Militares da Marinha sequestram e matam perito da Polícia Civil após briga em ferro-velho por material furtado de obra

assalto-mao-armada

Renato Couto de Mendonça foi baleado, e o corpo, levado em uma van da Marinha até o Rio Guandu

Renato Couto de Mendonça, perito morto após discussão — Foto: Reprodução

Por Felipe Freire, Jefferson Monteiro, Leslie Leitão e Nicolás Satriano, TV Globo e g1 Rio
Um papiloscopiosta do Instituto de Identificação Félix Pacheco, órgão vinculado à Polícia Civil do RJ, foi morto na última sexta-feira (13) por três militares da Marinha após uma discussão em um ferro-velho na Zona Norte do Rio. Segundo as investigações, o trio usou um veículo oficial da Força para ocultar o corpo do perito. Um sargento se entregou no 1º Distrito Naval e confessou o crime.
Renato Couto de Mendonça era esperado para um plantão no Félix Pacheco neste sábado (14), mas não apareceu. A polícia foi acionada.
Equipes da Delegacia de Homicídios, da 18ª DP (Praça da Bandeira) e do Félix Pacheco rastrearam o celular de Renato e descobriram, então, que o perito teve uma briga com Lourival Ferreira de Lima, dono do ferro-velho, na Mangueira.
O papiloscopista teria ido reclamar sobre materiais furtados de uma obra dele, na Praça da Bandeira, e supostamente receptados por Lourival. Houve bate-boca.

Lourival e Bruno, pai e filho, donos de um ferro-velho na Mangueira — Foto: Reprodução

O crime
Segundo as investigações, Lourival chamou o filho, o sargento da Marinha Bruno Santos de Lima. Bruno ligou para um colega e lhe pediu para trazer uma van da Marinha.
Já no ferro-velho, houve uma luta corporal com Renato, e Bruno acabou atirando no perito. Renato foi atingido na perna e na barriga e foi colocado na van.
Bruno, o cabo Daris Fidelis Motta e o terceiro-sargento Manoel Vitor Silva Soares — todos parceiros da Força —, levaram Renato até a Baixada Fluminense e jogaram o corpo no Rio Guandu.
Até a última atualização desta reportagem, o corpo ainda não tinha sido localizado. Desde a noite de sábado, policiais e bombeiros concentravam as buscas na ponte do Arco Metropolitano sobre o Guandu, em Japeri.
Lourival, Bruno, Daris e Manoel foram presos.

Perito colhe amostra de sangue em ponte do Arco Metropolitano sobre o Guandu — Foto: Reprodução

O que diz a Marinha
A Marinha do Brasil (MB) informou que tomou conhecimento, na noite de sábado (14/05), sobre uma ocorrência, com vítima, envolvendo militares da ativa do Comando do 1º Distrito Naval, objeto de inquérito policial no âmbito da Justiça comum. “Os militares envolvidos foram presos em flagrante pela polícia e responderão pelos seus atos perante a Justiça”, disse.
“A MB lamenta o ocorrido, se solidariza com os familiares da vítima e reitera seu firme repúdio a condutas e atos ilegais que atentem contra a vida, a honra e os princípios militares.”
“A MB reforça, ainda, que não tolera tal comportamento, que está colaborando com os órgãos responsáveis pela investigação e informa que abriu um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias da ocorrência”, emendou.
g1/montedo.com

33 respostas

  1. A “gloriosa/briosa” tá formando gente da natureza desses três agora? Estariam copiando o mal exemplo de alguém que colocou seis pessoas num avião da FAB, numa missão natalina rumo ao RJ? Estão destruindo o nome da “briosa”, Tamandaré se contorse em seu último retiro.

    1. Com torse ou sem torse, mas contorce, em todo canto existe pessoal imprudente. Imprudência no falar e em agir. Eu não estava lá para saber o que foi conversado, discutido, negociado. Em principio, quem diz que houve reclamação de furto de material da obra deve ter sido ou o dono da sucata ou algum dos militares presos ou o repórter. O perito deveria ter chamado a PM, se é que houve o furto, e registrado a ocorrência. Essa é minha opinião.

      1. O pessoal da marinha premeditou, matou, furtou viatura e ocultou cadáver e vc ainda quer questionar? querer jogar culpa no perito? Vc com esse pensamento só reforça o comentário do Maximus Juridicus acima sobre a MB.

          1. “Pensado bem”? acho que vc no mínimo não está pensando… A única coisa que sei é que são Militares da MB, sequestradores, receptadores e assassinos confessos que matam por sucata … Vc que está dizendo o que o perito deveria ou não fazer… está insinuando que eu saiba de alguma coisa.. vc que está questionando a reportagem… vai lá vc que todos aqui tem certeza que vc deve ser uma pessoa muito boa e muito inteligente e sabe muito mais que eu e que os peritos da PC…

        1. Não é que esta jogando a culpa no perito, porém se ele tivesse chamado 190 para dar prosseguimento no acontecido, poderia estar vivo. Acredito que no calor do momento fizeram besteira e quando perceberam, tentaram se safar piorando o que já estava ruim.

      1. Caracterizado furto de uso pela lei penal militar. Irão responder na JMU. O crime contra a vida de civil era na justiça comum.

      2. Por mórbida coincidência, parece que o cara era o mais antigo da garagem do 1ºDN, então o controle de Vtr era dele, contudo, acredito que exista sim papeleta de saída de Vtr em toda OM.

    2. Profissionais ruins existem em qualquer profissão, se levarmos para um percentual matemático é erro desprezível, aplique-se neles os rigores da lei

  2. É impressionante a quantidade de problemas gravíssimos da marinha…
    Marinheiro nem arma tinha que ter… só apito e colete salva vidas
    Todo dia é uma alteração grave dos marujos… isso quando não é o comandante twittando

  3. Aqui no meu bairro (do Rio de Janeiro) há frequentes casos de furtos de materiais fabricados em metais (aço, alúminio e cobre), tais como portões e escadas, e de fios de eletricidade e rede. Os furtadores não andam armados e não são agressivos. Querem pegar o material e dar no pé para transformar essas porcarias em dinheiro.
    Meus vizinhos estão revoltados e querem matá-los, seja com arma, a paulada ou qualquer outra forma, enfim “exterminar os cracudos”, como eles dizem. Sou radicalmente contra matar esses pobres diabos.
    Não sou bonzinho, quero que todos eles se danem, só não acho justo resolver assim. Eles servem de mão de obra barata para os receptadores destes materiais. Um trabalho fornecido sem o pagamento das garantias trabalhista, previdenciárias e de altíssimo risco. E quem são estes receptadores? Os donos dos ferros velhos.
    O rapaz morto por esse bandidos (lamentavelmente militares)I queria resolver na raiz o seu problema, porém, sozinho, não dá. Trata-se de um problema social que deve ser resolvido pelo Estado.

      1. Lamento que você tenha uma visão tão míope do problema, típico do nosso preconceito estrutural e escravagista.
        O processo de reciclagem de materiais tem um ciclo industrial que demanda o trabalho de vários tipos de trabalhadores. Desde o fornecimento/transporte da matéria prima até o processamento de limpeza, separação e refinamento. Eles participam, sim, ao adquirir e transportar a matéria prima (mesmo que roubando de nós) para iniciar o processo de reciclagem. Não estou discutindo o certo ou errado (legal). Estou falando da exploração do trabalho e quem são os verdadeiros culpados (dos furtos).
        Apesar da sua visão fraca, que respeito, mas com um pouco de esforço verá que esses pobres diabos são explorados, pois ganham menos do que se fosse trabalhadores formais. Para os donos dos ferros velhos (e outros participantes desse processo) acham excelente ser dessa forma, pois bateiam o custo com mão de obra, que aumenta o lucro.
        Sei, para você é melhor exterminar o cracudo, vai fundo garoto.

  4. O Renato Couto também serviu à MB como Marinheiro, Escola de Aprendizes no Ceará, foi Classificado no Porta Aviões São Paulo e depois Colégio Naval. Passou na Esa para Sgt de Enfermagem, serviu no HG de Curitiba. Triste saber que foi morto justamente por militares da MB. Eu o conheci pessoalmente e sei que era uma ótima pessoa e não merecia o ocorrido. Meus pêsames à Família.

    1. Pelo visto o companheiro também conhecia o Renato.
      Uma pessoa brincalhona, de paz, agregadora. Sou do EB e tive muito contato com ele, uma pessoa que falava com muito carinho das FFAA, particularmente da MB.
      Realmente é uma coisa triste, vergonhosa, pois o Renato era um lutador de origem bem humilde que foi estudando e prestando concurso, uma pessoa disposta a ajudar, principalmente quem era das FFAA

    2. É uma informação relevante para as investigações. Eis aí uma possibilidade de todos os envolvidos se conhecerem. Estariam juntos em algum negócio? Vamos aguardar o resultado das investigações!

      1. Vc deve ser da MB… o mesmo Anônimo no 15 de maio de 2022 a partir do 15:17 acima… dá pra ver pela sua inteligência e pela sua capacidade de questionar a vítima pra defender esses três assassinos… Vai lá na Delegacia ajudar nas investigações. Vc vai dizer que a vítima participou do roubo na sua própria obra e depois participou do seu próprio assassinato.. PQP eu sabia que a MB tinha esse tipo de gente mas não imaginava que era dessa laia.

        1. Ele ouviu falar, mas não estudou direito. Tá aplicando a vitimologia as avessas. Já disse alhures que temos que estudar.

        2. O fato de haver uma vítima não a isenta de também ter praticado algum crime. E eu estava certo nas minhas assertivas. A vítima, antes do assassinato, praticou lesão corporal, ameaça e abuso de autoridade. É bem possível que essa história de furto de material de construção tenha sido uma narrativa inventada pelos mídias. Vamos esperar ainda mais os esclarecimentos dos fatos antes de julgar e condenar. No mínimo vcs dois deveriam me pedir desculpas.

          1. Doentinho, doentinho, sofrendo o infâme mal do corporativismo.
            É melhor ficar Anônimo para não precisar responder.

  5. Lamentável esse crime bárbaro, mas o que fica de lição é que todos os seres humanos agem da mesma maneira em certas ocasiões, por isso é necessário a mudança das leis para punir severamente Criminosos e AQUELES que de tornam Criminosos!! E também investimentos na segurança pública e efetivo da Polícia Militar para colocar vagabundos no devido lugar !!

  6. Sou Sgt Reformado do Exército, me chocou esse crime ovarde praticado ppor Militares da Marinha, valente com uma arma na mão, vai custar caro essa sua covardia, Expulsão da Marinha, e muitos anos de cadeia, pelos evolvidos nessa trama covarde, são esses que envergonham as Forças Armadas, agora não adianta ler biblia na cadeia, tinha de ler antes, ser valente com arma na mão, Danto tapa na rosto de um cidadão, que foi reclamar do seus direitos , nesse Ferro Velho, Deus Seja Louvado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo