Fernández rebate Bolsonaro sobre papel do Exército argentino no combate à pandemia

fernandéz argentina

Em seu Twitter, presidente brasileiro afirmou erroneamente que militares estava nas ruas para impor um toque de recolher e ‘manter o povo em casa’


O Globo e agências internacionais
BUENOS AIRES — O presidente da Argentina, Alberto Fernández, respondeu a um tuíte do presidente Jair Bolsonaro sobre a ajuda que as Forças Armadas argentinas fornecem no combate à pandemia de Covid-19. Desencadeando mais um impasse diplomático com o país vizinho, o presidente brasileiro havia sugerido erroneamente que o Exército argentino estava nas ruas para impor o toque de recolher noturno e “manter o povo em casa”.
“Exército argentino nas ruas para manter o povo em casa. Toque de recolher entre 20h e 8h. Bom dia a todos”, escreveu o presidente brasileiro na manhã desta quinta.
Junto com a mensagem, Bolsonaro compartilhou uma imagem que havia sido compartilhada pela conta de Instagram do site Infobae, que mostra soldados argentinos e a manchete: “Toque de recolher: pela primeira vez, o Exército sairá às ruas para controlar o cumprimento das drásticas medidas anunciadas pelo presidente”.
O comentário de Bolsonaro se refere às medidas anunciadas pela Casa Rosada na noite de quarta, que limitam a circulação de pessoas entre 20h e 6h, reduzem o horário comercial e suspendem as aulas por duas semanas. Os militares, disse Fernández em um pronunciamento televisionado, serão mobilizados para auxiliar na fiscalização do cumprimento das medidas.
A decisão gerou questionamentos, diante da sensibilidade que a presença das Forças Armadas em questões civis representa no país — herança das ditaduras militares que comandaram boa parte dos países latino-americanos durante a segunda metade do século XX.
Diante disso, Fernández e integrantes de seu governo têm dado entrevistas a veículos de imprensa para esclaracê-las, afirmando que os militares atuarão majoritariamente de dia e desarmados. Ao ser questionado sobre o comentário de Bolsonaro pela Rádio 10, ele disse:
— Seria necessário explicar a Bolsonaro um pouco como funciona a Constituição. Primeiro que não há toque de recolher na Argentina e que as Forças Armadas não são responsáveis pela segurança doméstica — afirmou o presidente, que rechaça o uso do termo “toque de recolher” para explicar as medidas recém-implementadas e prefere se referir a elas como “proibição de circulação noturna”. — É chocante que Bolsonaro diga uma coisas dessas.
O Globo/montedo.com

8 respostas

  1. Explicando que na argentina não se usa a expressão “toque de recolher”, lá o correto é “proibição de circulação noturna”.
    Então está explicado.
    Esse Bolsonaro realmente não sabe nada de espanhol.
    Então tá, é verdade esse bilhete.

    1. Ele está cagando para você e os outros, como disse hoje. A vida dele está quase completa, apenas faltando um membro da família, que por sinal, já tem futuro garantindo. Pergunto: será que demos um futuro para nossos filhos? eu dei.

      1. Prezado, a recíproca é verdadeira, eu estou “comovido” e andando para a opinião dele, da família, e todos os outros inclusive.

  2. kkkkk… esses mídias são muito mandettas. Tudo normal, como disse de forma diferente, a mesma coisa, só para causar. Santos cruz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo