Faleceu nesta segunda-feira (9), o coronel da reserva Athos Gabriel Lacerda de Carvalho, após sofrer complicações devidas a um atropelamento de que foi vítima no dia 1º de agosto.
Como Instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o então 1º Ten Athos ficou conhecido pela vibração com a carreira militar e pela competência com que instruía seus Cadetes, tanto que passou a ser alcunhado de “Super Athos”. Nesse mesmo período, deu sequência as suas grandes paixões: o tiro de combate e o tiro esportivo, haja vista que desde muito cedo, no Exército, destacou-se nessas modalidades.É considerado o criador do fuzil de precisão .308 AGLC, que foi batizado com suas iniciais.
O Fuzil. 308 IMBEL AGLC, na designação do Exército Brasileiro é um Fuzil de Precisão baseado na ação Mauser.
Foi desenvolvido por uma equipe de militares da AMAN e da IMBEL, liderados pelos Coronéis Athos e Mário Hecksher Neto, ambos exímios atiradores e paraquedistas, com formação na área de Operações Especiais.
O protótipo montado pelo Cel Athos de Carvalho foi aperfeiçoado pela IMBEL, pelo Major Paulo Augusto Capetti Porto, Engenheiro de Armamentos e também atirador de armas longas.
Wikipédia
Alcance efetivo: 500 m
Alcance máximo: 1.000 m
Fabricante: IMBEL
Utilizadores: Exército Brasileiro, Policiais Militares.
Calibre: 7,62 x 51mm NATO ou 308 Winchester.
Cadência de Tiro: 5-40 disparos/min.
Comprimento: 1.200 mm.
Informações e imagens da AACV – Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (Facebook)
Deixou o legado.
Tive a honra de ter servido sob o seu comando no 18⁰ BI Mtz, ainda no Partenon.
Exemplo de chefe e líder, era justo, competente e leal ao subordinado.
Não punia, e levava o transgressor a corrigir-se à base de orientação firme e franca, ditando um clima de grande respeito na OM.
Era filho de sargento e tinha muito orgulho disso e citava o pai como exemplo, sempre que podia.
Rogo a Deus que ele possa descansar em Paz!