CPI quer apurar “cadeia de comando” de ministros militares na pandemia

Ministros Luiz Eduardo Ramos e Walter de Souza Braga Netto
Imagem: Marcos Corrêa/Presidência da República

O senador Alessandro Vieira citou Walter Braga Netto e Luiz Eduardo Ramos como possíveis responsáveis pela estratégia errônea do governo

Luciana Lima
Generais mais próximos ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) podem virar alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. De acordo com o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), os ministros da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, e da Defesa, Walter Braga Netto, conduziram desde o início a “resposta” do Planalto à pandemia.
Diante disso, o senador defende que as ordens dadas pelos generais precisam ser esclarecidas, na medida em que toda ação governamental teria falhado no objetivo de evitar mortes pela Covid-19.
“Acho que cabe uma apuração para definir a linha de comando, a cadeia de comando”, declarou Vieira.
“O essencial é verificar se essa realidade que nós temos hoje poderia ser evitada com medidas corretas. Tudo que a gente levou já como provado para os autos através de depoimentos, documentos, estudos científicos, apontam que sim. A gente poderia ter resgatado ou evitado a morte de centenas de milhares de brasileiros. Aí fazemos a pergunta: o governo fez tudo que podia? A resposta é não. O governo não fez”, disse o senador, em entrevista ao Metrópoles.
“O governo não comprou vacinas e não aprovou providências de articulação nacional. Isso está provado. A gente está na etapa de ver motivações, se essa motivação é por ignorância, negacionismo, ou se ela tem um componente de interesse financeiro, e quem são as pessoas que atuam nessa cadeia de comando para que o subordinado receba uma ordem. Nesse ponto, acho que cabe sim falar sobre Braga Netto e Ramos”, afirmou o senador.
No início da pandemia, Braga Netto era o chefe da Casa Civil e foi designado por Bolsonaro para coordenar todas as ações voltadas ao combate à pandemia. Até o momento, a CPI conta apenas com requerimentos para a convocação de Braga Netto.
Um desses pedidos foi apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Na época, o petista ainda fez uma solicitação de informações à Casa Civil para saber sobre voos da Força Aérea com o objetivo de levar participantes do chamado “gabinete paralelo” para reuniões no Planalto.

“Ponto de contato”
Ramos, por sua vez, não tem pedido formalizado. Ele ocupava a Secretaria de Governo, pasta responsável por toda articulação com o Congresso.
Com o envolvimento do nome do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, o senador Alessandro Vieira, porém, alerta para o que chamou de provável “ponto de contato” do Planalto com Barros e com as ordens que foram repassadas ao Ministério da Saúde.
“O Braga Netto comandou o centro de resposta. Foi criado um comitê de resposta rápida, e ele foi comandado pelo Braga Netto. Para mim, não funcionou. Com relação ao Ramos, houve essa articulação, esse desejo de um líder, como o Ricardo Barros, e o atendimento desse desejo por militares, como o Élcio Franco. Quem conhece minimamente os personagens envolvidos, sabe que um Elcio Franco jamais aceitaria uma ordem de um Ricardo Barros. É preciso que ele tenha validação dessa ordem por um oficial superior. Estamos falando dessa mentalidade militar bastante fechada. Talvez a gente tenha aí esse ponto de contato com o Ramos, que precisa ser apurado”, enfatizou Alessandro Vieira.
O ponto a ser esclarecido pela CPI é que os militares com os quais Bolsonaro se cercou, inclusive para a articulação com o Congresso, estavam no comando da desastrosa ação do governo contra a Covid-19.
“Parece que é aquela coisa de uma compreensão tosca da política, que é assim e se não for assim, não funciona o governo. E se deixa fazer, e se deixa roubar e se deixa muita coisa”, argumentou Vieira.
O Metrópoles entrou em contato com as assessorias dos dois generais, no entanto nenhum deles respondeu à reportagem. O espaço continua aberto. Leia mais.
Metrópoles/montedo.com

16 respostas

  1. A realidade é simples: um general pode ser um militar brilhante, mas esse é seu limite. Não é porque ele é um ótimo militar que será um ótimo político ou um ótimo ministro.

    O que ficou claro nesse governo: MILITARES SÓ PRESTAM MESMO PARA SEREM O QUE SÃO: MILITARES.

    Jogou-se no lixo todo o esforço que minha geração fez para tornar as Forças Armadas uma instituição com quase 90% de confiança. Agora não nos consideram somente incompetentes, mas responsáveis por todas as desgraças, tramoias e omissões levadas à termo por um homem que vi, em 1988, através de um NOTICIÁRIO DO EXÉRCITO, ser considerado como moralmente indigno para ser um de nós.

    1. “MILITARES SÓ PRESTAM MESMO PARA SEREM O QUE SÃO: MILITARES” e ” metalúrgico e metalúrgico e sindicalista so serve pra ser pinguco e baderneiro.

    2. É uma pena que pessoas caiam nesse circo de narrativas plantadas todo dia por esses mesmos politiquinhos que querem de volta daquilo que o Brasil era de mais podre. Essa é a estratégia amigo, minar, atacar e desacreditar qualquer um que faça parte do governo Bolsonaro e isso faz parte do jogo político e está escancarado para qualquer um isso. Contudo, o que não da é pra deixar ser enrolado sem ter o mínimo de pensamento crítico. Se o deputado diz que o governo “não fez o suficiente”, qual seria o suficiente? Será que sequer há “o suficiente” para essa gente? Por que o nobre senador, que sabe o que “é suficiente” não enviou as sugestões de eficiência (que obviamente não tinha) ao governo já que seu único interesse é salvar vidas? Um jovem de 20 anos cair nesse papo é até aceitável, agora alguém que já passou dos 40 é inadmissível!

  2. “Na guerra, já repleta de adversidades, não se pode admitir a desonra e a deslealdade que não do lado inimigo, jamais do lado amigo.”

    Assim o então Ministro do Exército se referia ao atual presidente no Noticiário do Exército nº 7449, de 25 de fevereiro de 1988.

    Envergonha-me ver generais manchando o nome do Exército ao se associarem por motivos espúrios a um político que nunca foi militar, embora tenha vergado nossa farda.

    Sou de uma geração que levou mais de vinte anos para receber a confiaça quase plena da sociedade. Hoje vejo esses senhores, que são do mesmo naipe de Bolsonaro, mas nos engaram por anos, jogar tudo na lama. Mais duas gerações serão necessárias para reconstruir tudo que eles destruíram.

    1. Caros militares, nosso oficiais Generais e a assessoria deles composta por, em parte, oficiais e praças, estão indo muito bem…Não há desvio, assim sem corrupção, há objetivos delimitados e materialização destes por inauguração de obras, a educação tem um Ministro Civil muito competente e a economia, apesar do aumento do gás e da gasolina está pautado nos valores do mercado internacional..com o tempo o trabalho sério desta equipe vai vencer a luta pelo poder da a qualquer custo da esquerda….acho que esta a grande busca deles- não permitir que Bolsonaro, sequer, concora a Presidência… abramos os olhos ….lutemos pela DEMOCRACIA PLENA…principalmente pelas redes sociais pois nos grandes meios de comunicação, as vezes vemos reportagens, ao meu ver muito tendenciosas….Graça e pax. Vigiai e orai

  3. Ainda tem gente que defende a intervenção militar, não vai resolver nenhum problema e desencadeará uma série de outros eventos inimagináveis.

  4. E a cpi não vai chamar outros irmãos, pois para criar crises apareceram irmãos batista, agora irmãos miranda, e também se falou em gravação.
    quanto desespero, noticia crime, cadeia de comando.
    mutação será necessária para aparecer chifre em cabeça de cavalo. Ah tem um ser de fábulas infantis, parecido com cavalo e tem um chifre na cabeça, é o unicórnio, mas em conto de fadas. Será assim na cpi que já conhece o futuro.

  5. E o pior é que os bolsonaristas vão fazer arminha…

    Faz arminha que passa… pow pow.

    Triste os que acreditam que este governo está lutando contra a Corrupção.

  6. Além de ter que lutar contra principados, potestades, dominadores e forças espirituais da maldade; ainda temos que lutar ao lado de cegos espirituais que não conseguem enxergar o real objetivo dos políticos, artistas, jornalistas e muitos militares que sob a influência desses espíritos tem seus lados ruins amplificados para matar, roubar e destruir as nações, a moral e as famílias. Temos muitos militares melancias e que só se preocupam com o próprio umbigo, mas os melancias que realmente levam vantagens são os que tem o poder da caneta que se consideram a nata das forças armadas e ajuntam vantagens para si e prejudicam os mais fracos. Espero que para cada centavos que eles ganharam com as injustiças gastem 10 vezes mais com seus problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo