake news, que baixaria
    rasgaram o RDE, número 1 do ANEXO I não é pra mim
    sou coroné bozominion

    1. Anônimo no 8 de agosto de 2022 a partir do 20:33. Vendo e julgando pela foto esse coronel parece mais um comediante idiota, do que um oficial do Exército Brasileiro. Uma vergonha. Há erros graves e históricos na admissão, formação, aperfeiçoamento e altos estudos dos militares oriundos da AMAN, dessas turmas que fazem parte do atual governo Bolsonaro.

      1. Dois QE inativos, invejosos, que não se prestaram pra papirar pra Acadimia, desprezando um Cel por conta da aparência. Devem ser tão cheinhos quanto ele e de saco cheio de ficar em casa, engordando e com a nega véia enchendo o saco e dando ordem. Só rindo mesmo! kkkkkkk!
        O que está na matéria é a atitude dele e não a aparência. E o modo de comentar de vocês só mostra o quão são frustrados com o caminho que escolheram. Sabiam da regra do jogo ao entrar na Força. Né?

        1. o detalhe é que, ao contrário que prega esse blog, o coronel não espalhou fake news alguma. de fato, pra nossa vergonha os únicos países que utilizam essa obsoleta urna eletronica são o BUTÃO E BANGLADESH.

  3. Vergonha maior por ser oficial e viver de mentiras, caberia um conselho de justificação nele ou o MPM deveria investigar isso ai.

  4. Eu já parei de contar as entubada que o TSE já deu nas FAs.
    A justificativa do MD é que a exclusão do “Coroné” foi intempestiva, pois ele já ia ser substituído. Conversa típica de quem não tem como se justificar.

  5. 90% da sociedade não conhece os oficiais das FA,boa parte pensa que é Deus e mais outra parte também,tem uns que são bons mas tem medo de ser bom, lamentável o ponto que está indo as FA.

  6. Tudo para agradar ao Presidente……tem uma frase bonita para isso:

    “Galinha que é galinha aprende a nadar para dar para o pato.”

  7. Esse aprendiz de Pazuello subserviente e ferrenho puxa-saco do Minto, Meçias 1:71, fala pelas orelhas. Na minha terra, no interior, existe um ditado: quem fala demais, dá bom dia a cavalo. Esse coronel sem o mínimo de ética, algo normal entre os generais e coronéis dessa turmas que participam do desgoverno atual de Bolsonaro, diga de passagem Bolsonaro faz parte de uma dessas turmas de AMAE, possuem características em comum. São incompetentes, sem o mínimo de ética, desonestos, sem moral e patriotismo. Creio que seja um lapso geral na formação dessas turmas que muito envergonham os mais antigos e também as novas gerações de militares, pois um militar que faz parte de uma importante comissão encarregada de fiscalizar o processo eleitoral brasileiro, que tece comentários duvidosos, sem provas concretas, pq se as tivesse de verdade, com certeza já teriam vazado para toda sociedade por razões óbvias, fazer esses tipos de comentários em blogs abertamente, espalhar claramente News sem provas realmente concretas, é muita falta de ética e caráter com um assunto tão sério. Um assunto que pode ser considerado de defesa nacional, pois é só observar o que ocorreu recentemente na maior democracia do mundo, onde quase tivemos uma tragédia de proporções nunca antes vistas em eleições livres anteriores. Esses generais e coronéis que participam do cenário político, direta ou indiretamente do país precisam ter a noção do perigo que é colocar um povo muito menos esclarecido no meio político e educacional que o povo americano, em uma cruzada contra um pleito eleitoral que já ocorre há décadas, e diga-se de passagem sem qq objeção por parte das FFAA, em um país onde a polaridade, o fundamentalismo e o fanatismo político nunca estiveram tão acirrados. É preciso no momento atual, consciência e tato por parte dos homens que há quase quatro anos atrás, “eram”, sim eram exemplos de ética, honra, equilíbrio, respeito, paz, honestidade e patriotismo. Os homens fardados. Lamentável o que um ex-militar alterado, quase expulso das fileiras Exército por indisciplina, fez das Forças Armadas.

      1. Só se esqueceu de dar bom dia ao cavalo. Fala demais e não resolve nada nem apresenta trabalho. Vá plantar batatas ou milho e ajudar em algo útil.

    1. Falou Minto, Meçias, etc, deve ser QE contemplado com a promoção a 2o sgt QE e que até hoje homenageia a “estocadora de vento” que “saúda a mandioca”. Ou algum esquerdista frustrado que, em face dos “n” lacramentadores de esquerda nas page do PTCC e não poder se destacar, aparece aqui pra encher o saco.

  8. Esse sósia obeso e incompetente, do general incompetente Pançuello, é o retrato atual da Força Terrestre, obesa, despreparada física e intelectualmente, a força armada das mordomias, que mergulhada na política brasileira, mostra todas as mazelas que vêm de dentro da caserna. Esse coronel é a régua padrão do militar do Exército Brasileiro atual: gordo, idiota, despreparado, incompetente, ridículo e sem escrúpulos. Vergonha, mil vezes Vergonha.

      1. kratosab,
        “A Verdade dói, mas não mata.
        A Mentira agrada, mas não cura”.

        Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor.
        Mas os que praticam a verdade são o seu deleite.
        Provérbios 12.

    1. Gordofobia? Ódio do bem? Ou apenas um pracinha QE frustrado, por arrepender-se de não ter estudado na AMAN (ou não conseguir convencer os filhos) e que destila seu desgosto contra alguém que conseguiu, desprezando, ao menos, a aparência do próximo. Mesmo assim, o gordo continua CEL e o frustrado continua abraçado à frustração. Procure um psicólogo e…aceita que dói menos!

  9. Me pergunto se esse militar foi assim durante toda carreira ou foi como coronel que desviou-se dos valores castrenses.

    Valores castrenses…o que mesmo significa? Valores cristãos, o que mesmo significa? Meritocracia, o que mesmo significa? Patriotismo, o que mesmo significa?

    Pergunto a você militar, que é patriota, e que tem amor pelas FA e tudo o que ela significa: Você, sinceramente, deixaria as FA no posto de Capitão para ser vereador???

    1. “Vira essa boca pra lá”!
      E, com o pançuello, o expert intendente, responsável pela logística.
      Nós ‘tamu’ é “fud…” com essa gente.
      O cara da ativa disseminando Fake news!
      Brincadeira!
      Mais um sócio do Clube do bolinha pançuello.

    2. O pior que ele sequer irá à frente.

      Vai ficar, bem tranquilo e sereno, à retaguarda. Apenas dando ordens para que outros se arrebentem no seu lugar…

  10. A declaração da concupiscência ao concubinato:

    “A elevada função de fiscalização do processo eleitoral há que ser exercida por aqueles que funcionam como terceiros capazes de gozar de confiança da Corte e da sociedade…”

    Gozar de confiança significa “ser confiável”, homologar e aceitar os atos alheios. O que será que o coronel Ricardo Sant’Anna descobriu para ser expulso com tanta volúpia e ranger de dentes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *