Escolha uma Página

Brasília (9 nov) – Na manhã da última sexta-feira (05), a Escola Superior de Defesa (ESD) foi ativada oficialmente. A cerimônia, que ocorreu no Salão de Honra da Instituição, marcou a criação da nova Escola, ocorrida em 1º de outubro, de acordo com o que prevê a Estratégia Nacional de Defesa (END) quanto às atividades de ensino. Com a apresentação do estandarte da Escola, foi nomeado o primeiro Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos.
Conforme consta na END, lançada em 2008, é necessária maior integração e participação dos setores civis governamentais na discussão de temas atinentes à Defesa. Para atender tal previsão, foi criada, no Distrito Federal, a Escola Superior de Defesa, com o papel de aproximar, aos interesses da Defesa, os órgãos do governo e demais Poderes que integram o centro administrativo do País. A nova Escola irá estimular o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos relacionados ao tema.
A Escola Superior de Defesa será responsável pela realização de estudos, pesquisas, extensão, difusão, ensino e intercâmbio em tópicos de interesse da Defesa. O foco principal da ESD está nos servidores civis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Militares das Força Armadas e auxiliares, também, poderão ser atendidos. Conforme o Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, nasce uma escola de excelência que continuará uma história de grande sucesso. “Reside na educação a maior riqueza da Nação”, destacou.
Pelo Ministério da Defesa, participaram, ainda, do evento o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Chefe de Logística e Mobilização, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jefferson Domingues de Freitas; e o Diretor do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Rafael Pinto Costa. Esteve presente, também, o Diretor-Geral de Navegação da Marinha, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar; além de inúmeras autoridades civis e militares.
Com informações da ESD
Foto: divulgação ESD
DEFESA/montedo.com

Skip to content