O cenário mais provável que militares preveem hoje para o pós-eleição

eleicoes 2022-1060x670

Previsão costuma ser feita pelas Forças Armadas para se preparar para eventuais cenários adversos durante grandes eventos

Igor Gadelha
A menos de três meses das eleições presidenciais, integrantes das Forças Armadas trabalham hoje com o cenário de que haverá “manifestações” em todo o país após a divulgação do resultado do pleito.
A previsão integra o que militares chamam de “cenário mais provável”, projeção que costumam fazer para grandes eventos que acontecem no Brasil, como eleições, fóruns internacionais etc.
Segundo militares ouvidos pela coluna, o cenário mais provável previsto hoje — e pode mudar até o pleito — é o de manifestação de eleitores cujo candidato ao Palácio do Planalto será derrotado nas urnas.
Nesse caso, a avaliação de integrantes do Ministério da Defesa é de que há como a segurança ser garantida pelas polícias dos estados, sem a necessidade de emprego das Forças Armadas.
O “pior cenário” traçado pelos militares para as eleições seria o de “conflito” entre cidadãos nas ruas após o resultado do pleito, quando avaliam que os governos locais pediram ajuda das Forças Armadas.
Militares explicam que essas projeções de cenário podem mudar a qualquer momento e são usadas para que as Forças Armadas se preparem previamente para lidar com eventuais cenários adversos.
METRÓPOLES/montedo.com

17 respostas

  1. Essa assunto nos faz refletir sobre a inteligência da lei, que obriga aos pleiteantes de cargos elegíveis a passarem para a reserva, caso seja eleito, fins de preservar a instituição da politização. Agora, imagina o que já tivemos que suportar na presidência, um ladrão e mentiroso irrecuperável e uma terrorista, que esculhabaram com as FFAA e seus projetos era humilhar as instituições com mais prestígio do Brasil. Voltemos agora ao nosso presidente atual, que se não fraudarem as eleições terá mais de 100 mi de votos, ele foi militar, teve sua formação no ninho e é ave de mesma plumagem. Foi parlamentar por 28 anos sem nenhuma mácula de corrupção, embora tentaram o emboscar a todo tempo. Um político que esteve militar e carrega consigo os valores mais caros, a lealdade e a honestidade tão necessários na atualidade. Quanto ao tratamento com as FFAA, deu aos cmts o livre árbitrio e a confiança total. Ele é a última barreira contra o comunismo/socialismo iminente no Brasil, e o presidente de maior apoio popular da história, inegavelmente. A sociedade espera nas FFAA a garantia de eleições limpas, porque a fraude já está arquitetada por bandidos cotumazes que não retroagem nos seus objetivos macabros.

  2. Haverá manifestações.
    Claro que Haverá gente uns a protestarem e outros a comemoratem. Altos estudos pra isso? 63% pra isso? Tão de brincadeira.
    Se o grupos se encontrarem o p….. vai comer assim como a torcida do Palmeiras e do Corinthians.
    Quem resolve esse problema é a PM que tem estrutura treinamento e obrigação pra isso.
    Precisa um repórter inventar história de que uma fonte bla bla bla

  3. Já existe um protocolo de atuação para realizar a prisão de quem ousar roubar o sufrágio, composta de comissão de juristas presidida pelo $tm?

  4. Estadão – 25/07: “Tesourada no Orçamento será mais rigorosa que o previsto e vai atingir principalmente Saúde e Educação”. Bela gestão é essa, que libera dinheiro colossal para “orçamentos secretos” e disponibiliza 4, 9 bilhões de reais para os partidos e não consegue repor sequer a inflação para os assalariados. Falta de empatia e descaso em larga escala.

    1. Falta de empatia é assaltar todas as estatais e o estado Brasileiro. Falta de empatia é “emprestar” dinheiro do povo brasileiro para realizar obras em ditaduras ao invés de investir em infraestrutura no Brasil, que é tão carente. Falta de empatia é construir estádios para copa ao invés de hospitais para transformar em um poço de corrupção. Falta de empatia é fazer um esquemão de corrupção traves tudo de construção de refinaria, como Comperj e Abreu e lima. Tá bom ou quer mais flexemplo de falta de empatia?

      1. Sem provas, essa sua ladainha não dá para considerar. A verdade é que agora praticamente dobrou o número de famintos no país e o monstro da inflação derrete o salário do trabalhador e o suposto mito, que gosta de ser chamado de mito, só se preocupa com motociatas. Urge mudar para melhorar.

  5. Diferença entre Lula e Bolsonaro segue diminuindo, até outubro bolsonaro vira o jogo.
    Maracanazinho estava lotado ontem parecia até Fla x Flu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo