Na AMAN, cadetes são 47% pardos ou negros

Cerimônia de Entrega de Espadim aos Cadetes da Turma “Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil”. 
Foto: Marcos Corrêa/PR

Marcelo Godoy e Wilson Tosta
Os números mostram que o perfil do cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) está cada vez mais próximo daquele desenhado pelo IBGE para a população geral. A participação de negros e pardos entre futuros tenentes do Exército já quase supera o total de brancos entre os futuros oficiais.
Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). É a Aman que forma os oficiais que comandarão o Exército. Até 2020, a academia recebia todo ano cerca de 430 cadetes. Nos últimos dois anos, esse total caiu para 360. Atualmente, existem 1.659 cadetes matriculados. Os nascidos no Estado do Rio formam quase um terço do efetivo, com 554 alunos. São seguidos pelos gaúchos, com 253, e pelos paulistas, com 204.
O perfil dos cadetes ajuda a entender a relação do Exército com seu tempo. Conta o historiador José Murilo de Carvalho que a Força Terrestre, nos anos 1930, durante o Estado Novo, baixou instruções que permitiam a exclusão das escolas militares de candidatos negros, judeus, não católicos e filhos de estrangeiro. Hoje os dados mostram que os brancos são 871 cadetes, os que se declararam pardos somam 571 e os que se disseram negros, 211.
A religião predominante é a católica – 48,5% dos alunos. O comandante da academia, general de brigada João Felipe Dias Alves, disse acreditar que a profissão militar requer principalmente “o requisito vocação, em virtude da devoção e sacrifícios exigidos ao longo da carreira”. “O sentimento de patriotismo e o desejo de servir à Nação inspiram e atraem os jovens de hoje. Outros fatores de atração se originam do fato de as atividades da caserna primarem pela boa organização, correção, respeito às leis e regulamentos e possibilidade de ‘fazer a diferença’ em prol de um país melhor.” Leia mais.
ESTADÃO/montedo.com

21 respostas

  1. Instituição mais democrática do país, enquanto você vai no judiciário e só vê funcionários e estagiários “galeguinhos”.

  2. A verdade que a ESQUERDA odeia é que os negros no Brasil são uma minoria – 8.5% – no último IBGE. A população brasileira é em grande parte – Branca e Parda – . No passado a esquerda atentou até colocar os índios como negros pra engrossar a pauta, mas não conseguiu ,hoje em vez em quando querem colocar os – pardos – nos números da população negra, o que é uma fraude , pois é uma forma de preconceito com os negros, já que um homem ou mulher parda não sofre os mesmos preconceitos que um homem e uma mulher negra são acometidos desde criança.O Brasil é um grande caldeirão de miscigenação… ( os donos da terra eram mais de 3 milhões)…A esquerda importou dos EUA esse besteirol e tenta até hoje dividir a população brasileira entre brancos e negros.Em geral nos altos cargos,nos presídios,na cultura, nas escolas… é sempre dominada pelos brancos e pardos,negros de fato são sempre a minoria.

  3. Então, 53 são brancos e o que se pode se inferir, pela pesquisa, que a maioria dos cadetes vêm de família tradicional ou que as castas se repetem.

      1. Você está equivocado, o nome correto e “Comunidades Tradicionais” (Indígenas, quilombolas, caboclos, etc). Espero ter ajudado.

        1. Não e questão de ser sabido ou não, mas sim questão de nomenclatura e preservação da denominação e reconhecimento dos povos que aqui habitaram. O senhor vem me corrigir de forma errada e ainda se ofende quando demonstro o correto? Passar bem.

      1. Os auto declarados são normalmente os poucos favorecidos. O que a pesquisa tende a demonstrar. Lugar de castas e feudo e só checar ancestrais, pessoas que fazem cursinho preparatório, os quais custam muitas das vezes mais caros que uma universidade. Então, não me venha falar que são totalmente desprovidos. Veja quanto custa a mensalidade de cursos de renome. Minha época era o Martins, GPI e o Tamandaré, falo por experiência própria, apesar de não ter “pistolão”. Poucos são os que passam com aqueles cursinhos das comunidades. Melhor se informar.

  4. Na AMAE com as crises seguidas pela qual passa o país, é um território de castas. Conheço generais que possuem três filhos hoje oficiais de “carreira”, muitos incompetentes que que devido aos arrumadinhos já conhecidos da caserna, tem vaga garantida nessa escola. Muitos mesmo depois de formados permanecem nessa vida boa de peixada, sendo sempre preteridos para cursos, missões no exterior e até funções dentro das OM. No meu tempo de serviço, vi muito oficial lixão, filho de general/coronel, sendo preterido a frente de zero de turma ( o filho do pobre que entrou realmente por mérito, detalhe: são poucos), para missões no exterior, cursos e transferências para locais privilegiados. Portanto esse papo furado de equidade de raças é tudo balela. A AMAE é território de castas sim. Negros são minoria e a esmagadora maioria não sai general. É só pegar o almanaque e ver atualmente quantos generais Negros temos nas três Forças. Simples assim.

    1. Meu camarada, que soco no estômago.
      Só verdades.
      É uma instituição de tradições, inclusive (e principalmente) as familiares. Indiscutível.

  5. Peguem todos os generais atuais e também os do Centrão Militar Verde Oliva do desgoverno Bolsonaro e veja quantos são negros? No governo Bolsonaro mesmo, o único negro de verdade é um subtenente, um puxa-saco, um verdadeiro capitão do mato, o subtenente Hélio, um serviçal do Minto, do falso Meçias 1:71. Entre os oficiais generais atuais da ativa das três Forças, Exército, Marinha e Aeronáutica, quantos são negros ou pardos? É só verificar. Hipócritas, mil vezes Hipócritas.

    1. Não Abrace teorias mimizentas importadas do EUA,sociedade essa que teve uma Guerra Civil em razão da posse de pessoas escravizadas. Lá predominou durante muito tempo essa divisão com resquícios QUE REPERCUTEM até hoje ,de um lado : BRANCOS X do outro NEGROS, por isso que conhecemos bairros, estilo musical, moda e até igrejas predominantemente FREQUENTADAS por pessoas negras naquele país.Quando um pardo vai aos EUA, lá eles te classificam como LATINO !!! Se no Brasil pardo não existe, favor informar ao IBGE. A esquerda já tentou – COMO VOCE – influir na pesquisa e criar um BRASIL BICOLOR – de NEGROS E BRANCOS – mas graças a DEUS não conseguiu mudar o censo, pois seria um crime contra a verdadeira população NEGRA. !!! Pra você entender esse maravilhoso país chamado miscigenado chamado Brasil, veja – O ator Marcos Palmeira é pardo, já o ator Lázaro Ramos é Negro. A prestigiada atriz Zezé Mota é negra, já a belíssima Juliana Paes é parda. Agora se você acredita que Marcos Palmeira e a Juliana Paes são negros e que nas suas trajetórias de vida sofreram as mesmas discriminações que a Zezé Mota e o Lázaro Ramos sentiram, infelizmente não posso mudar sua visão. No Brasil quanto mais escura sua pele ,mais você é discriminado. O Gal Mourão se hoje fosse fazer concurso para a Preparatória, iria na cota dos pardos. No passado e naquele contexto histórico, a cota dos CMs era justa, o que não acho justo é hoje é o Gal Mourão falar que os – Sgt QEs – não tiveram uma carreira porquê não fizeram concurso, considero essa afirmação uma traição contra uma classe que pavimentou a carreira dele ,pois eles foram leais ao General e sua família como : cozinheiros,motoristas,seguranças,pedreiros,mecânicos,etc.Acredito que aos QEs deveria ser dispensado mais respeito e particularmente considero eles como vitais para as unidade da Força Terrestre, verdadeiras raízes das unidades.

  6. Já está certo a fraude das eleições, globalistas, ONU, papa estão unidos para a construção da “Pátria Grande”, os coletivos serão formados pelo PCC e CV, como milícias do luladrão.

  7. mimimi, mimimi, mimimi…
    Isso só vai acabar quando as cotas forem 100% das vagas. É isso que eles querem e não se surpreendam com outros tipos de cotas.
    Aquele jovem do sertão nordestino de pé rachado e olhos azuis, mesmo sendo pobre e sem
    e/ou com pouco acesso a informação e a educação de qualidade jamais terá chance nesse contexto atual de modismo e recheado de ideologias… É isso
    Rasgaram a Constituição faz tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo