Forças Armadas não se resumem aos generais bolsonaristas

A caminhada na Aman: o general Ramos (esq.), Bolsonaro e os generais Braga Netto e Heleno (dir.) Foto: Reprodução / Estadão

Entendendo Bolsonaro
Colunista do UOL

* Cesar Calejon
Durante os últimos anos, grande parte da imprensa incorreu em um erro perigoso e que interessa imensamente ao governo Bolsonaro: reduzir a voz das Forças Armadas ao que dizem os generais bolsonaristas.
Segundo o site GlobalFirePower, que anualmente compila um indexador intitulado GFP Index e avalia o poder militar de países por todo o planeta, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica do Brasil contam, atualmente, com um quadro de 303 oficias da mais alta patente, 360 mil militares, 1,3 milhão de reservistas diretos e mais de 86 milhões de cidadãos que podem ser convocados em situações bélicas.
Evidentemente, as Forças Armadas do Brasil não se resumem aos generais bolsonaristas e todos os brasileiros que se apresentaram ao serviço militar obrigatório ao completarem dezoito anos de idade, sendo dispensados do serviço ou não, formam, em última análise, parte das Forças Armadas nacionais.
Apesar disso, Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Luiz Eduardo Ramos, três generais da reserva, ministros do atual governo, têm literalmente pautado todos os posicionamentos das Forças Armadas ao longo dos últimos anos. Muitas vezes, a tríade bolsonarista agiu — e segue agindo — de forma inconstitucional considerando o que consagra o artigo 142 da Constituição Federal de 1988: “a defesa da pátria, a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.
Esses generais vêm estimulando o caos e o conflito, colocando em dúvida o processo eleitoral e, por fim, a democracia brasileira, promovendo o atrito entre os poderes constitucionais. Segundo informações da jornalista Andréia Sadi, Marcelo Abrieli, técnico de informática, foi efetivamente “procurado pelo governo Bolsonaro em 2019 e (…) teve reuniões com militares como Augusto Heleno e Luiz Eduardo Ramos, além do próprio presidente Bolsonaro” para tumultuar as eleições presidenciais, promovendo o descrédito das urnas eletrônicas e de todo o processo eleitoral.
Ainda segundo a jornalista, “Bolsonaro e esses militares são sócios, nas palavras de um investigador, da estratégia do tumulto do sistema eleitoral. (…) Desde 2019, Bolsonaro pediu a assessores, como Ramos, para levantar dados que pudessem alimentar sua teoria. O ministro, então, lembrou de um técnico de informática que o havia procurado em 2018, no auge da eleição presidencial, quando ele ainda era o comandante militar do Sudeste”.
Neste contexto, vale a reflexão a cerca de onde estariam os almirantes de Esquadra da Marinha do Brasil, os outros generais do próprio Exército e os tenentes-brigadeiros da Aeronáutica. Seriam todos os líderes das Forças Armadas submissos ou coniventes às intenções golpistas do bolsonarismo?
Caso a resposta para esta questão seja afirmativa, as Forças Armadas do Brasil perderam a sua função constitucional conforme preconizada pela Carta Magna e se tornaram um grupo armado que defende interesses de um clã político por meio da força, da violência e da intimidação, método que caracteriza a atuação das milícias.
*Jornalista, com especialização em Relações Internacionais pela FGV e mestrando em Mudança Social e Participação Política pela USP (EACH). É escritor, autor dos livros A Ascensão do Bolsonarismo no Brasil do Século XXI (Kotter), Tempestade Perfeita: o bolsonarismo e a sindemia covid-19 no Brasil (Contracorrente) e Sobre Perdas e Danos: negacionismo, lawfare e neofascismo no Brasil (Kotter).
UOL/montedo.com

19 respostas

  1. Parei de ler quando vi UOL kkkkk , Bolsonaro só até 2026 !!!

    ( Obrigado pelos 73% do CHQAO , Já tá batendo 3.331,00 por mês )

    Subtenente R1 ( Sorbonne ) Marcos Pinto – Arma de Engenharia.
    Rio de Janeiro .

    1. Então, agradeço ao Mal. Castelo Branco. O Bozo não tem nada a ver com as ideias dele. O conhecimento te liberta, por isso agradece ao dinheiro que não tem direito, pois não e oficial e não tem aí menos pós graduação. Meu Deus! Existem praças que não orgulham suas classes. Por isso minha classe e dominante.

  2. Venho falando isso há tempos…Forças Armadas não se resumem ao que o General Heleno e Cia limitada querem!!!!…Somos muito acima disso, muito mesmo, não podemos nos deixar levar por loucos desvairados, que a continuar como estão, nos levarão para o fundo do poço, destruindo anos e anos de imagem que todos nós, repito, TODOS NÓS, lutamos para conseguir.

  3. Os jornalistas devem compreender que a opinião que importa é a dos generais que comandam efetivos, generais da A-T-I-V-A que tem tropas sob seu comando. O resto já teve sua época, mas não possuem poder decisório nenhum, apenas ficam twittando e falando fake news no zap. E como temos mais generais que o exército dos eua, apesar de não termos vivido nenhuma guerra desde os avós desses homens, ai fica um mundo veio de gente no facebook.
    Mas é isso… 1964 foram generais da A-T-I-V-A. Esses são mais discretos e ponderados. Nosso exército nunca se envolverá em baixaria.

  4. Arrefecimento. A queda da temperatura entre as FA e TSE!?
    O Centrão militar e ministros bolsonaristas Cmt’s das Forças:
    – são os mandas chuvas dos destinos e decisões das FA e Nação!?
    PARA!
    O presidente do TSE deu um golpe duro nessa palhaçada de fraudes nas urnas eletrônicas, protagonizada pelo ministro da Defesa e a realeza do ministério, o seu Braga Netto.
    “Poder”, nessa zombaria de FA ‘desarmadas’ (a sociedade civil) é só um, o Judiciário.
    Numa democracia, mesmo que capenga, o “Poder” é apenas ‘1’, o STF.
    O gen Paulo Sergio a serviço político-partidário vexatório do Jair ‘171’, e a realeza da Defesa, o seu Braga Netto, foram atropelados e humilhados publicamente por apenas um desse maciço e único Poder, ministro Edson Fachin.
    Só precisou de um Soldado do STF pra fazer esses embusteiros do Executivo:
    – “meter a viola no saco, e chorar à sombra da bananeira”!
    p.s.:
    Os bolsopetistas seguidores da seita do falso profeta, reagirão:
    – e esse tribunal comunista que soltou o corrupto sapo cachaceiro.
    – e esse tribunal que manipulou o resultado das eleições “dilmAnta vs aécio neves”, em 2014, na “sala secreta e escura do” do TSE (patético).
    – e esse tribunal que não deixa o ‘meçias’ governar o País, interferindo direto nas decisões do Executivo.
    Bem, vai continuar do mesmo jeito, continuarão dando as cartas e decidindo os destinos do País.
    Tudo acima por dois motivos básicos:
    1) o cargo de Presidente da República está vago desde o início da pandemia, quem ‘manda’ nessa zaragata é o Centrão político, o Capo di tutti capi Ciro Nogueira, o chefão desse governo, e seu vice-Capo, Valdemar da Costa Neto (fato).
    2) o ex-capitãozinho desajustado não reúne condições morais e intelectuais para nenhum cargo público, seu negócio é a prática criminal das ‘Rachadinhas’ (e + cinco inquéritos no STF), e todo seu clã Rachador, inclusive o jovem ‘Zero 4’, respondem, todos, inquéritos na PF.
    Governinho ‘meçiânico’ bananeiras está beira de um colapso total.
    Só lhes restaram a exótica e bizarra narrativa minion de:
    – intervenção ‘inconstitucional’.
    Vão tudão parar na cadeia pelo STF.
    Ou pela aberração golpista, ou por um desses milhões de inquéritos.
    4 meses e 15 dias para varrer essa gente dos destinos da Nação.

  5. Eu quando vejo jornalista falando do que não sabe, me dá nos nervos, principalmente sobre como funciona hierarquia e disciplina de uma força, onde ele sequer nunca botou os pés, meu amigo meu amigo… Representante das FFAA eu só conheço 3, e esses 3 decidem por todo o resto, ou tem algum insurgente na tropa????( Independente de quem seja o presidente, tenho dito)
    Tem alguém que vai bancar o motim?
    O rebelde da tropa?
    Lembrem de sempre que meu fuzil vai estar apontado pra onde meu comando quiser, inclusive pra insubordinados( sem pensar 2x) Lamarcas da vida.
    Obedecemos a comando, não a constituição, militar não tem consciência social, se militar tivesse consciência social não existiriam mais guerras ou invasões.

  6. E nem tampouco se resumem aos generais “lulistas”(se é que existem tais)pois se o “rapineiro mor” voltar, será um caça às bruxas contra os que hoje apoiam Bolsonaro, e quem quer ser caçado? – Ninguém! E só pra sacanear o molusco colocará a Dilma como ministra da Fazenda, e a Gleisi Hoffmann, da Defesa.

  7. Se o Bolsonaro não apita nem mais no seu governo nas mão de Ciro Nogueira e Valdemar Costa Neto
    Imagina o Lexotan, banana de pijamas e a realeza da Defesa.
    Essa gente nem manda na casa deles, muito menos convenceriam um Cabo da Guarda para essa palhaçada de intervenção ‘inconstitucional’.
    Nenhum ‘4 estrelas’ do Alto Cmdo arriscaria sua carreira e “liberdade individual” dessa aventura burlesca do ‘Primeiro Triunvirato Tupiniquim’ aloprado.
    E, pior, colocar no colo do Incapaz ‘I’ de Irrecuperável, Imprestável e Imoral, os destinos da Nação.
    É cada ideia esdrúxula.
    Arrego!

  8. Generais Bolsonarista só estão preocupados com o próprio contracheque, pois nem seguir a orientação do Bozo eles seguem, pois quem não lembra do áudio de um deles dizendo que tomou vacina escondido. Não é e nunca foi pelo Brasil, mas sim por dinheiro.

  9. Consta no acordo com o barroso para não passar o voto impresso e auditavel a volta dos caciques políticos: Roseana Sarney (MDB-MA), Fernando Pimentel (PT-MG) e Beto Richa (PSDB-PR), o ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE), Gleice Hoffmann, Romero Jucá, Dilma Rousseff, Michael Temer, Aluisio Nunes e outros corruptos…é o Brasil feliz novamente $$$.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo