RD do Congo: Um ‘capacete azul’ e dois policiais são mortos em ataque a missão comandada por general brasileiro

Foto: Glody Murhabazi/Agence France-Presse
Foto: Arlette Bashizi/Reuters

Kinshasa (RDCongo) – A ONU denunciou um novo ataque realizado na quinta-feira com bombas incendiárias artesanais contra uma base da Monusco, a sua missão na República Democrática do Congo (RDCongo), na cidade de Beni. Segundo o porta-voz Farhan Haq, a organização está preocupada com a participação de milicianos mai-mai nas recentes manifestações contra os “capacetes azuis” em vários pontos do país. Ele reconheceu que a situação “é tensa e frágil” e lamentou que “os manifestantes continuem a atacar as bases das forças de paz da ONU, embora em menor grau do que nos dias anteriores”.
O porta-voz adjunto confirmou que “num acampamento em Uvira, os manifestantes atravessaram brevemente o perímetro e danificaram alguns veículos”, enquanto em Beni “atiraram bombas explosivas artesanais na base de Boikene”. “Uma tentativa de invadir o complexo de Madiba foi impedida”, adiantou.

Foto: Reuters

Na terça-feira (26) um ataque contra uma base da Monusco em Butembo resultou na morte de um ‘capacete azul’ e de dois polícias da missão, o que pode configurar crime de guerra.
A Monusco está implantada no nordeste da RDCongo há mais de 20 anos, na tentativa de fortalecer a paz no país, apesar da presença de cerca de 130 grupos armados que disputam o controlo dos vastos recursos naturais existentes, designadamente cobre, cobalto, ouro e diamantes.
A missão da ONU conta atualmente com mais de 14.000 “capacetes azuis” e é comandada pelo general brasileiro Marcos de Sá Affonso da Costa.


Com informações de Impala News

4 respostas

  1. Não basta os generais do Centrão Militar Verde Oliva mostrarem a sua incompetência no desgoverno Bolsonaro, tem que mostrar em nível internacional também. Sem mais.

    1. Essa é a realidade de missões de paz. 20 anos de caos num estado praticamente falido, risco de atentados constantes. A propósito, quando um PM em serviço morre não vejo culparem o Cmd do Batalhão. Aliás, não sei pq essa implicância com as FAA. Isso já tá parecendo interferência estrangeira para enfraquecer publicamente as FAA e de alguma forma submeter o estado brasileiro a algum interesse externo. PR/congresso podiam decretar/autorizar o Estado de Defesa para dar uma olhada nisso e verificar/cortar essa grana da Open Society jorrando na imprensa. Fica a dica.

    2. Kkkkkk o comentario das 16.47 culpa o gen pelo ataque e de tabela ataca todo i eb. Tadinho esta brabo pq nao vai p congo com seu saber?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo