Forças Armadas apreendem mais de R$ 3,3 milhões no combate a crimes em fronteiras

exército na fronteira

Brasília  – A atuação conjunta das Forças Armadas e dos órgãos de segurança pública no combate a crimes transfronteiriços gerou, entre 2020 e o primeiro semestre de 2021, a apreensão de 3,3 milhões de reais em espécie. Além disso, 34,5 toneladas de drogas e cerca de 147 mil toneladas de minério e, aproximadamente, 3.350 munições.
A Operação Ágata é coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e com a participação de agentes dos órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais. Ao longo do ano, a mobilização ocorre em diferentes estados e períodos, prezando pelo fator surpresa a fim de prevenir e reprimir delitos.
As atividades de vigilância e inteligência, também, contribuem com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento regional. Os militares foram empregados em três operações conjuntas em 2020 – Ágata Norte, Pantanal e Sul, e duas operações em 2021- Ágata Amazônia e Oeste.
Operacao Agata- dez-2021.jpg

Para o Subchefe de Operações do Ministério da Defesa, General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz, a parceria com as agências públicas otimiza a presença do Estado contribuindo para a redução de ilícitos. “Cada agência governamental tem uma característica específica. A sinergia do trabalho das agências governamentais com as Forças Armadas aumenta a eficiência do Estado Brasileiro no combate aos crimes transfronteiriços.
Ele reforça, ainda, que a atuação conjunta “alia as capacidades logísticas e o poder militar das Forças Armadas com o conhecimento investigativo e técnico dos Órgãos de Segurança Pública e demais agências governamentais”.
Além da atuação integrada, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica participaram de mais de 500 operações singulares. A capilaridade das Forças Armadas permite a ampla proteção de regiões consideradas sensíveis. E alcança a fronteira marítima, que possui mais de 7 mil quilômetros de extensão; a demarcação terrestre, que possui aproximadamente 17 mil quilômetros; e a área de cerca de 22 milhões de km² de espaço aéreo.
Por Viviane Oliveira
Fotos: Divulgação
DEFESA/montedo.com

2 respostas

  1. Tudo mentira, pois quando vai ter uma operação em qualquer lugar o exército faz questão de fazer um alarde para que os marginais já saibam da operação e evitem o confronto, pq nossos chefes tem medo de levar tiro ou que algum militar venha a falecer pelo total despreparo da tropa que não está acostumado a operar contra vagabundos iguais as polícias, portanto é melhor avisar que vai rolar algo e evitar o conflito por medo de morrer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo